Como ter uma gengiva mais saudável em 6 passos simples
Pratique uma escovação bem suave. Nada de colocar força nas cerdas, isso pode ferir sua gengiva.
Pratique uma escovação bem suave. Nada de colocar força nas cerdas, isso pode ferir sua gengiva.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Veja um passo a passo de como ter a gengiva mais saudável

Sua gengiva tem andado meio pálida e áspera? Esses sinais querem dizer que a situação não está nada boa. Quando o tecido que sustenta seus dentes não se apresenta saudável, todo o sorriso acaba se prejudicando. Mas ainda bem que existem formas de reverter esse&

17/02/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quando falamos de saúde bucal, sempre pensamos em dentes e esquecemos daquela parte rosada que completa o nosso sorriso: a gengiva. Manter esse tecido bem saudável faz toda diferença não só para a beleza, mas, também, para sua qualidade de vida. E quando essa camada não está devidamente saudável, todo o cartão de visitas acaba se prejudicando. Ainda bem que há como evitar esses problemas e os primeiros passos começam em casa. O Sorrisologia separou 6 cuidados capazes de mudar a saúde e bem-estar da sua gengiva.

Tudo começa na higiene bucal

Sua escovação é sempre apressada ou sem o uso do fio dental? Esses são exemplos de alguns hábitos que precisam acabar o quanto antes. Isso porque você acaba prejudicando não só a sua gengiva, como, também, todos os seus dentes. Uma higiene bucal feita com muita força pode ferir o tecido e causar a perda do esmalte dentário.

Não usar o fio dental, inclusive, é tão prejudicial quanto usá-lo com muita agressividade na linha da gengiva, pois há risco de sangramento e, dali, abrir uma porta para futuras bactérias. A escova com cerdas duras também acaba não sendo a melhor forma de limpar o seu sorriso. Obtenha os instrumentos certos e saiba usá-los de forma adequada. Para isso, converse com seu dentista.

Coloque regras na mesa de jantar

A saúde da gengiva também pode partir do que você come. Alimentos muito doces ou gordurosos ajudam no acúmulo de placa bacteriana, que gruda na superfície dos dentes. Esse conjunto de micro-organismos, chamado de biofilme bucal, quando endurece na linha da gengiva, pode causar a gengivite.

Outro ponto muito importante é sobre o uso do famoso palito de dente. Apesar dele limpar sim algumas áreas, retirando aquele restinho de comida que sempre se prende a algum dente, o objeto está longe de ser o mais recomendado, pois pode causar uma retração gengival ou, até mesmo, ferir sua gengiva. Opte sempre pelo fio dental, aí não tem erro.

Os cuidados continuam no consultório

É preciso praticar todos os cuidados ao mesmo tempo. Não basta apenas usar uma escova com cerdas macias se você pratica uma escovação abrasiva. Da mesma forma que devemos cuidar da saúde bucal em casa e visitar o dentista regularmente. Esse profissional consegue prevenir seu tecido de doenças inflamatórias ou tratá-las precocemente, antes de virar uma periodontite. Não deixe de visitar seu odontologista e praticar todos os cuidados durante o dia a dia. Assim, você terá sempre uma gengiva bonita e saudável que combine com seu sorriso.

O passo a passo para uma gengiva saudável:

1- Pratique uma escovação bem suave. Nada de colocar força nas cerdas, isso pode ferir sua gengiva.

2- Passe o fio dental com leveza na linha gengival. Se você machucar essa região pode abrir uma porta para várias bactérias

3- Use uma escova com cerdas macias. Essa ferramenta ajuda a manter uma gengiva limpa e com aspecto bem saudável.

4- Adote uma alimentação balanceada. Nada de abusar dos alimentos gordurosos ou muito doces.

5- Evite o palito de dente. Ele pode ser o utensílio mais perto da mesa para limpar seus dentes, mas não é a melhor opção

6- Visite seu dentista com regularidade. O profissional te ajuda a manter uma gengiva saudável e trata das doenças que atacam a região de maneira precoce.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias