O Que Causa Sangramento na Gengiva?
Saiba o que causa sangramento na gengiva e como tratar. Mantenha sua saúde bucal em dia e evite problemas futuros. Leia mais agora!
Compartilhar em suas redes
Sangramento na gengiva, como já explicamos aqui e aqui, é um sinal de alerta sobre sua saúde bucal. Uma gengiva saudável não sangra e não incha. A higiene bucal é muito mais do que dentes brancos, alinhados e hálito refrescante.
Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o sangramento na gengiva: por que acontecem, como devem ser os cuidados bucais para evitar que isso aconteça e quais são os sintomas e tratamentos.
Primeiro de Tudo: Por Que É Importante Cuidar da Gengiva?
A gengiva é parte fundamental da estrutura bucal. Ela cobre e é responsável pela proteção das raízes dos dentes e do osso alveolar, que segura os dentes na região. Por isso, uma gengiva saudável é parte fundamental de uma saúde bucal perfeita.
Embora interligados, é fundamental distinguir sintomas e causas da gengiva sangrando para você conseguir identificar e tratar de forma correta. Vamos aos detalhes:
Sintomas do sangramento gengival
Os sintomas são sinais que indicam que existe um problema de saúde e, no caso da gengiva sangrando, as manifestações são os indícios que mostram uma possível inflamação ou infecção nas gengivas.
Os 11 sintomas do sangramento na gengiva podem ser:
sangramento durante o uso do fio dental;
gengivas vermelhas ou inchadas;
sensibilidade e dor nas gengivas;
retração gengival;
mau hálito persistente;
gengivas macias ao toque;
dentes mudando de posição;
pus entre os dentes e gengivas;
formação de bolsas gengivais;
dentes moles e soltos.
O que causa o sangramento na gengiva?
Embora comum, uma gengiva sangrando é motivo para ligar o alerta e prestar atenção aos seus cuidados bucais. Como principais causas, podemos identificar 12 fatores:
má higiene bucal;
doença periodontal;
placa bacteriana;
deficiência nutricional;
alteração hormonal;
uso de determinados medicamentos;
tabagismo;
problemas sistêmicos de saúde.
Como Evitar o Sangramento na Gengiva?
Caso você tenha notado que sua gengiva está sangrando, procure seu dentista. Ele irá analisar e fazer todos os exames necessários para iniciar o tratamento ideal para sua condição.
E no dia a dia, você pode lidar começando com os cuidados da sua higiene oral:
mantenha a escovação após todas as refeições;
utilize uma escova indicada pelo seu dentista;
use creme dental com flúor;
use fio dental para remover a placa bacteriana e restos de alimentos. Lembre-se de passar o fio de forma cuidadosa ao redor de cada dente;
utilize um enxaguante bucal sem álcool e indicado pelo seu dentista.
Como parte do processo do cuidado com a gengiva, dê preferência para uma alimentação rica em vitaminas C e K. Por exemplo laranja, kiwi, morango, espinafre, brócolis e couve. Esses alimentos são fundamentais para a saúde bucal e saúde da gengiva pois promovem uma rápida coagulação sanguínea.
Como Escovar os Dentes com a Gengiva Sensível?
A escovação dos dentes deve ter um cuidado especial nesse período. Primeiro você deve:
Escolher a escova de dente certa: dê preferência para escovas com cerdas mais macias.
A técnica de escovação precisa ser suave: movimentos circulares sem aplicar muita pressão para evitar piorar mais lesões nas gengivas.
O Que Você Deve Fazer Enquanto Sua Gengiva Está Sangrando?
Aqui, você já foi ao dentista e está seguindo à risca o tratamento, mas é importante lembrar o que você deve fazer:
Visite seu dentista: consultas regulares com o profissional garante um acompanhamento seguro e um tratamento adequado para sua condição.
Evite comidas condimentadas: pois é! aquela pimentinha para dar um sabor especial pode ficar para depois.
Não fume: o cigarro, seja ele de tabaco ou o eletrônico, compromete a circulação sanguínea nas gengivas, tornando-as mais fracas e suscetíveis a infecções e inflamações.
Evite bebidas alcoólicas: o álcool, além de irritar a gengiva, desgasta o esmalte do dente.
Hidrate-se: a água ajuda a manter a boca limpa e auxilia na produção de saliva, o que garante a proteção contra bactérias e formação da placa bacteriana.
Descanse: esse item você não imaginava, certo? Aqui, o importante é gerenciar o estresse do dia a dia e o descanso e o sono regular são fundamentais para a saúde geral, influenciando a saúde das gengivas.
Quais São Os Tratamentos Recomendados Para Sangramento na Gengiva?
O seu dentista irá recomendar o melhor tratamento para tratar a gengiva. Mas os principais tratamentos que você pode fazer são:
Limpeza profissional: ao fazer suas consultas regulares, seu dentista poderá sugerir limpezas periódicas para remover tártaro dental e placa bacteriana.
Raspagem e alisamento radicular: este procedimento é recomendado apenas quando o tártaro e a placa bacteriana estão abaixo da linha da gengiva. A raspagem remove placa e tártaro, enquanto o alisamento radicular suaviza as superfícies das raízes dos dentes, o que ajuda as gengivas e os dentes a se reconectarem.
Cirurgia periodontal: ao diagnosticar alguma doença periodontal, seu dentista pode recomendar uma cirurgia mais densa para limpar as bolsas gengivais e recuperar os tecidos danificados.
Antes mesmo de chegar em um estado mais preocupante, o tratamento logo no início do sangramento na gengiva será mais adequado e tranquilo. O importante é a combinação de práticas de higiene bucal, manter uma dieta saudável, controlar o estresse e seguir o tratamento indicado pelo seu dentista.
Não subestimar qualquer mudança nas gengivas é também cuidar sua saúde geral.
Se este artigo foi útil, continue acompanhando nossos conteúdos sobre cuidados bucais.