18.08.2020

Protese dentária removível: fiquei um tempo sem usar e agora incomoda. Por que isso acontece? O que fazer para acabar com o problema?

Você está sentindo dores e incômodo após o uso da prótese dentária? Saiba o motivo por trás desse problema
Você está sentindo dores e incômodo após o uso da prótese dentária? Saiba o motivo por trás desse problema

Quando se trata de perda dos dentes, a prótese dentária removível é uma das opções mais procuradas pelos pacientes para recuperar o sorriso. Ainda assim, é comum que algumas pessoas não saibam os cuidados que a ferramenta requer no dia a dia, o que pode resultar na suspensão temporária do seu uso. Nesse caso, é comum que haja dores e incômodo ao voltar a usar a prótese dentária removível, conforme afirma o dentista Basílio Figueiredo. Pensando nisso, conversamos com o especialista para entender o motivo por trás desse problema e como tratá-lo. Confira!

Prótese dentária removível: entenda como funciona a ferramenta

Devido a algum acidente, queda ou doença bucal, como a periodontite, o paciente pode acabar perdendo um ou mais dentes. Para restabelecer a saúde bucal e a estética do seu sorriso, a prótese dentária removível é uma boa solução. Parecidas com dentaduras, elas podem ser convencionais, quando são feitas com grampos, ou com attachments, que são aquelas confeccionadas com encaixes “escondidos” dentro da prótese. Se você está procurando uma delas, vale consultar um especialista na área para analisar qual dos modelos melhor se encaixa para o seu caso.

A prótese dentária pode incomodar depois de muito tempo sem usar?

Sim. De acordo com o especialista, a pressão ocasionada pela prótese dentária removível na gengiva é a principal responsável pelo incômodo. “No momento em que o paciente fica sem usar a prótese por alguns dias, a pressão feita pela ferramenta desaparece e faz com que a mucosa fique mais volumosa. Justamente por isso, o retorno da colocação da prótese pode resultar em dores e desconforto”, afirma. Ainda assim, vale lembrar que sentir um leve desconforto durante os primeiros dias de readaptação com a prótese é comum. Mas quando o acessório causa dor e até mesmo feridas na gengiva é importante consultar um dentista de confiança.

Saiba como lidar com esse incômodo para garantir um sorriso saudável

Ninguém gosta de sentir dor, certo? Por isso, o profissional orienta: ao sentir incômodos devido ao uso da prótese dentária removível, o primeiro passo é consultar um dentista. “Acontece que a presença de lesões, como aftas e tumoração, e até mesmo a oclusão da prótese podem ser os responsáveis pelas dores e desconforto”, explica. Nesses casos, o tratamento deve ser feito através do manuseio da ferramenta. “O uso da prótese deve ser feito por poucas horas a cada dia e, aos poucos, aumentar gradativamente”, afirma.

Além disso, o profissional comenta que a prótese, perfeitamente adaptada à cavidade oral, deve ser usada ao longo de todo o dia. Mas, na hora de dormir, a indicação é outra. “A noite, o acessório deve ser removido para que a gengiva possa “respirar”, já que por baixo da prótese existem glândulas salivares que precisam ser liberadas da pressão ocasionada pelo uso da mesma”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Basilio Pires de Figueiredo Filho - Especialista em prótese e endodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 58590


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal