Enxaguante bucal pode ser usado diariamente? Dentista explica a frequência indicada para usar o produto
 O uso correto do enxaguante bucal deve ser indicado por um dentista após avaliação individualizada
O uso correto do enxaguante bucal deve ser indicado por um dentista após avaliação individualizada

Publicador de Conteúdos e Mídias

Todo enxaguante bucal não deve ser usado diariamente?

O uso do enxaguante bucal é cercado de muitas dúvidas. Ainda que esteja cada vez mais difundido a informação que eles não devem ser usados todos os dias, será que essa recomendação vale para todos os tipos do produto?

25/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O uso do enxaguante bucal é cercado por muitas dúvidas. Algumas pessoas ainda acreditam, erroneamente, que o item deve integrar a higiene bucal do dia a dia, enquanto outras já ouviram falar que incluir o produto na sua rotina diária sem a indicação de um especialista não é recomendado. No entanto, será que esta orientação se aplica a todos os tipos de enxaguante bucal? Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Priscila Almeida esclarece as principais dúvidas. Confira!

Nenhum enxaguante bucal deve ser utilizado diariamente sem a prescrição do dentista

Existem diversos tipos de enxaguantes bucais disponíveis no mercado. Há quem acredite que, por ser menos “agressivo”, o enxaguante bucal sem álcool possa ser utilizado diariamente. Contudo, não é bem assim. Segundo a Dra. Priscila, “todo enxaguante bucal deve ser usado com cautela”, independentemente de sua formulação. 

“Os enxaguantes bucais são comercializados sem controle efetivo e, por isso, muitas pessoas acreditam que ele pode ser utilizado de forma indiscriminada, incorporado à higiene bucal. Porém, é sempre importante contar com a recomendação do seu dentista, pois ele vai avaliar se o produto é realmente necessário e prescreverá o mais indicado para cada caso”, aconselha a profissional. 

Como usar enxaguante bucal corretamente? 

O primeiro passo para acertar no uso do enxaguante bucal é identificar a finalidade do tratamento por meio de uma consulta odontológica individualizada. Para definir qual o melhor enxaguante bucal, o dentista levará em consideração as necessidades e expectativas de cada paciente. Utilizar um enxaguante bucal inadequado ou de forma excessiva pode causar danos à mucosa da boca e prejudicar a saúde bucal. Por isso, tente resistir à tentação de alterar por conta própria a sua rotina de higiene. 

“O produto é indicado para auxiliar no combate às bactérias durante o pós-operatório bucal, no tratamento de sensibilidade dental e para potencializar a higiene bucal em casos específicos, como coadjuvante no tratamento de periodontite, cicatrizações, entre outros. Alguns são específicos para quem está fazendo um tratamento dentário e pode manchar os dentes, outros são para controlar a placa e assim por diante”, orienta a Dra. Priscila. 

Uma vez escolhido o enxaguante bucal, o profissional responsável por te acompanhar se certificará de passar as instruções corretas sobre como utilizá-lo (quantas vezes por semana, por quanto tempo e por aí vai). Seguindo esses passos, os benefícios do produto para a sua saúde bucal estarão garantidos! 

* Dra. Priscila Almeida é dentista na clínica Odontologia Almeida. CRO - SP: 143226
 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias