Este artigo tem a contribuição do especialista:
Heloísa Crisóstomo - Odontologista com aperfeiçoamento em prótese e prótese sobre implante
CRO: DF-CD-8149
Limpeza de tártaro: passo a passo para evitar doenças na gengiva
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal. Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Vo
Compartilhar em suas redes
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal. Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse procedimento odontológico? Tem ideia de como ele é feito? O Sorrisologia entrevistou a dentista Heloísa Crisóstomo, que contou o passo a passo desse tratamento. Veja só!
Como o tártaro se forma?
O tártaro é aquela crosta branca ou amarelada que se forma no dente, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Ela, nada mais é, do que a calcificação dessa placa na camada superficial do elemento dentário, que também pode se manifestar na linha da gengiva. A dentista Heloísa explica como a situação pode chegar a esse ponto: "Quando ficamos muito tempo sem escovar corretamente, a placa bacteriana endurece, formando o tártaro", esclareceu.
Enquanto o paciente tiver apenas a placa bacteriana acumulada nos dentes, a remoção pode ser feita através de uma boa higiene bucal, com escovação, uso do fio e do enxaguante. Agora, quando essa placa começa a calcificar, ganhando a forma de tártaro, a remoção só consegue ser feita com ajuda de um dentista.
Como é feita a limpeza de tártaro?
A especialista revela que a limpeza de tártaro é feita com ultrassom ou usando curetas periodontais. "Com esses instrumentos, raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro até remover tudo", detalhou.
Heloísa ainda explica que, para evitar essa situação, precisamos realizar uma higiene bucal efetiva. Por outro lado, quando o tártaro se intensifica deverá ser removido imediatamente: "O calculo é composto por placa bacteriana e pode levar a inflamação gengival, comprometendo os tecidos de suporte dos dentes". Além disso, também é fundamental realizar visitas periódicas ao dentista. Isso contribui para minimizar o acúmulo de tártaro e promover e saúde bucal.
O que devemos fazer para manter o resultado dessa limpeza?
É importante reforçar a escovação e o uso do fio dental. "Esses são os cuidados que o paciente deve manter em casa para evitar que a placa bacteriana calcifique. Além disso, também indicamos um controle anual no consultório, mas caso o paciente acumule muito tártaro, aconselhamos um intervalo menor entre as consultas", finalizou.