28.06.2022

Escova de dentes: você sabe escolher o melhor modelo?

 Uma escova de dentes que não é adequada pode causar lesões e sangramentos na gengiva
Uma escova de dentes que não é adequada pode causar lesões e sangramentos na gengiva

Saber como escolher a escova de dente ideal é mais importante do que muita gente imagina. O item deve ter as características adequadas para garantir uma limpeza eficaz da boca, sem causar incômodos e lesões na hora da escovação. Dor, sensibilidade e sangramentos durante a higiene bucal podem ser sinais de que você ainda não encontrou a melhor escova de dente para realizar este cuidado. Por isso, na dúvida, vale seguir as orientações de um profissional. 

A seguir, a dentista Caroline Bittencourt explica como escolher a escova de dente certa e dá dicas sobre qual é a forma adequada de escovar os dentes. Confira.

Errou na escolha da escova de dentes? Saiba identificar!

Para verificar se a escova de dentes utilizada é adequada para a higiene bucal, deve-se observar a presença de possíveis sintomas durante a escovação. Dores e incômodos não são considerados normais e devem acender um sinal de alerta. “Nestas circunstâncias, ao escovar os dentes, o paciente consegue perceber pequenos ferimentos, que podem apresentar sangramento”, adverte a Dra. Caroline. 

Segundo a especialista, “essas lesões podem levar à retração gengival, causando sensibilidade e uma exposição das raízes dentárias”. Por isso, assim que notar estes indícios de que algo está errado, o recomendado é trocar a escova de dentes por uma nova, que cumpra os critérios determinados por profissionais. 

Como escolher escova de dente: modelos com cerdas macias e a cabeça pequena são os ideais

Algumas pessoas acreditam que as melhores escovas de dente são aquelas bem grandes, com as cerdas bem rígidas. Porém, é exatamente o contrário! De acordo com a Dra. Caroline, “as escovas de dentes de cerdas duras tendem a causar pequenas lesões na gengiva. O indicado é escolher escovas sempre com cerdas macias”. 

“Além disso, o tamanho da cabeça da escova também é extremamente importante, devendo ser sempre pequena para que o paciente consiga higienizar os dentes posteriores com maior facilidade”, acrescenta a dentista. 

Qual o jeito certo de escovar os dentes? 

Usar uma escova de dentes adequada já é meio caminho andado para realizar a higiene bucal corretamente. Feito isso, o próximo passo é entender qual é o jeito certo de escovar os dentes. O cuidado deve ser colocado em prática diariamente — cerca de 30 minutos após cada refeição. 

“A maneira certa de escovar os dentes é encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes. É um movimento de varredura, sem a necessidade de utilizar força. Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai e vem”, orienta a Dra. Caroline. 


Tags:

higiene bucal saúde bucal produtos de higiene bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal