Chiclete sem açúcar: 4 benefícios para a saúde bucal e cuidados recomendados
Mulher sorrindo e mastigando chiclete, com maquiagem leve e fundo verde desfocado.
Mulher sorrindo e mastigando chiclete, com maquiagem leve e fundo verde desfocado.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Chiclete sem açúcar não prejudica a saúde bucal, mas exige cuidado

Conheça os benefícios do chiclete sem açúcar para sua saúde bucal. Previne cáries, protege o esmalte e combate o mau hálito. Saiba mais agora!

 

28/08/2015

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sim. Você não leu errado! 

Apesar de todo mundo já ter escutado o aviso clássico da mãe que "chiclete dá cáries nos dentes”, temos uma informação importante a considerar. Será que é verdade que todo chiclete dá cárie? "O chiclete com açúcar pode tirar o cálcio dos dentes e realmente causar cárie”, alerta o ortodontista Mário Ito. Já o chiclete sem açúcar, se consumido de maneira regular, ajuda no combate à cárie e ainda traz outros benefícios. 

É pensando nisso que cada vez mais surgem no mercado diversas marcas de chiclete sem adição de açúcar, que podem ser uma opção para quem não dispensa a goma de mascar, mas não quer prejudicar os dentes. Porém, por mais que o chiclete sem açúcar não prejudique a saúde bucal, requer cuidados.

Se você é daqueles que ama um “chicletinho” depois do almoço, ou para aliviar a ansiedade, continue lendo este texto. O Sorrisologia vai apresentar 4 benefícios do chiclete sem açúcar que você não sabia e que ajudam você a cuidar da sua saúde bucal

Benefício 1: Mascar chiclete sem açúcar estimula a produção de saliva

"Ao mascar o chiclete sem açúcar, as glândulas salivares são estimuladas a produzir mais saliva, que ajuda na limpeza dos restos de alimentos nos dentes, além de diluir os ácidos que são produzidos pelas bactérias presentes na boca”. continua Mário. 

Essa saliva extra ajuda a neutralizar os ácidos que podem prejudicar os seus dentes, mantendo o pH da boca em um nível saudável, acima de 5,7.

Vamos entender melhor? 

Quando você come, alguns alimentos deixam ácidos que atacam os dentes. Mas, ao mascar chiclete sem açúcar, você ajuda a proteger os seus dentes de várias maneiras. Aqui estão 3 delas:

  • Aumenta a capacidade da saliva de equilibrar a acidez: os ácidos prejudiciais são neutralizados mais rapidamente.
  • Reduz a formação de biofilme: o biofilme é uma camada de bactérias que se forma nos dentes e pode causar problemas se não for controlado.
  • Mantém os níveis de pH saudáveis: um pH equilibrado é essencial para evitar a erosão dos dentes e outras complicações.

Só não vale confiar apenas na goma de mascar para essa tarefa. O consumo de água é mais saudável e produz o mesmo efeito.

Benefício 2: Chiclete sem açúcar previne cáries

Isso aqui você não leu errado! 

Conforme apontado pela Associação Americana de Odontologia, mastigar chiclete sem açúcar por cerca de 20 minutos após as refeições pode, de fato, ajudar a prevenir cáries.

Como dito anteriormente, isso ocorre porque, ao mastigarmos chiclete, estimulamos a produção de saliva, que desempenha um papel crucial não apenas na remoção de resíduos de alimentos, mas também na neutralização dos ácidos que podem ser prejudiciais aos nossos dentes. 

E há ainda mais benefícios a serem destacados: a saliva é uma fonte rica de cálcio e fosfato, dois elementos de extrema importância para o fortalecimento do esmalte dental. 

Benefício 3: Chiclete sem açúcar não causa danos ao esmalte do dente

Diferentemente dos chicletes com açúcar, o chiclete sem açúcar não causa danos ao esmalte dos dentes. Isso se deve ao fato de não conter açúcar, que é um dos principais culpados pela deterioração dental. 

O esmalte do dente é a camada mais dura e externa que protege nossos dentes. Um dos principais fatores que contribuem para a deterioração do esmalte é a acidez, que geralmente é causada pela presença de açúcares nos alimentos e bebidas. Esses açúcares são metabolizados pelas bactérias da boca, produzindo ácidos que corroem o esmalte.

Agora, no caso do chiclete sem açúcar, a situação é bem diferente. Como o nome sugere, esses chicletes não contêm açúcares que as bactérias bucais podem transformar em ácidos. Em vez disso, são frequentemente adoçados com substitutos do açúcar, como o xilitol, sorbitol ou aspartame. Estes adoçantes não são fermentáveis pelas bactérias bucais, o que significa que eles não contribuem para a produção de ácidos que danificam o esmalte.

Benefício 4: Chiclete sem açúcar ajuda a combater o mau hálito 

Por fim, mas não menos importante, o chiclete sem açúcar ajuda a aliviar o mau hálito ao longo do dia e faz uma limpeza rápida nos dentes, embora nunca deva substituir a boa e velha dupla de escovação e fio dental.

Lembrem-se: em excesso, qualquer coisa faz mal. “Contanto que o consumo não seja exagerado e a mastigação, por um período muito prolongado, porque isso pode causar problemas na mandíbula", alerta o especialista. 

Então, para quem adora andar com um pacotinho de chicletes para todo momento, fique tranquilo. Está liberado, desde que seja sem açúcar e com a higiene bucal sempre em dia.
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mario Ito - Ortodontista
Mogi Das Cruzes, SP
CRO-SP 40811

Atualizado em 11/01/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias