Qual o papel do enxaguante bucal na higiene oral?
O enxaguante bucal serve para complementar a rotina de higiene oral - garante bom hálito, frescor, ajuda a prevenir doenças bucais, placas bacterianas e também pode ser utilizado em pós-operatórios e tratamentos específicos.
Compartilhar em suas redes
O enxaguante bucal é um item de higiene que não só propicia frescor e bom hálito, mas também atua como antisséptico bucal. Ou seja, ajuda a eliminar bactérias e pode ser muito útil para complementar a rotina de higiene oral. Quer conhecer as diferenças entre os tipos de enxaguantes e seus benefícios? O Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Bittencourt, que falou mais sobre como usar o enxaguante da melhor maneira possível.
O que é enxaguante bucal?
De acordo com a dentista Caroline Bittencourt, o enxaguante bucal é um líquido que pode ser composto por diferentes substâncias em sua formulação. Existem tipos de enxaguantes para diferentes finalidades - por isso, o mais indicado é consultar um profissional especializado para utilizar o antisséptico bucal mais adequado.
“Os mais comuns servem apenas para proporcionar um frescor após a escovação. Alguns prometem uma suplementação de flúor, o que não é necessário, pois é possível encontrar flúor na água e em várias bebidas que ingerimos. Já os enxaguantes que apresentam clorexidina possuem potencial antibacteriano. No entanto, não são indicados para uso contínuo, pois podem manchar os dentes e causar perda de paladar. Algumas formulações mais recentes de enxaguatórios apresentam cloreto de cetilpiridínio (CPC) e também agem no controle da placa bacteriana. No entanto, em menor grau do que a clorexidina. Cada enxaguatório apresenta uma indicação específica, por isso, é importante a indicação do dentista para a sua utilização”, explica.
Enxaguante bucal funciona como complemento para a higiene oral
Embora ajude a melhorar o hálito e a eliminar bactérias, de acordo com a dentista, o enxaguante bucal não é exatamente um produto de higiene bucal indispensável. “Se o paciente apresenta uma escovação adequada, não é necessário utilizar enxaguante bucal. Ele serve como um complemento para aqueles pacientes que apresentam dificuldades para realizar a higiene bucal, ou então, no caso de alguns enxaguatórios específicos, para utilizar após uma cirurgia oral”, esclarece.
Vale destacar, ainda assim, que o uso de enxaguante bucal no dia a dia - por mais que não seja imprescindível para uma boa higiene -, pode fazer bastante diferença, pois também auxilia na limpeza da língua e ajuda a prevenir doenças bucais e placas bacterianas. Lembre-se apenas de passar o fio-dental de forma regular, fazer uma boa escovação (tanto dos dentes quanto da língua) e recorra ao enxaguante para finalizar.
Como usar o enxaguante bucal?
Incluir o enxaguante bucal na rotina de higiene oral é mais simples do que parece. De acordo com a dentista, ele deve ser usado no fim de todo o processo, o que garante uma maior sensação de limpeza e frescor. “A maneira mais usual de utilizar o enxaguante é após a escovação, mas vai depender de cada caso e de cada tipo de enxaguatório. Normalmente, indica-se bochechar o líquido por entre 30 segundos e 1 minuto e, em seguida, cuspir. Ele jamais deve ser ingerido. Mas, é importante seguir as orientações de cada fabricante, normalmente prescritas na embalagem”, orienta a profissional.
Com que frequência usar o enxaguante?
Para saber ao certo quantas vezes usar o enxaguante bucal, o mais indicado é consultar o seu dentista - afinal, caso o antisséptico esteja sendo utilizado em algum tratamento, é possível que você precise usá-lo com mais frequência. “Vai depender da indicação da utilização. Se for apenas para proporcionar um frescor, pode ser utilizado sempre que escovar os dentes. Se a indicação for pós-cirúrgica, entre 3 a 5 vezes ao dia. Mas, vale sempre seguir a orientação do seu dentista, pois ele vai saber analisar cada caso individualmente e indicar o enxaguante mais específico para o seu caso”, finaliza a dentista.