Pessoas com aparelho ortodôntico devem evitar esses alimentos
Se você usa aparelho ortodôntico, listamos alguns alimentos que você deve evitar para garantir um tratamento mais seguro. Continue lendo e saiba mais.
Compartilhar em suas redes
Ao descobrir que vai usar aparelho ortodôntico, muita gente logo fica preocupada, pois sabe que algumas coisas vão precisar mudar na sua alimentação. Não significa que você nunca mais vai comer isso ou aquilo, seria até torturante! Entretanto, é preciso conhecer quais são os alimentos que podem ser prejudiciais ao uso do seu aparelho e, claro, evitá-los o máximo possível. Pense da seguinte forma: quanto mais cuidadoso você for, mais rápido você passa pelo tratamento ortodôntico e estará livre para voltar a comer as coisas que você tanto gosta. Mas, quando não for possível resistir, é preciso cuidado não só na mastigação, como na higienização em seguida.
Alimento duros
Têm pessoas que adoram uma comida mais crocante, né? Aquele sonoro "crec" ao mastigá-los dá ainda mais gosto. Mas, o problema é que esses alimentos podem ser inimigos dos aparelhos dentários podendo descolar o braquete, danificar ou quebrar outras partes. Balas, torresmo, nozes, castanhas, pé de moleque, pipoca e até o milho cozido são alguns exemplos que se encaixam nessa categoria.
Alimentos pegajosos
Aqui são alimentos que grudam, daqueles que deixam seu aparelho todo sujo e, ainda, dificultam sua higienização. E se não for devidamente eliminado na escovação, podem ficar alojados nos dentes e produzir a temível placa bacteriana. Chiclete, jujubas, caramelos e pirulitos podem fazer essa bagunça nos seus dentes. Fique ligado e preserve seu sorriso.
Alimentos grandes
O problema aqui é o tamanho dos alimentos mesmo. Para pessoas que usam aparelho ortodôntico, é recomendado não morder uma fruta diretamente no seu formato normal e, sim, cortar em pedaços menores. Dessa forma você facilita a mastigação, além de não correr o risco de soltar o fio ortodôntico ou danificar as peças do aparelho.
A escovação do jeito certo
A escova interdental é a salvação para pessoas com aparelho ortodôntico. Elas possuem um formato vertical que facilita na remoção da placa bacteriana e resíduos que ficam presos no bráquete e ao redor dele. Outra ferramenta importante nessas horas é a escova ortodôntica, ideal para quem usa o acessório já que as cerdas com corte em “V” limpam ao redor de aparelhos ortodônticos. O passador de fio também pode ser usado, agilizando e facilitando a limpeza dos dentes e do aparelho com o fio dental.