Implante de carga imediata: quais cuidados tomar após a cirurgia
Os implantes dentários de carga imediata diminuem o tempo de cicatrização e do tratamento
Os implantes dentários de carga imediata diminuem o tempo de cicatrização e do tratamento

Publicador de Conteúdos e Mídias

Que cuidados tomar após um implante de carga imediata?

O implante de carga imediata reduz o tempo de recuperação do paciente, mas quais cuidados tomar após a cirurgia? Leia mais para saber

24/03/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O implante de carga imediata é um procedimento odontológico cada vez mais popular graças aos seus benefícios estéticos e funcionais. Enquanto que no implante tradicional a fixação do dente artificial acontece alguns meses após a cirurgia, o dente é posicionado imediatamente após a colocação do implante de carga imediata. Para que o implante seja um sucesso a longo prazo, é fundamental tomar cuidados especiais. Para isso, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que esclareceu as vantagens do procedimento e os cuidados após o implante de carga imediata. Confira!

Por que fazer um implante de carga imediata?

Por ter uma menor espera entre a colocação cirúrgica do implante e a reabilitação da prótese, o implante de carga imediata é uma técnica que diminui o tempo de tratamento. “Proporciona alta estabilidade primária ao implante osseointegrado; evita o desconforto de fazer o paciente utilizar uma prótese removível; facilita o modelamento da gengiva em torno da restauração provisória; estabelece o aspecto de uma dentição fixa com a osseointegração dos implantes e melhor estética”, listou a dentista.

Prefira alimentos macios e frios nos primeiros dias após o implante de carga imediata

Um dos principais cuidados após a cirurgia é evitar colocar muita pressão no implante. Além disso, é indicado evitar alimentos duros ou pegajosos, como carnes e amendoins, e não morder com muita força. “Alimentação líquida, pastosa, fria ou gelada nas primeiras 48h”, recomenda Urla. Os alimentos frios, macios, pastosos e líquidos ajudam a diminuir possíveis inchaços. Alguns exemplos são: sopa fria em forma de caldo ou creme, sorvete, leite e sucos de frutas não ácidos. Outro hábito importante é evitar fumar ou usar tabaco, já que a nicotina pode prejudicar a cicatrização do implante.

Faça repouso nos primeiros dias após o implante de carga imediata

Também é indicado fazer repouso nos primeiros dias após a cirurgia, evitando atividades físicas intensas e que geram muito esforço. Caso haja dor, é possível usar analgésicos prescritos pelo seu médico dentista. “O paciente é orientado a seguir a prescrição medicamentosa, respeitando dose e intervalos, e manter repouso por 48h. Em caso de dor, edema (inchaço), febre ou sangramento, entre em contato com o seu dentista”, recomenda a profissional. 

Tenha uma boa higiene bucal depois de fazer o implante de carga imediata

Manter uma boa higiene bucal é importante para garantir a saúde do implante a longo prazo. Escove os dentes com cuidado, evitando a área do implante nos primeiros dias, e use enxaguantes bucais prescritos pelo dentista. A médica indica “limpar a região dos pontos delicadamente com cotonete embebido em gel de clorexidina a 0,2%, realizar bochechos com com clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia (manhã e noite), manter a higiene bucal correta dos demais dentes com o uso de fio dental e escovação e evitar mastigar sobre a região dos pontos”.

Siga as recomendações do seu médico dentista para uma recuperação completa

Quanto ao retorno às atividades normais, é importante seguir as sugestões do seu dentista. De modo geral, é possível voltar a ter uma rotina normal após cerca de uma semana, mas é importante manter os cuidados com a higiene bucal a longo prazo e não exagerar nos esforços. “Não se expor ao sol e não fazer exercícios físicos intensos”, indica Uila Ramos.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias