Clareamento dental a laser é mais eficaz?
Clareamento dental a laser é feito no consultório e pode ser concluído em até três sessões
Clareamento dental a laser é feito no consultório e pode ser concluído em até três sessões

Publicador de Conteúdos e Mídias

Clareamento dental a laser é mais eficaz?

Clareamento dental a laser é uma opção para quem busca um sorriso mais branco em pouco tempo. Saiba mais

21/01/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Clareamento dental a laser é uma opção para quem busca um sorriso mais branco em pouco tempo. O tratamento consiste na aplicação de um agente clareador em cada um dos dentes, com uma concentração maior que os procedimentos realizados em casa com moldeiras ou fitas. Por essa razão, a técnica possui resultados mais rápidos comparados a outros métodos, o que levanta o questionamento: o clareamento dental a laser é mais eficaz? Para responder essas e outras dúvidas sobre o clareamento dos dentes a laser, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos da Silva para saber mais sobre o tratamento, indicações e vantagens.

Clareamento dental a laser deixa os dentes mais brancos? 

Clareamento dental a laser é uma técnica realizada somente em consultório odontológico. A dentista Uila Ramos da Silva explica que o tratamento é feito com aplicação de um gel clareador sobre os dentes. O produto provoca uma reação química no esmalte para clarear manchas e deixar o tom mais próximo do branco. O laser, por sua vez, é usado para acelerar o processo. “ O uso do laser acelera a reação química do gel clareador, o que reduz o tempo da sessão clínica de clareamento dental. O clareamento ocorre pela oxidação que o gel realiza na camada da dentina sobre os compostos orgânicos que conferem cor aos dentes”, comenta.
Por ser um procedimento feito com fotoativação, o resultado do clareamento dental a laser acaba sendo mais rápido. Por isso, muitas pessoas acreditam que o método deixa os dentes mais brancos. Contudo, o que o difere do tratamento caseiro feito com moldeiras é a concentração das substâncias químicas presentes no gel clareador. “O clareamento caseiro com o uso de moldeiras e gel clareador em menor concentração também proporciona bons resultados, só que leva mais tempo, dependendo do produto selecionado e o tempo de uso diário, que pode levar de 21 a 30 dias”, afirma a dentista.
Portanto, a escolha da melhor opção fica sob responsabilidade do paciente. Para quem deseja um resultado mais rápido, o clareamento a laser oferece mais vantagens. Por outro lado, quem opta pela técnica caseira também garante um sorriso mais claro.

Clareamento dental a laser pode ser feito por qualquer pessoa?

Segundo a dentista, tanto o clareamento convencional quanto o feito a laser são contraindicados para as seguintes pessoas:

  • Gestantes;
  • Lactantes; 
  • Menores de 15 anos;
  • Pessoas alérgicas ao gel clareador;
  • Pacientes em tratamento de doenças graves;
  • Pacientes que tenham sensibilidade térmica;
  • Presença de lesões de erosão/abrasão/abfração nos dentes;
  • Dentes com dano pulpar;
  • Pacientes que apresentem lesões na mucosa oral.
  • A dentista também cita alcoólatras e fumantes como grupos contraindicado ao clareamento dental, pois estes possuem condições clínicas pré-cancerígenas.

Após o tratamento, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade dentária ao gel clareador. O incômodo é temporário e tende a desaparecer com o tempo. Para aliviar os sintomas, a recomendação é evitar ingerir alimentos muito gelados e ácidos, como suco de limão e refrigerantes. Outro cuidado importante é reduzir o consumo de alimentos com corantes enquanto as sessões não forem finalizadas. Nessa lista, podemos citar açaí, vinho tinto, beterraba e café. 
Por fim, a dentista reforça que o clareamento a laser deve ser feito somente com supervisão de um profissional. “Se não houver controle do tempo de aplicação e do protocolo necessário para o uso na fotoativação do gel clareador, o clareamento pode levar ao aumento da temperatura pulpar dos dentes, com risco de causar danos a este tecido e maior sensibilidade”, diz.

Clareamento dental a laser: valor costuma ser mais elevado que método caseiro

Outro fator que reforça a ideia de que o clareamento dental a laser é mais eficaz tem a ver com o preço. Por ter um custo maior, existe a crença de que o método é melhor que outras técnicas. Na verdade, o valor está relacionado aos equipamentos e à mão de obra do dentista, já que o procedimento é feito somente no consultório e com materiais específicos. O preço do procedimento também varia de acordo com a quantidade de sessões necessárias para alcançar os resultados desejados. 
 

Este artigo contou com a participação de:

Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias