14.09.2021

Botox para bruxismo funciona? Entenda!

Saiba como funciona o botox para bruxismo e os benefícios desse tratamento para a condição
Saiba como funciona o botox para bruxismo e os benefícios desse tratamento para a condição

Você já ouviu falar em botox para bruxismo? Essa função da toxina botulínica talvez ainda seja desconhecida pra você, mas a proteína também pode ser associada aos cuidados com a saúde bucal. Além de ser uma opção para substituir o uso da placa de bruxismo, esse procedimento também é um grande aliado para amenizar alguns sintomas, como dor orofacial. Para entender como esse tratamento para bruxismo funciona na prática, conversamos com a cirurgiã-dentista Daniela Balthazar, de São Paulo, que revelou os principais benefícios do botox para bruxismo. Veja a seguir!

Bruxismo: entenda como a condição afeta a saúde bucal

Antes de descobrir como funciona o botox para bruxismo, é preciso entender como esse distúrbio pode afetar a sua saúde bucal. O quadro nada mais é do que o hábito de ranger e apertar os dentes. Na prática, isso significa que os dentes entram em contato de maneira forçada, podendo ocasionar sons, especialmente durante o sono. Na maioria das vezes, as principais causas para a condição estão relacionadas à questões psicológicas, já que o bruxismo e ansiedade caminham lado a lado, assim como o estresse.

Ainda que muitos pacientes acreditem ser um quadro inofensivo, o bruxismo pode trazer consequências sérias e até mesmo irreversíveis ao seu sorriso. O desgaste dentário, por exemplo, é uma delas. Além disso, um paciente com bruxismo também pode lidar com sensibilidade dental, dor e mobilidade dos dentes, dor orofacial, dor na ATM e dificuldade para abrir e fechar a boca. Por isso, é importante que a qualquer sinal do problema, o paciente busque por atendimento profissional para iniciar o tratamento para bruxismo.

Afinal, como funciona o botox para bruxismo?


Você pode até duvidar, mas o botox para bruxismo pode melhorar bastante a qualidade de vida de pacientes rangem os dentes. Isso porque o procedimento atua diretamente na “raiz do problema”. “O botox pode ser aplicado nos músculos da mastigação, que são os responsáveis pelo bruxismo, relaxando e reduzindo a força da contração muscular”, revela a dentista.

Nesse sentido, a aplicação do botox para bruxismo também atua na proteção dos dentes, evitando fraturas dentárias causadas pela força excessiva contração dos músculos. Quanto às etapas do procedimento, a especialista adianta: a aplicação é feita  em poucos pontos, incluindo nos músculos masseter e temporal, que ficam em cada lado da face. O procedimento é simples, indolor e costuma durar cerca de 30 minutos, podendo ser realizado pelo próprio cirurgião-dentista em consultório.

O botox para bruxismo é um procedimento que pode ser feito por qualquer paciente adulto

De acordo com a especialista, outra grande vantagem do bruxismo é a sua versatilidade. Isso porque, diferente de outros procedimentos odontológicos, a aplicação da toxina botulínica não apresenta grandes restrições. Na verdade, qualquer paciente com bruxismo pode investir no tratamento, com exceção de crianças. Ainda assim, é importante ressaltar que um diagnóstico profissional deve ser feito antes do procedimento.

“Sempre deve haver um cuidadoso diagnóstico e tratamento também das causas do bruxismo. Isso porque a aplicação da toxina irá apenas amenizar os sintomas e hipertrofia e prevenir contra possíveis perdas dentais ou fraturas”, explica a dentista. Caso a verdadeira causa do bruxismo não seja tratada, é possível que após o período de ação da toxina, entre 3 e 6 meses, os incômodos voltem novamente. 

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Daniela Balthazar - Cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial com credenciamento em toxina botulínica e preenchedores pela USP.
São Paulo - SP
CRO-SP: 
71941


 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal