Herpes Labial: Como Deve Ser a Dieta em Períodos de Surto
Sofre com herpes labial? Aprenda como ajustar sua dieta durante os surtos para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. Veja as dicas agora!
Compartilhar em suas redes
Quando a ardência junto de uma coceira surgem no canto da boca, você já logo pensa: “Ah, não!” Causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), o herpes labial caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas pequenas e dolorosas ao redor dos lábios e da boca.
E quem já teve surtos de herpes labial sabe o quanto é incômodo! Por ser uma condição extremamente contagiosa e que não tem cura, é importante saber como evitar seu aparecimento e também o que fazer quando estiver passando por um episódio.
No artigo de hoje, vamos compartilhar como você pode lidar com a alimentação durante um surto de herpes labial.
Segue a leitura!
- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!
De Uma Vez Por Todas: Como O Herpes Labial Se Manifesta?
Existem muitos mitos sobre a herpes na boca. Após o contágio, o vírus permanece latente nos nervos, ou seja, você pode ser infectado por uma outra pessoa ou pelo contato com objetos de uma pessoa infectada e em um primeiro momento, e o vírus pode não se manifestar.
O vírus pode ser ativado por diversos fatores, sendo os mais conhecidos:
- Estresse físico e emocional;
- Queda da imunidade;
- Exposição demasiada ao sol ou queimaduras solares;
- Infecções ou febres;
- Alterações hormonais;
- Transferência para outras partes do corpo;
- Traumas ou cirurgias na área da boca.
Sintomas E Fases do Surto de Herpes Labial
Geralmente, o aparecimento do surto de herpes labial segue um padrão específico, que podemos dividir nas seguintes etapas:
1. Fase Prodomal
Os primeiros sintomas são as sensações de formigamento , coceira e queimação na região onde as lesões aparecerão. Esses sinais podem durar de horas até dois antes do surgimento das primeiras bolhas.
Nesta fase, é importante para reconhecer os primeiros sinais de uma possível crise de herpes labial. É nesse momento que você pode consultar um profissional da saúde e seguir o tratamento recomendado por ele.
2. Fase de Bolhas
Nessa fase, pequenas bolhas com líquido dentro começam a surgir na região da boca e ao redor dos lábios, podendo aparecer também no interior da boca, nariz ou no queixo. Normalmente, elas aparecem em grupos e são incômodas ao toque.
Esta fase é altamente contagiosa e o vírus pode circular através do contato direto com as bolhas ou por intermédio de utensílios compartilhados.
3. Fase de Ulceração
Aqui é quando as bolhas estouram e aparece o líquido interno claro e viscoso chamado de exsudato. Este líquido contém altas concentrações do vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) e é altamente contagioso, o que representa um risco maior de transmissão da doença. Por isso, se torna extremamente importante a higiennização cuidadosa da ferida para prevenir a propagação da infeçcao para outras partes do corpo.
Quando as úlceras abrem, elas se tornam mais dolorosas.
As feridas abertas podem infeccionar, por isso, o tratamento precisa ser feito rápido e com muito cuidado.
4. Fase de Crostas
As feridas começam a secar, formando crostas. A região afetada fica mais sensível e um pouco dolorida.
É na fase de crostas que o processo de cicatrização começa, e pode durar de uma a duas semanas.
5. Fase de Cicatrização
As cascas das feridas caem e a pele nova aparece. Raramente o herpes labial deixa cicatriz.
Quando todas as crostas caem, o surto é considerado finalizado. Porém, o vírus ainda está dentro do seu corpo, e caso você seja acometido por alguns dos fatores citados acima, a crise de herpes labial reaparece.
Importância Da Alimentação Durante Um Surto De Herpes Labial
Você sabia que um tratamento eficaz para combater o surto de herpes labial passa pela alimentação?
Uma dieta equilibrada e focada na melhora do surto de herpes ajuda não só a manter uma alimentação nutritiva, mas também contribui para a redução dos sintomas e acelera a recuperação, promovendo bem-estar geral da sua saúde e ainda fortalecendo o sistema imunológico.
Vamos ver a seguir o que você deve incluir e o que você não deve incluir na sua dieta durante uma crise de herpes labial.
Alimentos Indicados Durante Um Surto De Herpes Labial
1. Alimentos Ricos em Lisina
A lisina é um aminoácido que auxilia no combate à infecções causadas por vírus, inclusive o da herpes labial. Ela está presente em:
- carnes
- peixes
- frango
- ovos
- derivados do leite
- legumes (abacate e ervilhas)
- batata
- couve
- frutas como o mamão, manga, damasco, maçã e figo.
2. Alimentos Anti-inflamatórios
Esse tipo de alimento pode ser útil para reduzir a inflamação e a dor que as feridas causam. Listamos aqui:
- uvas roxas
- frutas vermelhas
- brócolis
- chá verde
- castanhas
3. Vitamina C
A Vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajuda na redução e duração dos surtos de herpes labial. Veja quais alimentos você pode consumir:
- kiwi
- tomate
- pimentão
- goiaba
- laranja serra d´água
4. Zinco
Tal qual a Vitamina C, os alimentos ricos em zinco ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de controlar o surgimento dos surtos. Aqui estão alguns alimentos ricos em zinco que você deve incluir na sua dieta:
- carne de boi
- fígado de boi
- oleaginosas
- cereais integrais
5. Vitamina B5
Além de prevenir e controlar o surto, alimentos ricos em Vitamina B5 são úteis para reduzir a frequência e duração das crises. Veja alguns deles:
- semente de girassol
- cogumelos
- farelo de arroz
- trigo
6. Ômega-3
Alimentos ricos em ômega-3 reduzem a inflamação, ajudam a reduzir a inflamação e fortalece o sistema imunológico. Eles incluem:
- peixes de água fria
- sementes de chia
- linhaça
- nozes
Alimentos A Evitar Durante Um Surto De Herpes Labial
- Alimentos Doces: Açúcar, bolos, refrigerantes, sorvetes, balas e pudins.
- Alimentos Feitos com Cereais Refinados: Pão branco e macarrão branco.
- Bebidas Alcoólicas: Cerveja, vinho e espumante.
- Embutidos: Linguiça, salsicha, mortadela, salame e peito de peru.
- Alimentos Ricos em Gordura: Molhos de salada, bacon, margarina, pizza, nuggets, hambúrguer e frituras em geral.
Dicas Para Administrar O Herpes Labial
Mesmo sem ter cura, é possível administrar as crises de herpes labial. Analisando os sintomas e os primeiros sinais, você consegue conviver com essa condição e ter mais qualidade de vida.
- Mantenha a área afetada limpa e higiênica: depois da consulta médica, use um medicamento antiviral e aplique uma pomada para ajudar a curar as lesões mais rapidamente. Aqui é importante um acompanhamento de um profissional qualificado, pois somente ele saberá qual medicamento é o mais apropriado para a sua condição.
- Mantenha a área afetada bem hidratada: use um hidratante para ajudar a manter a área afetada bem hidratada e reduzir a dor e a inflamação. E beba bastante água.
- Evite o contato direto: não beije outras pessoas ou toque a área afetada, pois isso pode transmitir o vírus para outras partes do corpo.
- Evite o uso de objetos compartilhados: evite usar objetos compartilhados, como copos, talheres e toalhas, para evitar a transmissão do vírus.
- Use protetores labiais: use protetores labiais para evitar a exposição solar e reduzir a dor e a inflamação.
- Evite a exposição solar intensa: a exposição solar intensa pode agir como um gatilho para o herpes labial, então tente evitar a exposição solar intensa.
- Siga as orientações médicas: siga à risca todas as orientações médicas prescritas. Desde pomadas, antivirais ou antibióticos, tudo deve ser aplicado com atenção.
- Evite o estresse: o estresse pode agir como um gatilho para o herpes labial, então tente manter um estilo de vida relaxado.
- Mantenha a imunidade forte: tente manter a imunidade forte com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.
O herpes labial pode assustar quando aparece pela primeira vez. Mas, aos poucos e analisando quando surge, você pode administrar o vírus e reduzir a frequência e duração dos surtos.
Continue acompanhando nossos conteúdos para viver com mais saúde e ter mais qualidade de vida!