Prevenindo o Mau Hálito: o Papel do Fio Dental
Banner informativo sobre como prevenir o mau hálito usando fio dental, com um pai e seu filho usando fio dental.
Banner informativo sobre como prevenir o mau hálito usando fio dental, com um pai e seu filho usando fio dental.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Entenda como o fio dental combate o mau hálito

Quer entender como o fio dental ajuda na prevenção do mau hálito? Clique agora e saiba mais!  

27/05/2024

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Xiiii! Sim, a gente sabe que o mau hálito é um problema desagrável que afeta a autoestima e tudo o que envolve os seus relacionamentos interpessoais. Um estudo da Academia Brasileira de Estomatologia constatou que 25% da população mundial sofre de halitose em algum momento da vida, só que muitas vezes a pessoa nem percebe o problema, acredita? 

No artigo de hoje de Sorrisologia, vamos conversar de peito aberto sobre o mau hálito e como podemos prevenir que o mau cheiro atrapalhe nossas vidas. Com medidas simples de higiene bucal e constância, você vai conquistar um hálito fresco e contínuo, tendo como principal aliado, o fio dental! 

Segue o fio com o Sorrisologia e vamos nos livrar desse constrangimento! 

O Que Causa o Mau Hálito?

A grosso modo, o mau hálito surge quando as bactérias presentes na boca se decompõem, liberando gases com odor desagradável. Para que isso aconteça, diversos fatores podem colaborar para o acúmulo dessas bactérias, tais como: 

  • Higiene bucal pobre: uma rotina de escovação deficiente e a falta do uso do fio dental de forma correta permite que as bactérias cresçam na boca. 
  • Boca seca: sabemos da importância da saliva para a saúde da boca. Ela ajuda a limpar a parte interna da boca e a remover resíduos de alimentos, mas a condição chamada Xerostomia reduz esse alcance, favorecendo assim o crescimento de bactérias que causam o mau hálito. 
  • Doenças bucais não tratadas: cáries, gengivite e doenças periodontais podem ter como mau hálito como sintoma. 
  • Cigarro: já não é nem mais novidade que o cigarro causa diversas coisas em nossa saúde. Ele contribui para o ressecamento da boca e o acúmulo de placa bacteriana, além, claro, de deixar um cheiro bem característico. 
  • Alimentação: alimentos fortes, como alho e cebola causam halitose temporária, mas nada como uma boa escovação após a ingestão desses alimentos, não é?
  • Problemas de trato digestivo: refluxo gastroesofágico e outras condições digestivas podem causar a halitose com origem no estômago. 

Sinais e Sintomas do Mau Hálito

Nem sempre conseguimos perceber se temos ou não mau hálito. E é isso que nos deixa tensos. No entanto, existem alguns sinais e sintomas que ajudam a identificar a presença da halitose: 

  1. Persistência: se mesmo depois de escovar os dentes e usar enxaguante bucal o mau hálito persistir, isso pode ser sinal de halitose. 
  2. Boca seca: a xerostomia (boca seca) é uma condição que contribui, e muito, para o mau hálito. Talvez seja preciso a prescrição de saliva artificial. 
  3. Saburra lingual: sabe aquela camada branca ou amarela que envolve a língua? É o acúmulo de bactérias causadoras do mau cheiro na boca. 
  4. Dificuldade em sentir o sabor dos alimentos: podemos confundir com um resfriado. Também afetar o paladar e dificultar a percepção do gosto dos alimentos pode ser um sintoma da halitose.
  5. Tosse frequente: por essa você não esperava. A tosse frequente é um sintoma do refluxo gastroesofágico, que pode causar a halitose originária do estômago. 

Como Saber se Tenho Mau Hálito?

É possível que a pessoa que tenha halitose não sinta o odor desagradável que exala. É bem normal acontecer, na verdade. Por isso, desenvolvemos esse teste com 5 dicas simples que você consegue realizar para verificar se tem mau hálito: 

5 Testes para Desvendar os Mistérios do Seu Hálito

Infográfico com cinco testes para detectar mau hálito usando métodos como olfato, pulsos, raspador de língua, feedback de amigos e halímetro

Uma dica extra é: perguntar para alguém de confiança. A questão é: você é capaz de receber uma resposta que não deseja?

1º Passo Para Combater o Mau Hálito: O Aliado Fio Dental

A escovação é o carro chave para o combate do mau hálito. Mas, usar o fio dental antes da escovação é fundamental para alcançar áreas que a escova de dente não chega. Lá é o local onde o resto de alimentos se acumulam e abastecem as bactérias causadoras do mau hálito. Ao usar o fio dental diariamente. você:
Remove placa bacteriana e restos de alimentos;
Reduz a gengivite e doenças periodontais;
Estimula a produção de saliva.

2º Passo Para Combater o Mau Hálito: A Técnica Correta de Usar o Fio Dental

Falar para usar o fio dental é fácil, mas você realmente sabe como que passa o fio dental de forma correta? 

  1. Corte um pedaço de fio dental com cerca de 50 cm;
  2. Enrole o fio dental em seus dedos indicadores, deixando cerca de 2 cm entre eles;
  3. Deslize o fio dental suavemente entre os dentes, sem pressionar com força contra as gengivas;
  4. Mova o fio dental de cima para baixo em cada superfície dental, raspando a placa bacteriana;
  5. Repita o processo em todos os dentes, incluindo os dentes posteriores, que são mais difíceis de alcançar;
  6. Lave a boca com água ou enxaguante bucal após o uso do fio dental;
  7. Use o fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.

Para um Hálito Sempre Fresco e Duradouro

  • Beba bastante água: manter a boca hidratada ajuda a eliminar bactérias que residem na boca;
  • Faça uma limpeza bucal com seu dentista a cada 6 meses: somente o dentista poderá fazer uma limpeza profissional e identificar condições que, talvez, esteja contribuindo para o mau hálito;
  • Mastigue chicletes sem açúcar: o chiclete sem açúcar contribui para a produção de saliva e neutraliza os ácidos na boca;
  • Escolha uma dieta com alimentos frescos e ricos em fibras: frutas, verduras e legumes ajudam a manter uma saúde bucal em dia, além de deixar o hálito mais fresco. 
  • Escove a língua: como a língua também acumula bactérias, além de escovar a língua com uma escova, faça uma limpeza com o limpador de língua. 

Apesar de pequeno e discreto, o fio dental é um aliado poderoso no combate contra o mau hálito. Você pode até resistir em incluí-lo em sua rotina, mas não pode fugir. Com ele presente em sua rotina de saúde bucal, você está utilizando todas as ferramentas que tem à disposição para evitar o constrangimento que o mau hálito proporciona. Além disso, estará investindo em um hálito fresco, uma saúde bucal impecável e mais: estará mais confiante consigo mesmo! 

Agora, como quem não quer nada, compartilhe este artigo no grupo da família e amigos e ajude a espalhar um frescor bucal! 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias