Clareamento a laser dói? Descubra!
Não é possível afirmar que o clareamento a laser dói. Afinal, o procedimento em si não causa incômodos nos dentes ou na gengiva. No entanto, a ação do gel clareador pode sim deixar os dentes sensíveis após as sessões.
Compartilhar em suas redes
Sabe quando os dentes ficam sensíveis após tratamentos odontológicos? Isso acontece principalmente depois do clareamento dental - procedimento que utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida, responsáveis por quebrar as moléculas pigmentadas dos dentes. Algumas pessoas acreditam, inclusive, que o clareamento a laser dói tanto durante as sessões quanto depois. Mas será que isso realmente acontece? Para esclarecer essa questão, o Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre as consequências do clareamento dental a laser e os cuidados que esse tipo de tratamento demanda. É só continuar lendo!
É verdade que clareamento a laser dói?
De acordo com a dentista Patrícia Almeida, não é possível afirmar que o clareamento dental a laser dói. Afinal, o procedimento em si não causa incômodo nos dentes ou na gengiva, mas pode sim criar um quadro de sensibilidade dentária.
“Ele é indolor, mas, alguns pacientes podem relatar sensibilidade após o tratamento. Isso porque o gel clareador penetra no esmalte do dente e pode expor os túbulos dentinários, já que remove as manchas escuras aderidas ao esmalte. O paciente pode sentir, ainda, dores e pontadas após o consumo de alimentos e bebidas quentes ou geladas. No entanto, essa sensibilidade deve durar apenas no período de tratamento”, explica a profissional.
Como é feito o clareamento dental de consultório
Você já se perguntou como é feito o clareamento de consultório? De acordo com a dentista, para que não ocorra nenhum acidente no processo, todas as etapas são feitas com bastante cautela e existem acessórios importantes para proteger o paciente. Quando feito de forma adequada, o clareamento a laser não causa dor e ainda tem a vantagem de acelerar a reação do gel clareador, o que é ótimo para quem quer um resultado mais rápido. A especialista explicou o passo a passo desse tipo de procedimento:
1. “O dentista utiliza um abridor de boca, fazendo com que o paciente fique em uma posição favorável para realizar o procedimento e também para controlar a quantidade de saliva do meio bucal”.
2. “É aplicado um produto na gengiva, ao redor do dente, para protegê-la e não deixar o produto clareador extravasar”.
3. “Depois disso, com o auxílio de um aplicador, o produto clareador é espalhado na parte da frente dos dentes. Dependendo do produto utilizado, o dentista pode usar a luz de laser para auxiliar no tratamento, mas não é obrigatório. A sessão dura em média 40 minutos”.
Como amenizar a sensibilidade dental: cuidados para o pós-tratamento
Caso o paciente fique com os dentes sensíveis após o clareamento, é muito importante tomar uma série de cuidados. De acordo com a dentista, é fundamental ter atenção com a higiene bucal (usar um creme dental específico) e evitar certos alimentos. “Esse incômodo é temporário e pode durar, no máximo, 15 dias após a realização do procedimento. Durante o tratamento, o dentista indica o creme dental para dentes sensíveis adequado ao paciente para evitar ou amenizar desconfortos com sensibilidade”, orienta a profissional.
“Se o paciente relatar dor, o dentista também pode prescrever medicação. Além disso, algumas mudanças de hábitos são recomendadas no início do tratamento, tais como: evitar alimentos e bebidas quentes ou geladas”, finaliza a Dra. Almeida. É válido destacar, ainda, que recorrer à escova de cerdas macias, bem como não fazer muita força na escovação, ajuda bastante a preservar o esmalte dos dentes e a evitar quadros de sensibilidade.