Gengiva sangrando ao escovar: o que pode ser, como tratar e dicas de higienização para prevenir o problema
Para tratar sangramento na gengiva, dependendo do caso, talvez seja necessário recorrer a algum enxaguante bucal específico
Para tratar sangramento na gengiva, dependendo do caso, talvez seja necessário recorrer a algum enxaguante bucal específico

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengiva sangrando ao escovar: o que pode ser e como tratar

O sangramento na gengiva pode ser causado por maus hábitos de higiene, de alimentação ou até mesmo uma doença bucal (como a gengivite).

19/10/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você fica com a gengiva sangrando ao escovar os dentes no dia a dia? Isso pode ser um indício de doenças bucais, má higienização e até de alguma deficiência vitamínica no organismo. Por isso, é muito importante identificar a causa e contar com um profissional especializado para cessar o problema o quanto antes. Sangramentos frequentes, por exemplo, precisam ser melhor investigados e demandam um tratamento mais específico. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patricia Vianna, que falou mais sobre as causas e tratamentos do sangramento gengival. Dá uma olhada!

Sangramento na gengiva: o que pode ser?

De acordo com a cirurgiã-dentista Patricia Vianna, a origem do sangramento na gengiva pode estar relacionada tanto com questões de saúde quanto de hábitos de higiene. “O sangramento gengival pode decorrer de vários fatores. Pode ser por algum trauma ao escovar os dentes (quando o paciente não está utilizando a técnica adequada), por algum problema sistêmico ou falta de vitamina. Algumas doenças periodontais também podem estar associadas ao sangramento gengival. O paciente pode ter uma gengivite, por exemplo - uma inflamação que pode ser localizada, sistêmica ou generalizada. Ou seja, as causas são bem amplas e deve haver uma boa pesquisa para que seja feito o devido diagnóstico”, explica a profissional. 

Como estancar o sangramento gengival e resolver o problema?

Para tratar o sangramento na gengiva corretamente é importante levar em conta a origem do problema. A dentista destaca que, na maioria das vezes, é bem simples estancar o sangue. “Dependendo do fator etiológico, você deve adotar certos critérios. Se você tiver causado algum trauma na região, tiver algum problema por conta da alimentação ou até mesmo pela escovação, você deve fazer um tamponamento de 30 segundos. Basta usar uma gaze até parar o sangramento”, orienta a especialista.

Vale destacar, no entanto, que alguns sangramentos exigem o uso de produtos específicos. “Existe um tipo de sangramento que ocorre com mulheres grávidas. Nesse caso, se trata da gengivite gravídica. Às vezes, a mulher está parada e sente um gosto ferroso na boca, porque ocorreu um sangramento. Nesse caso, geralmente, deve-se fazer um bochecho  para cessar”, recomenda. 

Um estudo publicado no Portal de Periódicos São Lucas, realizado na Faculdade São Lucas e São Mateus, destaca que esse problema está associado a fatores sistêmicos, como alterações hormonais. Durante a gestação, de acordo com o estudo, é comum ocorrer um aumento da permeabilidade vascular, aumento do fluxo de fluido gengival e síntese de prostaglandinas, o que aumenta o processo inflamatório. Por isso, a tendência ao sangramento gengival tende a ser maior nesse período.

A especialista destaca, ainda, que o sangramento pode ser ocasionado por um problema mais grave. Nesse caso, apenas tamponar o sangue não serve para solucionar o problema. “Se for um sangramento que não para, o paciente pode ter passado por alguma cirurgia que causou uma hemorragia ou pode até ser o caso de anemia ou leucemia. Por isso, é muito importante que o sangramento seja investigado com o dentista junto com o médico”, complementa a profissional.

Escovar os dentes adequadamente é importante para evitar o sangramento gengival

De acordo com a especialista, seguir uma boa rotina de higienização bucal é muito importante para evitar o sangramento na gengiva. Existem diversas técnicas de escovação que podem ser utilizadas no dia a dia, mas cabe ao dentista orientar o paciente de acordo com as suas particularidades. Confira abaixo o passo a passo mais recomendado de acordo com a especialista:

  1. A escova tem que entrar a 45 graus. Você faz uma fricção na região entre a gengiva e o dente;
  2. Em seguida, você vai realizando o movimento de varredura - de baixo para cima na arcada inferior e de cima para baixo na arcada superior. Isso tanto por dentro quanto por fora dos dentes;
  3. Para finalizar, deve-se lembrar sempre também de escovar a língua. 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias