15.02.2022

Gengiva inchada: como resolver esse problema?

 O tratamento de gengiva inchada começa sempre com a visita ao dentista. A dentista Renata Horn comenta quais as soluções para o problema
O tratamento de gengiva inchada começa sempre com a visita ao dentista. A dentista Renata Horn comenta quais as soluções para o problema

A gengiva inchada é um forte indício de que há algo de errado com a sua saúde bucal. A condição costuma ser resultado de uma inflamação local, conhecida como gengivite. Entretanto, o inchaço também pode ser causado por hábitos como escovar os dentes com força e uso inadequado do fio dental. Por isso, o primeiro passo para saber como desinchar a gengiva é marcar uma consulta com um dentista. Somente com avaliação profissional e um diagnóstico correto é possível resolver o problema, pois cada caso possui um tratamento específico. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a dentista Renata Horn. 

Gengiva inchada: o que pode ser? 

A gengiva inchada é o sintoma mais característico da gengivite, uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Segundo a doutora Renata, o processo inflamatório está diretamente ligada a má higiene oral, que favorece a formação de uma camada de bactérias ao redor dos dentes e do tecido gengival, chamada de biofilme. “Nós podemos identificar tal problema a partir das seguintes características: sangramento espontâneo durante a escovação e ou uso de fio dental, dor ao mastigar, desconforto no contato com as bochechas, gosto desagradável na boca e mau hálito persistente”, explica.

A gengiva inchada e dolorida também pode ser um sinal de que a escovação está sendo feita de maneira brusca. Aplicar muita força ao escovar os dentes machuca o tecido gengival, que tende a ficar vermelho, dolorido e com algumas lesões e aftas. O mesmo acontece quando se passa o fio dental de maneira incorreta. Portanto, a gengiva inchada e doendo após a higiene bucal é um alerta para ter mais cuidado na hora de limpar os dentes. 

O que fazer quando a gengiva está inchada? 

Investigar a causa da gengiva inchada é fundamental antes de começar qualquer tratamento. Por isso, a recomendação é sempre consultar um dentista antes de tomar qualquer iniciativa para reduzir o inchaço. A Dra. Renata explica que, no caso da gengivite, o paciente precisa passar por uma limpeza profunda para remoção de tártaro. “Para solucionar esse problema é necessário o auxílio de um profissional que irá remover a placa bacteriana, causadora do inchaço gengival, por meio de uma remoção mecânica. Esse tratamento é denominado de terapia básica periodontal”. Junto com tratamento no consultório, a profissional diz que os dentistas também podem recomendar algumas medidas caseiras para aliviar o incômodo causado pela gengiva inchada. Contudo, essas alternativas só devem ser feitas com orientação de um profissional. 

Por fim, a Dra. Renata comenta sobre a importância de uma boa higiene bucal, tanto no tratamento como na prevenção de gengiva inchada. “Escovação adequada, em conjunto ao uso correto do fio dental, o uso de enxaguatórios bucais e evitar longas períodos após a alimentação sem a higiene adequada. Com essas medidas, a inflamação gengival e o inchaço serão solucionados e a saúde bucal será restabelecida”.

Este artigo contou com a participação de:
Renata Horn - Mestre em implantodontia e especialista em periodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica de transformação do sorriso gengival e controle de recidiva. 
CRO-RJ: 30422

Redação: Joanna Dark


Tags:

gengivite gengiva

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: gengivite