Minha prótese dentária quebrou: o que fazer?
Lidar com uma prótese dentária quebrada é mais comum do que se imagina. Embora sejam estruturas extremamentes fortes, elas também podem trincar, quebrar ou se romper por uma série de motivos diferentes. Justamente por isso, é importante ter em mente que todos os cuidados com
Compartilhar em suas redes
Lidar com uma prótese dentária quebrada é mais comum do que se imagina. Embora sejam estruturas extremamentes fortes, elas também podem trincar, quebrar ou se romper por uma série de motivos diferentes. Justamente por isso, é importante ter em mente que todos os cuidados com a higiene bucal devem ser mantidos para evitar o quadro. Mas será que você sabe o que fazer quando a sua prótese dentária quebra? Ou quais os hábitos necessários para evitar esse problema? Para esclarecer essas dúvidas, o Sorrisologia conversou com o dentista Basilio Figueiredo. Veja só!
Antes de tudo, entenda os diferentes tipos de prótese dentária
De acordo com o dentista Basílio, existem diferentes tipos de próteses dentárias e cada uma delas podem ser feitas com materiais específicos. “Elas podem ser fixas, unitárias, múltiplas e removíveis, sendo totais e parciais”, afirma. Nesse sentido, ele continua: “Essas próteses são confeccionadas com diversos materiais, como resinas acrílica, metais e porcelanas”. No entanto, vale ressaltar que independentemente do modelo ou material escolhido, as próteses dentárias possuem o objetivo de repor um ou mais dentes através da reabilitação protética, devolvendo ao paciente a estética, a fonética, a mastigação e a reintegração a sociedade.
O que pode quebrar uma prótese dentária? Conheça 5 motivos diferentes
- Cárie;
- Mastigação de alimentos durinhos e crocantes;
- Traumas em geral, como uma queda.
- Morder objetos duros, como tampa de caneta;
- Fraturas radiculares.
Minha prótese dentária quebrou: e agora?
Imagine o seguinte cenário: sua prótese dentária quebrou e você está bem preocupado, já que não faz ideia do que fazer para recuperar o seu sorriso. Nesse caso, o profissional adianta: é importante consultar o seu dentista de confiança o quanto antes. “O ideal é procurar um profissional especializado para verificar o motivo por trás da fratura e, principalmente, se houve uma fratura radicular ou uma cárie, que são quadros que podem resultar em dor, tratamento de canal e até mesmo perda do dente”, afirma. Além disso, quando se trata de próteses dentárias removíveis, o profissional ressalta que o cuidado deve ser redobrado e as medidas caseiras evitadas. “As fraturas desse modelo só devem ser removidas pelo profissional, não existe remédio caseiro, já que as colas podem ser extremamente perigosas pela sua toxicidade”.
Os cuidados necessários com a prótese dentária
Além de ser um tratamento eficaz para repor as funções dos dentes perdidos, a prótese dentária é uma solução estética para o paciente, devolvendo um sorriso alinhado. Justamente por isso, é importante manter alguns cuidados para evitar a sua quebra. “O paciente deve estar orientado para os cuidados de higiene bucal da mesma forma que com os dentes naturais, usando uma escova de boa qualidade, fio dental, creme dental e escovas interproximais”, reforça o dentista. Além disso, é necessário ter em mente que o acompanhamento odontológico é fundamental para garantir a durabilidade do tratamento. “Visitas constantes ao seu dentista ajudam a diagnosticar precocemente recidivas de cáries, fraturas radiculares ou trincas dos materiais de revestimento, garantindo a saúde bucal do paciente”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Basilio Pires de Figueiredo Filho - Especialista em prótese e endodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 5859