Sofre de dor de cabeça constante? Descubra se é bruxismo
Sofre com dores de cabeça constantes e não sabe mais o que fazer? Pode ser bruxismo. Leia em Sorrisologia os sintomas, causas e possíveis tratamentos. Confira!
Compartilhar em suas redes
Impossível negar, mas pelo menos uma vez na vida você já teve uma dor de cabeça. E você já se perguntou por que, para muitos, elas são tão comuns? Seja após um dia turbulento de trabalho, até mesmo ao acordar, alguns de nós sofremos desse incômodo. De acordo com estudo publicado no Journal of Headache and Pain, mais de 50% da população mundial sofre com o problema pelo menos uma vez ao ano.
Mas, você já pensou na possibilidade da causa da sua dor de cabeça estar relacionada a algo que você nem perceba? Aqui entra um personagem muitas vezes ignorado: o bruxismo.
A condição, caracterizada pelo ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, pode ser a chave para entender suas dores de cabeça constantes.
Hoje vamos falar sobre este vilão que vem tirando o sono de muitas pessoas. Exploraremos causas, como ele pode estar ligado diretamente às duas dores de cabeça, e claro, entregar dicas de como tratar e prevenir ambos os problemas.
Fique com a gente e livre-se dessa dor tão incômoda!
Bruxismo: o que é, características e sintomas
O bruxismo é a condição onde a pessoa range ou aperta os dentes de forma involuntária. Embora possa acontecer em diversos momentos, o caso mais comum acontece durante o sono.
Você pode estar se perguntando: como sei se tenho bruxismo?
Alguns sinais são bastante claros, e o mais evidente é o desgaste nos dentes, que pode ser notado por um dentista durante uma consulta de rotina. Outros sintomas incluem dor na mandíbula, dores de cabeça, especialmente ao acordar, e até mesmo dor no pescoço e nos ouvidos. Ou você pode perguntar para quem dorme com você. A pessoa pode perceber o problema devido ao som do ranger dos dentes durante a noite.
Algumas pessoas também relatam uma sensação de dor ou fadiga nos músculos da mandíbula ao acordar. Isso acontece porque, sem perceber, elas tensionam essa musculatura durante a noite. E é possível, que em alguns casos, o bruxismo pode até levar a problemas mais sérios, como a Disfunção Temporomandibular (DTM), uma condição que afeta as articulações da mandíbula.
Identificando sinais de Bruxismo
É verdade que o bruxismo pode ser um intruso silencioso na nossa vida, mas a boa notícia é que ele nos dá sinais claros que podemos observar por conta própria, e estar atento a esses possíveis sintomas é um passo importante para reconhecer o problema. E aí, quando perceber algo diferente você pode procurar a ajuda de um especialista.
O interessante é que o bruxismo pode manifestar sinais tanto durante o dia quanto à noite. Vamos entender um pouco mais sobre isso?
- Sensação de dor ou cansaço nos músculos da mandíbula, principalmente ao final do dia.
- Dores de cabeça frequentes, especialmente na região da testa.
- Sensibilidade nos dentes ao comer ou beber alimentos frios ou quentes.
- Morder o interior das bochechas ou a língua sem perceber.
- Dentes ligeiramente desalinhados ou sensação de mordida desconfortável.
- Sons de ranger de dentes durante a noite, que muitas vezes são percebidos por quem dorme ao lado.
- Desgaste visível nos dentes, notado por um dentista.
- Dor de cabeça ou na mandíbula ao acordar.
- Dentes fraturados ou soltos.
- Dor ou zumbido nos ouvidos sem causa aparente.
Tratamentos para Bruxismo e alívio da dor de cabeça
Quando diagnosticado o bruxismo, existe uma variedade de tratamentos médicos e odontológicos disponíveis, bem como práticas de autocuidado e mudanças de hábitos que podem proporcionar alívio significativo:
Opções de tratamento médico e odontológico:
- Placas de mordida: o dentista pode recomendar o uso de placas de mordida feitas sob medida para proteger os dentes do desgaste e aliviar a tensão na mandíbula
- Medicamento: em casos específicos, remédios para relaxar os músculos e aliviar a dor podem ser prescritos
- Terapias de botox: injeções de botox nos músculos da mandíbula tem mostrado eficácia em reduzir a força do ranger dos dentes
- Acompanhamento psicológico: terapias focadas no cuidado com o estresse podem ser benéficas, dado que o bruxismo muitas vezes está relacionado a altos níveis de tensão.
Mudanças no estilo de vida:
Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer uma grande diferença:
- Relaxamento e redução do estresse: meditação e ioga podem ser benéficas
- Melhorar a qualidade do sono: criar um ambiente tranquilo e confortável para dormir
- Exercícios físicos: atividade física regular ajuda a aliviar o estresse e melhora a saúde em geral.
Dicas de autocuidado de hábitos saudáveis:
- Pratique exercícios de relaxamento facial e mandibular, seguindo as orientações do seu médico
- Evite mascar chicletes e morder objetos duros
- Mantenha uma rotina regular de cuidados dentários e consultas com seu dentista de confiança
Dicas de um profissional: como prevenir o bruxismo
Fique tranquilo, é possível evitar o bruxismo e até mesmo diminuir os sintomas. Para a ortodontista Inês Horie, o mais importante é prevenir as tensões do dia a dia. “A sobrecarga de atividades é prejudicial, principalmente para crianças e adolescentes. Procurar profissionais especializados, visitar o dentista rotineiramente, praticar atividade física regular, ter uma alimentação balanceada e levar uma vida sem exageros pode colaborar bastante para isso", finaliza.
Atualizado em 26/02/2024