10 alimentos que vão deixar seus dentes e gengivas mais fortes e saudáveis
Água faz bem para a pele e boca, ajudando a produzir saliva e eliminar restos de alimentos
Água faz bem para a pele e boca, ajudando a produzir saliva e eliminar restos de alimentos

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengivas saudáveis: 10 alimentos essenciais

Conheça 10 alimentos essenciais para gengivas saudáveis! Combine uma boa alimentação com higiene bucal e melhore seu sorriso. Descubra mais agora!

28/08/2015

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

É muito comum pensarmos no que vamos comer, preocupados com os quilinhos a mais que podemos ganhar, mas será que você escolhe os alimentos pensando também na saúde dos seus dentes?

Claro que eles não substituem a escovação, mas saúde bucal tem tudo a ver com alimentação também. Combinada com os cuidados adequados, ela deixa nossos dentes e gengiva muito mais fortes e saudáveis para distribuir muitos sorrisos por aí.

Que tal conhecer alguns deles? Além disso, para garantir que os seus cuidados com a higiene bucal estão em dia, responda nosso quiz e receba uma dica para melhorar a sua saúde bucal!

Leite

O leite é uma enorme fonte de cálcio, além das proteínas, fósforo e ácido láctico, e possui uma quantidade ideal de vitaminas para garantir ossos fortes e saudáveis. Por isso, beber leite desde criança ajuda a fortalecer o desenvolvimento dos dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.

Fibras

Para quem está preocupado com a balança, os alimentos com fibras são excelentes, pois limpam o organismo, eliminam gordura corporal e de quebra ainda fazem uma limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana.

Alguns cereais, como aveia e granola, são riquíssimos em fibras; e frutas, como ameixa, mamão, figo, pêssego e abacaxi, são também boas opções.

Pepino

Quando se trata de beleza, pepinos não servem só para colocarmos nos olhos para aliviar as olheiras. Eles ajudam também na produção de saliva, indispensável para a higiene bucal, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias.

Passas

Tem implicância com passas na comida? Pois é hora de parar! Sabia que pesquisas já comprovaram que as uvas passas ajudam na higiene bucal? As sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doenças periodontais, além de proteger os dentes do acúmulo de placa.

Água

Alguma dúvida de que a água entraria nesta lista? Água faz bem pra pele, corpo e também para a boca. Ela ajuda na produção de saliva, elimina restinhos de alimentos, mantém o corpo e a boca hidratados e, claro, mata a sede.

Vitamina C

No rol de alimentos com muita vitamina C estão alguns bem ácidos, como laranja e abacaxi, que podem prejudicar o esmalte dos dentes, mas o consumo moderado pode sim trazer grandes benefícios. A vitamina C aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante poderoso que deixa as gengivas fortes e saudáveis. Acerola, goiaba, morango, couve, tomate, cenoura, batata e ervilha são alguns exemplos à sua escolha.

Vitamina D

Se você gosta de salmão, sardinha, atum...excelente! Esses peixes são ricos em vitamina D. A principal função dessa vitamina é a absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes. Outros alimentos também entram aqui, como iogurte, manteiga e cogumelo.

Chiclete sem açúcar

Xilitol. É essa palavra que você vai procurar na embalagem do próximo chiclete que for comprar. Ele é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas que entra no lugar do açúcar e previne a cárie. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, elimina bactérias que querem grudar de qualquer jeito nos dentes e ainda previne aquele mau hálito nada agradável.

Castanha-do-pará

Um lanchinho rápido da tarde que protege seus dentes, tem coisa melhor? A castanha-do-pará cria uma proteção que reduz a capacidade das bactérias de se aproveitarem dos seus dentes. Já foi cientificamente comprovado seu poder no tratamento, tanto que o óleo da castanha foi acrescentado em cremes dentais para fins de pesquisa.

Queijos

Além de serem ricos em cálcio, a sua gordura possui uma proteína que age no esmalte do dente, impedindo a aderência de bactérias intrusas, o que dificulta a formação da placa bacteriana e, consequentemente, a cárie.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias