5 coisas que você deve fazer antes de colocar aparelho ortodôntico
Você saiu do consultório do seu dentista com a notícia de que vai começar a usar aparelho ortodôntico. Isso significa que agora sua rotina vai mudar um pouquinho e os cuidados com os dentes devem estar na sua lista de prioridades mais do que nunca, mas nada que seja impossível
Compartilhar em suas redes
Você saiu do consultório do seu dentista com a notícia de que vai começar a usar aparelho ortodôntico. Isso significa que agora sua rotina vai mudar um pouquinho e os cuidados com os dentes devem estar na sua lista de prioridades mais do que nunca, mas nada que seja impossível de realizar no dia a dia. Tudo isso é apenas para garantir que essa intervenção seja rápida e com resultados positivos. Pensando nisso, o Sorrisologia listou algumas coisas que você pode fazer agora, antes mesmo de iniciar o tratamento.
Tire uma foto antes
Isso é uma experiência bem legal de se fazer. Tire uma foto com o sorriso bem à mostra antes de colocar o aparelho. Ao final do tratamento, você tira outra e compara os resultados. Isso vale tanto para você identificar se tudo correu bem e os resultados obtidos atenderam às expectativas, quanto para você se orgulhar do seu novo sorriso e perceber que todo esforço vale a pena para dentes mais lindos e saudáveis.
Converse com o profissional sobre tipos de aparelho
Se você logo se desesperou com a possibilidade de ter que usar aqueles aparelhos extrabucais, respire e se acalme. Não é bem assim! Dependendo do seu caso, é possível escolher um aparelho mais estético, mas nunca sem consultar seu ortodontista antes. Só ele sabe o que será melhor para você neste momento.
Adquira todos os itens de higiene que você vai usar a partir de agora
A mudança de cuidados inclui o seu kit de higiene bucal. Se antes você se limitava ao fio dental e escova de dente normal, agora pode ser que uma escova ortodôntica e, quem sabe, uma escova interdental sejam necessárias. Também é seu ortodontista que vai avaliar o que você realmente precisa e o que deve ou não ser considerado na sua rotina de higiene.
Planeje uma nova alimentação
Se você é um apaixonado por guloseimas do tipo pé de moleque e bala de caramelo, é bom repensar um pouco esse consumo. Não que você terá que abrir mão disso, mas durante o tratamento ortodôntico talvez seja melhor evitá-los. Pense em um cardápio mais nutritivo e que colabore para sua saúde bucal. Lembre-se que o aparelho ortodôntico possui peças que podem quebrar facilmente com certos alimentos.
Organize-se para encontrar com seu ortodontista mensalmente
A não ser que ele recomende períodos mais espaçados, quem está em tratamento ortodôntico deve encontrar o profissional, em média, uma vez ao mês para manutenção e avaliação do tratamento. Reserve na agenda esse tempo e não deixe de comparecer às consultas. Seu sorriso agradece!
Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo: