Creme dental para dentes sensíveis: como eles funcionam?
Quer saber como agem os cremes dentais para dentes sensíveis? Confira nossa matéria
Compartilhar em suas redes
Quem já sentiu aquela dorzinha chata nos dentes ao consumir alimentos e bebidas quentes, gelados, doces ou ácidos demais sabe muito bem o que é sensibilidade dentinária! Se este é o seu caso, lá vai uma dica: o creme dental para dentes sensíveis pode ser um grande aliado.
A sensibilidade excessiva acontece quando o esmalte dentário sofre desgastes e a parte interna dos dentes (chamada dentina) se torna exposta. Para identificar a causa do problema e dar início ao tratamento adequado, recomenda-se passar por uma avaliação odontológica individualizada. Mas, uma coisa é certa: utilizar uma pasta de dente específica para o problema faz toda a diferença.
Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Rhianna Barreto Azeredo explica que o uso do creme dental para dentes muito sensíveis é essencial para o alívio da dor. “O creme dental apropriado possui substâncias adequadas para a melhora da sensibilidade, logo após a primeira aplicação e a longo prazo. Por isso, o ideal é utilizar o creme dental adequado prescrito pelo dentista”, aconselha a profissional.
Creme dental para dentes sensíveis: alívio imediato e melhora da sensibilidade a longo prazo
Se engana quem pensa que todas as pastas de dente são iguais! O produto tem como principal objetivo promover a limpeza do sorriso, porém, cada fórmula apresenta as suas particularidades. “O creme dental para dentes sensíveis não possui a substância lauril-sulfato de sódio. Ele não agride o esmalte dental porque não tem substâncias abrasivas”, orienta a Dra. Rhianna.
“Eles funcionam desde a primeira aplicação como uma blindagem no esmalte dentário, selando os canalículos expostos e as terminações nervosas que causam dor e sensibilidade. Além disso, funcionam como um tratamento a longo prazo, alguns até regenerando o esmalte dentário”, explica.
Após uma consulta odontológica individualizada, o(a) dentista poderá identificar as causas do transtorno - que podem ser diversas, desde cáries e hábitos de higiene inadequados até problemas sistêmicos, como refluxo e bulimia - e indicar qual o melhor creme dental para dentes sensíveis no seu caso.
“Os cremes dentais para dentes sensíveis funcionam para qualquer tipo [independentemente da causa], mas existem variações. Então, dependendo do caso clínico do paciente, o creme dental indicado pode variar”, ressalta a especialista.
Sensibilidade dentária: além do creme dental para dentes sensíveis, outros cuidados podem ser colocados em prática
Além de seguir as recomendações do(a) dentista sobre qual o creme dental para dentes sensíveis é o mais apropriado, pode ser válido adotar outras medidas durante o tratamento. Segundo a Dra. Rhianna, “existem outras terapias que podem ser associadas ao tratamento, como aplicação de flúor, verniz fluoretado e laserterapia, que, associados ao creme dental, trazem melhores resultados no tratamento da sensibilidade”. Cada caso é um caso e, por isso, a consulta com um(a) especialista é indispensável.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448
Redação: Dóris Marinho