Dente amarelado pode ter causa genética? Confira a resposta com um dentista
Muitas pessoas são o espelho dos seus pais. Mas será que ter o sorriso amarelado pode ser uma característica que passa de maneira hereditária? Descubra com o Sorrisologia
Muitas pessoas são o espelho dos seus pais. Mas será que ter o sorriso amarelado pode ser uma característica que passa de maneira hereditária? Descubra com o Sorrisologia

Publicador de Conteúdos e Mídias

Entenda se os dentes amarelados podem ter a ver com a genética

Dente amarelado pode ter causa genética? Confira a resposta com um dentista

15/09/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Desde pequeno todo mundo diz que você tem o sorriso igualzinho do seu pai e isso sempre foi motivo de orgulho para você. Só que com o tempo você percebeu que essa verdade vai além da fisionomia, mas que seus dentes realmente andam amarelados assim como os dele. Muitas podem ser as causas para este problema, dentre elas estão a higiene bucal incorreta e os maus hábitos como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Mas será que dentes amarelados podem passar de pai para filho? A profissional em Dentística Kalina Diniz esclarece se este fenômeno também pode ser considerado como uma herança genética.

Dente amarelado pode ser hereditário?

A cor dos dentes depende muito dos costumes de cada pessoa. Mas, em alguns casos, a genética pode abrir uma exceção para tal regra. Kalina relata que este é o primeiro motivo para que o paciente tenha um sorriso amarelado e, infelizmente, não tem como prevenir. “Causas genéticas são difíceis de controlar”, reforça. A profissional explica os principais problemas. "Doenças congênitas como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom".

Os dentes de leite já nascem amarelos

Neste caso, ter sorriso amarelo é uma característica herdada de pais para filhos. "Os dentes de leite já podem nascer com uma certa fragilidade, apresentando o esmalte e/ou a dentina mal formados", diz. Isso pode causar uma degeneração mais veloz e muitos fatores externos também acabam ajudando no escurecimento, como a alimentação e má higiene bucal. Pessoas caucasianas são as mais atingidas por este problema. Mas Kalina revela que além das questões genéticas apresentadas, alterações de hormônios da tireoide também influenciam na coloração do dente.

Sem desculpas para evitar a higiene bucal

Mesmo sendo uma cor que não vai sair com a escova de dente, você precisa manter a higiene bucal todos os dias. Abandonar este hábito só vai deixar seus dentes mais amarelados e causar doenças bacterianas e inflamatórias, como a cárie e a gengivite. Lembre-se que nem sempre um sorriso amarelado significa falta de saúde.

O tratamento fica por conta do dentista

A boa notícia é que nestes casos a solução está nos tratamentos odontológicos e estéticos. "Essas manchas podem ser cuidadas assim que o dente nasce, tanto com tratamentos preventivos como com restaurações mais conservadoras". Outra opção seria o procedimento de clareamento dental que, segundo Kalina, tem o costume de funcionar muito bem. Converse com o dentista e decida a melhor terapia para o seu sorriso.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias