Como os cremes dentais para dentes sensíveis funcionam?
O creme dental para dentes sensíveis ajudam a tratar o problema restaurando o esmalte dos dentes
O creme dental para dentes sensíveis ajudam a tratar o problema restaurando o esmalte dos dentes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Creme dental para dentes sensíveis: como eles funcionam?

Quer saber como agem os cremes dentais para dentes sensíveis? Confira nossa matéria

26/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem já sentiu aquela dorzinha chata nos dentes ao consumir alimentos e bebidas quentes, gelados, doces ou ácidos demais sabe muito bem o que é sensibilidade dentinária! Se este é o seu caso, lá vai uma dica: o creme dental para dentes sensíveis pode ser um grande aliado. 

A sensibilidade excessiva acontece quando o esmalte dentário sofre desgastes e a parte interna dos dentes (chamada dentina) se torna exposta. Para identificar a causa do problema e dar início ao tratamento adequado, recomenda-se passar por uma avaliação odontológica individualizada. Mas, uma coisa é certa: utilizar uma pasta de dente específica para o problema faz toda a diferença. 

Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Rhianna Barreto Azeredo explica que o uso do creme dental para dentes muito sensíveis é essencial para o alívio da dor. “O creme dental apropriado possui substâncias adequadas para a melhora da sensibilidade, logo após a primeira aplicação e a longo prazo. Por isso, o ideal é utilizar o creme dental adequado prescrito pelo dentista”, aconselha a profissional.

Creme dental para dentes sensíveis: alívio imediato e melhora da sensibilidade a longo prazo

Se engana quem pensa que todas as pastas de dente são iguais! O produto tem como principal objetivo promover a limpeza do sorriso, porém, cada fórmula apresenta as suas particularidades. “O creme dental para dentes sensíveis não possui a substância lauril-sulfato de sódio. Ele não agride o esmalte dental porque não tem substâncias abrasivas”, orienta a Dra. Rhianna. 
 
“Eles funcionam desde a primeira aplicação como uma blindagem no esmalte dentário, selando os canalículos expostos e as terminações nervosas que causam dor e sensibilidade. Além disso, funcionam como um tratamento a longo prazo, alguns até regenerando o esmalte dentário”, explica. 
 
Após uma consulta odontológica individualizada, o(a) dentista poderá identificar as causas do transtorno - que podem ser diversas, desde cáries e hábitos de higiene inadequados até problemas sistêmicos, como refluxo e bulimia - e indicar qual o melhor creme dental para dentes sensíveis no seu caso. 
 
“Os cremes dentais para dentes sensíveis funcionam para qualquer tipo [independentemente da causa], mas existem variações. Então, dependendo do caso clínico do paciente, o creme dental indicado pode variar”, ressalta a especialista.

Sensibilidade dentária: além do creme dental para dentes sensíveis, outros cuidados podem ser colocados em prática

Além de seguir as recomendações do(a) dentista sobre qual o creme dental para dentes sensíveis é o mais apropriado, pode ser válido adotar outras medidas durante o tratamento. Segundo a Dra. Rhianna, “existem outras terapias que podem ser associadas ao tratamento, como aplicação de flúor, verniz fluoretado e laserterapia, que, associados ao creme dental, trazem melhores resultados no tratamento da sensibilidade”. Cada caso é um caso e, por isso, a consulta com um(a) especialista é indispensável. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448

Redação: Dóris Marinho

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias