Botox para bruxismo funciona? Entenda!
O botox para bruxismo tem ganhado cada vez mais popularidade entre os pacientes. Mas você sabe como esse tratamento para bruxismo funciona? Entenda!
Compartilhar em suas redes
Você já ouviu falar em botox para bruxismo? Essa função da toxina botulínica talvez ainda seja desconhecida pra você, mas a proteína também pode ser associada aos cuidados com a saúde bucal. Além de ser uma opção para substituir o uso da placa de bruxismo, esse procedimento também é um grande aliado para amenizar alguns sintomas, como dor orofacial. Para entender como esse tratamento para bruxismo funciona na prática, conversamos com a cirurgiã-dentista Daniela Balthazar, de São Paulo, que revelou os principais benefícios do botox para bruxismo. Veja a seguir!
Bruxismo: entenda como a condição afeta a saúde bucal
Antes de descobrir como funciona o botox para bruxismo, é preciso entender como esse distúrbio pode afetar a sua saúde bucal. O quadro nada mais é do que o hábito de ranger e apertar os dentes. Na prática, isso significa que os dentes entram em contato de maneira forçada, podendo ocasionar sons, especialmente durante o sono. Na maioria das vezes, as principais causas para a condição estão relacionadas à questões psicológicas, já que o bruxismo e ansiedade caminham lado a lado, assim como o estresse.
Ainda que muitos pacientes acreditem ser um quadro inofensivo, o bruxismo pode trazer consequências sérias e até mesmo irreversíveis ao seu sorriso. O desgaste dentário, por exemplo, é uma delas. Além disso, um paciente com bruxismo também pode lidar com sensibilidade dental, dor e mobilidade dos dentes, dor orofacial, dor na ATM e dificuldade para abrir e fechar a boca. Por isso, é importante que a qualquer sinal do problema, o paciente busque por atendimento profissional para iniciar o tratamento para bruxismo.
Afinal, como funciona o botox para bruxismo?
Você pode até duvidar, mas o botox para bruxismo pode melhorar bastante a qualidade de vida de pacientes rangem os dentes. Isso porque o procedimento atua diretamente na “raiz do problema”. “O botox pode ser aplicado nos músculos da mastigação, que são os responsáveis pelo bruxismo, relaxando e reduzindo a força da contração muscular”, revela a dentista.
Nesse sentido, a aplicação do botox para bruxismo também atua na proteção dos dentes, evitando fraturas dentárias causadas pela força excessiva contração dos músculos. Quanto às etapas do procedimento, a especialista adianta: a aplicação é feita em poucos pontos, incluindo nos músculos masseter e temporal, que ficam em cada lado da face. O procedimento é simples, indolor e costuma durar cerca de 30 minutos, podendo ser realizado pelo próprio cirurgião-dentista em consultório.
O botox para bruxismo é um procedimento que pode ser feito por qualquer paciente adulto
De acordo com a especialista, outra grande vantagem do bruxismo é a sua versatilidade. Isso porque, diferente de outros procedimentos odontológicos, a aplicação da toxina botulínica não apresenta grandes restrições. Na verdade, qualquer paciente com bruxismo pode investir no tratamento, com exceção de crianças. Ainda assim, é importante ressaltar que um diagnóstico profissional deve ser feito antes do procedimento.
“Sempre deve haver um cuidadoso diagnóstico e tratamento também das causas do bruxismo. Isso porque a aplicação da toxina irá apenas amenizar os sintomas e hipertrofia e prevenir contra possíveis perdas dentais ou fraturas”, explica a dentista. Caso a verdadeira causa do bruxismo não seja tratada, é possível que após o período de ação da toxina, entre 3 e 6 meses, os incômodos voltem novamente.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Daniela Balthazar - Cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial com credenciamento em toxina botulínica e preenchedores pela USP.
São Paulo - SP
CRO-SP: 71941