11.08.2017

A escova de dente elétrica pode ajudar pacientes com dificuldades durante a higiene bucal? Entenda!

Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a sua higiene bucal? Saiba as vantagens dessa ferramenta e como incluí-la na sua rotina!
Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a sua higiene bucal? Saiba as vantagens dessa ferramenta e como incluí-la na sua rotina!

Que a escova de dente elétrica pode fazer toda a diferença na higiene bucal não é novidade. Mas, o que poucos sabem é que, ela é a escova de dente mais indicada para pacientes encontram dificuldades ou cometem erros bobos na hora de realizar esse hábito, como aplicar muita força durante a escovação ou não realizar os movimentos necessários. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Francine Figueiredo que explicou os motivos da escova de dente elétrica ser considerada a melhor opção.

Como a escova de dente elétrica ajuda na higiene bucal? 

Não importa se você domina a prática de escovar os dentes ou não, cometer erros e deslizes durante a escovação é mais comum do que se imagina. Nesse caso, a escova de dentes elétrica pode ser uma grande aliada para cuidar da saúde do seu sorriso. Fácil e prática, ela não requer esforço durante a limpeza e, por isso, é a escova de dente mais indicada para quem possui dificuldades durante a higiene bucal.

Outra vantagem são as cerdas da escova de dente combinadas aos movimentos rotativos garantem uma escovação mais eficaz e segura.  “É bastante fácil de utilizá-la, além de ser, em alguns casos, até motivadora para o desenvolvimento do hábito”, afirma a especialista. 

Para quais casos a escova de dente elétrica é indicada?

De acordo com Francine, a escova de dente elétrica pode ser indicada para diferentes casos, incluindo pacientes que possuem dificuldades motoras ou problemas periodontais. “Ela é muito eficiente na remoção da placa bacteriana, além de não exigir muito esforço para realizar os movimentos e ter a cabeça bem pequena, ideal para regiões de difícil acesso, como os dentes posteriores”, explica. Além disso, a escova de dente elétrica também pode ser uma importante ferramenta para crianças e idosos que tendem a ter um certo grau de dificuldade para realizar a escovação.

Saiba como usar a escova de dente elétrica: passo a passo

Apesar da escova de dente elétrica ser uma ferramenta bem simples de ser utilizada, é sempre bom ouvir as orientações do seu dentista para garantir uma higiene bucal ainda melhor. Por isso, a Dra. Francine revela a melhor forma de realizar o ritual em apenas quatro passos:

Passo 1) Coloque as cerdas da escova de dente com o creme dental contra a superfície dos dentes antes de ligá-la.

Passo 2) Quando a escova de dente elétrica estiver ligada, movimente-a na parte de fora de todos os dentes.

Passo 3) Depois de escovar toda a área externa, passe para a superfície lingual (de dentro dos dentes inferiores) e palatina (de dentro dos dentes superiores).

Passo 4) Em seguida, escove a superfície oclusal (de mastigação) sem fazer muita força.

Passo 5) Por fim, não se esqueça de escovar a língua. Nesse caso, é importante fazer os movimentos com a escova de dente elétrica de dentro para fora da cavidade bucal.

Os cuidados com a escova de dentes

Assim como a ferramenta tradicional, a escova de dente elétrica também requer uma atenção especial quanto a higienização para garantir sua durabilidade e eficácia. A troca do refil do cabeçote do produto, por exemplo, deve ser feito a cada 3 meses. Além disso, a limpeza de escova de dente elétrica deve ser sempre feita após a escovação. Nesse caso, é necessário enxaguar bem as cerdas da escova de dente para remover todo o creme dental que sobra e guardá-la em posição vertical para secar. Lembre-se: essas ações são fundamentais tanto para uma boa higiene bucal quanto para a manutenção da ferramenta.


Artigo atualizado em 11/03/2021.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Francine Figueiredo - Ortodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 22744-0


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal