Seu filho colocou aparelho ortodôntico? Veja quais cores de borrachinha são recomendadas para essa fase

Descobriu que seu filho precisa de aparelho ortodôntico? Existem cores da borrachinha que são mais recomendadas para esse momento? Entenda para não cair de paraquedas!
Descobriu que seu filho precisa de aparelho ortodôntico? Existem cores da borrachinha que são mais recomendadas para esse momento? Entenda para não cair de paraquedas!

Cinza ou azul, eis a questão! Quem já usou aparelho ortodôntico sabe como pode ser difícil ter que escolher entre tantas cores disponíveis para a borrachinha. A ligadura elástica, popularmente chamada de borrachinha, tem a função de prender o fio do aparelho ortodôntico diretamente ao braquete. É difícil imaginar, mas elas são importantes auxiliadoras no tratamento, já que auxiliam na pressão e na movimentação do aparelho.

Febre entre as crianças, ainda mais em datas comemorativas, a cor da borrachinha pode influenciar no processo ortodôntico. Mas será que existem cores mais recomendadas pelos dentistas? Confira o que o ortodontista Robson Caumo pensa do assunto!

Tratamento ortodôntico na infância

O uso de aparelhos ortodônticos no início da infância não é comum, segundo Robson. “Só colocamos braquetes em dentes permanentes, e isso pode variar muito de acordo com a rapidez da troca dentária do paciente”, explica. Então, o tratamento odontológico costuma ocorrer apenas quando todos os dentes de leite da criança já caíram. Ainda assim, existem casos em que o tratamento ortodôntico é iniciado cedo. Nesses casos, o tratamento é voltado para casos mais complicados que exigem o auxílio do dentista desde cedo.

Existe uma cor de borrachinha mais indicada?

Sim! Simplesmente, a favorita do seu filho. A cor da borrachinha não faz nenhuma diferença direta quanto à eficiência do tratamento. “É importante deixar o paciente escolher a cor que ele preferir para estimular o correto uso e higienização do aparelho, melhorando assim a colaboração do paciente e facilitando a condução do tratamento”, recomenda o ortodontista.

A cor pode ser um importante influenciador nos cuidados que seu filho vai ter durante o processo. Deixá-lo escolher as cores da borrachinha é uma forma incentivá-lo a manter o aparelho ortodôntico limpo e higienizado. Além dos pais da criança, o paciente é quem mais colabora para que o tratamento seja eficaz e dentro do tempo previsto. Portanto, deixe seu filho se expressar! “Permitir que o paciente escolha a cor pode aumentar a autoestima dele, deixando aparelho da cor que ele se sente bem, seja colorido, seja discreto”, aconselha.

A higiene com o aparelho ortodôntico

As orientações de higiene para a criança são as mesmas do paciente adulto. “Porém é válido que os pais supervisionem esse processo sempre que possível, principalmente quando o ortodontista der aquele ‘puxãozinho de orelha’ no paciente, o incentivando a escovar melhor os dentes e o aparelho”, finaliza.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil