O que tem de errado com a sua higiene bucal?
Você sabe o que tem de errado com a sua higiene bucal? Descubra os erros comuns e como melhorar seus hábitos para um sorriso mais saudável. Leia mais!
Compartilhar em suas redes
Todos os dias fazemos a limpeza da nossa boca. Escova, creme dental e fio dental já fazem parte da sua rotina. Mas usar todas essas ferramentas não significa que sua escovação tem sido adequada. Se, para você, escovar os dentes virou uma tarefa automática, isso pode ser um problema. Ao deixar de prestar atenção em cada movimento é bem provável que alguns cuidados fiquem de fora. Que tal rever seus hábitos de higiene bucal e conferir se está tudo nos conformes? O dentista Leonardo Costa explica o que é certo e errado na hora de deixar um sorriso mais branco.
Por que esperar 30 minutos?
Depois de um delicioso almoço não se deve esquecer de fazer a limpeza oral. Mas uma das grandes dúvidas é sobre o momento certo de ir ao banheiro com o seu kit de higiene bucal. O profissional afirma que o tempo ideal para realizar a higiene da boca após alimentar-se é de 30 minutos. “Essa medida tem como objetivo deixar a saliva agir e neutralizar o pH dos alimentos ácidos que danificariam a superfície dental, caso seja realizada a escovação imediatamente após a refeição”.
Passo a passo da higiene bucal correta
O primeiro passo é iniciar a higiene com o fio dental. “Ele deve ser passado gentilmente entre os dentes para limpar a região interdental. Também deve-se penetrar cuidadosamente no sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente”. E daí os movimentos devem seguir suaves para frente e para trás e de baixo para cima. O objetivo é passar o fio dental por toda a lateral de cada dente, mas lembrando de usar sempre um pedaço limpo do fio em cada área.
Na segunda parte é a vez da escovação. A escova precisa ser macia, de cabeça pequena, e com um creme dental com flúor. Diferente do que dizem, a quantidade de creme dental para uma pessoa adulta deve ser do tamanho de um grão de ervilha. “Existem diversas técnicas de escovação de acordo com a necessidade do paciente: se ele tem dentes naturais, se usa aparelho ortodôntico ou se usa próteses fixas, removíveis ou sobre implantes”. Sendo assim, apenas seu dentista pode orientar quanto a melhor forma de escovação para você.
A finalização fica por conta do enxaguante bucal. Nesse caso você pode investir em um produto com ação whitening e sem álcool para ajudar a deixar os dentes mais branquinhos. Sem contar que termina a higiene oral com aquele gostinho refrescante na boca, né?
Por que força não significa uma boca mais limpa?
Algumas pessoas tendem a achar que para uma higiene bucal eficiente é necessário colocar mais força durante a escovação. No entanto, isso não é verdade e pode trazer problemas para a saúde da sua boca. A escovação deve ser feita de forma suave e com uma escova macia. “A higiene bucal feita com força pode causar a recessão gengival, que é o deslocamento da gengiva e exposição de parte da raiz do dente, podendo causar sensibilidade dental”, explica Leonardo. Além disto, escove sem pressa. Dois minutos é tempo suficiente para limpar toda a boca.
Hábitos que mudam o seu sorriso
Parece tudo muito simples. E é. A questão é incorporar de vez esses hábitos no seu dia a dia. A atenção para com a sua saúde bucal tem grandes efeitos no seu sorriso. “Com práticas simples e saudáveis e visitas regulares ao dentista, evita-se problemas bucais como gengivite, halitose e cárie dental, os inimigos de um sorriso bonito e saudável”.