Escova elétrica: uma excelente opção para pacientes com dificuldades motoras
Entenda porque a escova elétrica é uma boa opção para quem tem dificuldades motoras ou crianças
Entenda porque a escova elétrica é uma boa opção para quem tem dificuldades motoras ou crianças

Publicador de Conteúdos e Mídias

Escova elétrica é uma opção para quem tem dificuldades motoras

Escova elétrica: uma excelente opção para pacientes com dificuldades motoras

10/04/2019

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem escolhe usar a escova de dente elétrica para fazer a higiene bucal opta não só por uma limpeza mais eficaz, mas também por um ritual mais confortável. Isso por que realizar a escovação pode ser um grande desafio para pacientes que possuem algum tipo de dificuldade motora. Como os movimentos da escova manual são restringidos, isso acaba dificultando a limpeza total dos dentes e de toda a boca.

Nesses casos, a escova elétrica é uma excelente opção - não só para pessoas com problemas de mobilidade, mas também para crianças. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com o odontologista e especialista em estética Vinícius Barçal, e ele contou um pouco mais sobre os benefícios desse tipo de escova. Confira!

A escova de dente elétrica: vale a pena usar?

A escova de dente elétrica é bem fácil de usar e seus diferentes modelos são muito eficientes na remoção da placa bacteriana. Segundo Vinícius, muitas dessas escovas possuem sistemas de controle, a fim de não permitir que o paciente exerça força em demasia sobre o dente e a gengiva, possuindo um timer que indica o tempo adequado de escovação para cada área. O odontologista esclarece o passo a passo básico para utilizar a escova elétrica:

Como funciona a escova de dente elétrica?

1. Coloque a escova elétrica com o creme dental dentro da boca, apoiada na superfície externa dos dentes.

2. Em seguida, ligue a escova e faça movimentos circulares, mudando-a de local até escovar todos os dentes. Repita este mesmo processo pela superfície interna, chamada de superfície lingual;

3. “Por último, escove a superfície oclusal, aquela que utilizamos para mastigar; lembre-se de não aplicar muita força e também, de realizar a limpeza da língua e utilizar o fio dental”, recomendou o dentista.

No entanto, Vinícius esclarece que antes de comprar sua escova elétrica, é importante conversar com o dentista de confiança para saber se, no seu caso, é realmente necessário optar por esse tipo de escova. “Para alguns pacientes, a utilização de forma incorreta, poderá causar danos principalmente à gengiva”, ressaltou.

Os benefícios da escova de dente elétrica para quem tem dificuldade motora

É importante frisar que não existem provas científicas de que as escovas elétricas são, de fato, melhores do que as escovas tradicionais. Entretanto, elas vêm demonstrando vantagens quanto à higiene oral, por possuírem cabeças e cerdas pequenas, que conseguem alcançar lugares mais difíceis de serem higienizados por pessoas com dificuldades motoras, como por exemplo, a região posterior.

Como benefício, essas escovas apresentam a realização dos movimentos sozinhos e de forma padronizada, sendo de fácil uso para pacientes com algum tipo de comprometimento motor, crianças e pessoas com pouca motivação para os hábitos de higiene bucal.

Matéria atualizada em 23/02/2021

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias