Dor de dente sem cárie: o que pode ser?
Nem toda dor de dente é causada por cárie. Conheça os outros motivos para dor no dente e seus possíveis tratamentos.
Compartilhar em suas redes
Nem sempre a dor de dente está relacionada à cárie. Ela é uma das principais causas para o desconforto, além de afetar na mastigação e gerar uma sensibilidade dentinária. No entanto, há outras razões para que você sinta a dor latente em toda a região do seu dente, podendo surgir por diferentes motivos. Mas atenção: não deixe de se consultar com um especialista para que ele faça o diagnóstico correto do caso. A seguir, o Sorrisologia vai te contar outros problemas que podem causar a dor de dente além da cárie. Confira!
Exposição radicular provoca dor de dente
A exposição radicular, também conhecida como recessão gengival ou raiz do dente exposta, é uma das razões para a dor de dente. Ela acontece quando as raízes dos dentes - as partes que ficam abaixo da coroa - ficam expostas por conta de uma retração da gengiva. Como resultado, é possível sentir sensibilidade no dente devido à exposição do local que era coberto pela gengiva. Um dos principais motivos para o surgimento da raiz do dente exposta é a escovação incorreta, sendo necessário caprichar na higiene bucal após o diagnóstico.
Dor de dente pode indicar bruxismo
O bruxismo também é um dos possíveis causadores da dor de dente. O transtorno é conhecido pela ação de ranger, apertar ou esfregar os dentes de forma involuntária. Como consequência, o bruxismo pode provocar: dor e sensibilidade dental, dores de cabeça e nos músculos do rosto, retração gengival, desgaste dos dentes, trincas no esmalte dentário e dor e estalo ao abrir e fechar a boca.
Com o diagnóstico e indicação da melhor terapia para cada tipo de bruxismo, a doença pode ser controlada. Um dos tratamentos mais conhecidos é o uso da placa de bruxismo, que protege e evita o desgaste dos dentes.
O que é bom para dor de dente muito forte?
Seja qual for o grau da dor, é sempre importante marcar uma consulta odontológica para que o dentista descubra a causa do problema e indique o melhor tratamento. Não deixe de visitar o especialista o mais rápido possível, já que se o caso for prolongado, é possível que o nervo do dente necrose ou inflame. Nessa situação, o canal é o tratamento indicado para solucionar o problema - ele consegue acessar, neutralizar e curar a lesão.
Dicas para prevenir a dor de dente
Há maneiras de evitar a dor de dente e manter a saúde bucal impecável. A primeira ação é marcar uma consulta odontológica para que o profissional indique a quantidade necessária de visitas ao ano. Além disso, tenha uma ótima higiene bucal: escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições e use o fio dental da maneira certa.
A alimentação também é um fator importante para evitar dor e outros problemas dentários: tenha uma alimentação balanceada, incluindo alimentos duros na dieta, como vegetais, pera, cenoura e pepino. Eles estimulam a mastigação, a produção de saliva e ajudam na limpeza dos dentes. Também consuma com moderação bebidas e alimentos ricos em açúcar, já que eles estimulam o desenvolvimento de bactérias na boca que destroem o esmalte do dente.