Você está acertando na sua higiene bucal? Confira nossas dicas
Para acertar na rotina de higiene bucal, é importante escolher o melhor tipo de escova de dente, creme dental e também lembrar de passar o fio dental.
Compartilhar em suas redes
Manter uma boa rotina de higiene bucal envolve diferentes etapas e cuidados que são fundamentais para evitar cáries, infecções, acúmulo de tártaro e outros problemas mais graves. Você já se perguntou, por exemplo, com que frequência é necessário trocar a escova de dentes? E quanto ao creme dental? Qual o tipo mais indicado para cada pessoa? O Sorrisologia listou uma série de dicas importantes para manter a saúde bucal em dia e evitar erros simples na rotina de higienização. É só continuar lendo!
1. Passe fio dental antes da escovação
Para começar a higiene bucal, é importante passar o fio dental para remover restos de alimentos e possíveis placas bacterianas retidos nos espaços interdentais. Passe o fio cuidadosamente, penetrando de leve no sulco gengival para realizar uma higiene mais detalhada, prevenindo gengivite e outros problemas na gengiva. O fio dental é importante para limpar os espaços que a escova não alcança e deve ser usado todos os dias, sempre após as refeições ou ao menos antes da escovação noturna.
2. Escolha uma escova com cerdas macias
Acertar na escolha da escova de dente é outro ponto muito importante. Para realizar uma boa higiene sem desgastar o esmalte do dente ou machucar a gengiva, os modelos com cerdas macias costumam ser os mais indicados pelos dentistas. Para quem tem sensibilidade dentária, em especial, essa dica é muito importante. Uma escova com cabeça pequena e cerdas macias facilita a limpeza dos dentes e não machuca o tecido gengival. É importante, ainda, não fazer muita força durante a escovação para preservar o esmalte dental e prevenir machucados.
Por ser um objeto de uso pessoal em mucosas, é necessário que cada pessoa possua a sua própria escova dental. Em estudo publicado na Revista de Odontologia da Unesp em 2006, 2,7% das crianças entrevistadas afirmaram compartilhar escova de dentes com familiares. Os autores do estudo consideram isso perigoso pois pode causar transmitir doenças virais e parasitárias.
3. Troque a escova de dentes ao menos a cada 3 meses
Saber o momento certo de substituir a escova de dentes também é importante para manter a higiene bucal em dia. Geralmente, o indicado é não ultrapassar 3 meses de uso e também na cor e no nível de desgaste das cerdas. Em alguns casos, a troca da escova deve ser realizada até mesmo antes dos 90 dias, geralmente quando as cerdas já estão amassadas e desbotadas, o que significa que o item perdeu a sua eficiência. Por isso, inclusive, também é importante não fazer muita força durante a escovação, o que ajuda a preservar a escova por mais tempo.
4. Opte pelo tipo de creme dental recomendado pelo dentista
Existem diferentes tipos de creme dental que podem ser usados em diferentes casos: para tratar sensibilidade, prevenir tártaro, problemas na gengiva ou até fazer uma limpeza mais profunda. Para não errar, o mais indicado é consultar o seu dentista e, então, utilizar a pasta de dente que mais se encaixa com a sua necessidade.
A pasta de dente Oral-B Duplo Alívio, por exemplo, tem uma tecnologia de dupla ação, sendo indicada para tratar sensibilidade e doenças na gengiva, garantindo um alívio já no primeiro uso. Já o creme dental Oral-B Gengiva Detox Deep Clean promove uma limpeza mais profunda, elimina bactérias em áreas de mais difícil acesso, previne problemas na gengiva e deixa uma sensação refrescante na boca. Ela é ótima para eliminar as sujeiras e evitar o mau hálito no dia a dia. Antes de escolher, não se esqueça de consultar o dentista, ok?
5. Espere 30 minutos para escovar os dentes após as refeições
Embora algumas pessoas tenham o hábito de escovar os dentes logo após as refeições, o ideal é esperar um pouco para não comprometer a saúde bucal. O mais correto é aguardar 30 minutos para que a saliva consiga equilibrar o ph da boca e, consequentemente, também equilibrar a microbiota bucal. Caso o pH do meio fique muito ácido, aumentam os riscos de proliferação de bactérias e problemas como erosão dentária. Portanto, após as refeições, lembre-se de esperar meia hora antes de realizar a escovação.
6. Lembre-se de escovar a língua
Você sabia que também é importante higienizar a língua? Geralmente, o indicado é passar o fio dental, utilizar o raspador de língua (para remover o acúmulo de placa bacteriana) e depois realizar a escovação. Também é possível utilizar a escova, no final da higienização, para esfregar e limpar bem a língua. Essa etapa é importante para prevenir o mau hálito e também doenças bucais.
7. Leve sempre um kit de higiene bucal para o trabalho
É muito importante ter um kit de higiene bucal completo para levar para o trabalho e, assim, não abdicar da rotina de escovação. Monte um conjunto com fio dental, escova de dente, creme dental e, se o seu dentista recomendar, também um enxaguante bucal, que serve de complemento para a higienização. Essa dica é imprescindível para quem costuma passar muito tempo fora de casa.
8. Vá ao dentista regularmente
Além de manter uma rotina cuidadosa de escovação, é muito importante ir ao dentista regularmente para realizar uma profilaxia profissional (remover manchinhas no esmalte e fazer uma raspagem periodontal, por exemplo) e, assim, garantir que a saúde bucal esteja em dia. Geralmente, o indicado é consultar o dentista ao menos a cada 6 meses ou sempre que sentir algum incômodo - dor de dente, inflamação na gengiva, alguma manchinha, ferida e por aí vai.