Como Escovar Os Dentes Com Escova Elétrica?
Se você decidiu comprar uma escova de dentes elétrica, saiba que essa é uma ótima escolha! Afinal, com essa ferramenta é possível tornar a sua higiene bucal mais prática e eficiente, já que o modelo garante a remoção de boa parte das placas bacterias
Compartilhar em suas redes
Então, você comprou sua escova de dentes elétrica!
Pesou prós e contras, entendeu os benefícios, escolheu sua preferida e agora está com ela em mãos. Diante de tantas novidades, a dúvida que fica é: como escovar os dentes com uma escova elétrica?
É diferente da escovação com uma escova manual? Qual é o segredo? Existe uma técnica de escovação diferente para a escova elétrica?
O dentista Rafael Ballista deu seu recado e dicas para você aproveitar melhor sua escova elétrica!
- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!
Para Começar: As Escovas Elétricas São Ideais Para Crianças A partir dos 03 anos até idosos
Não restam dúvidas de que uma das principais vantagens da escova de dentes elétrica é o seu sistema de movimentos rotatórios.
Ela é capaz de limpar os dentes ao mesmo tempo que massageia a gengiva.
Além disso, como grande diferencial, as escovas elétricas removem até 100% mais placas bacterianas do que uma escova manual. “As escovas que recomendo possuem movimentos de rotação, pulsação e oscilação que compensam toda e qualquer escovação manual pela amplitude que trazem”, explicou o profissional. Mas, o que poucas pessoas sabem é que esses benefícios se estendem para pacientes de todas as idades.
Para entender melhor, o dentista revelou como a escova elétrica pode ajudar na higiene bucal de cada grupo:
Escova elétrica para crianças
Você sabia que a partir dos 3 anos as crianças já podem começar a utilizar escova de dente elétrica com a supervisão e ajuda dos pais? No processo de aprendizado da escovação, o acessório permite uma maior remoção da placa bacteriana, diminuindo consideravelmente a chance de acúmulo por falta de destreza manual.
Escova elétrica para pré-adolescentes e adolescentes
As escovas elétricas são ideais para adolescentes e pré-adolescentes, pois limpam profundamente com movimentos automáticos e precisos, alcançando áreas difíceis que as escovas manuais não chegam.
Os modelos mais modernos possuem temporizadores, modos personalizados e conectividade com aplicativos móveis, oferecendo feedback em tempo real e dicas de escovação.
Escova elétrica para adultos
A escova de dentes elétrica é um grande aliado na disciplina da higiene bucal, considerando o tempo e os movimentos. Isso porque, muitas vezes, a escovação em adultos é prejudicada pelo pouco tempo destinado à tarefa devido a correria do dia a dia. Nesse caso, os modelos com timer podem ser uma boa opção.
Escova elétrica para idosos
A dificuldade de coordenação motora pode prejudicar a higiene bucal nesta fase. Sendo assim, a escova elétrica pode ajudar a executar os movimentos nas regiões de difícil acesso e garantir uma higiene bucal eficaz.
Escova elétrica para pessoas PCD
Dependendo da condição, as escovas elétricas dão mais autonomia e independência, tornando-se uma grande aliada na rotina da pessoa PCD.
Como Escovar os Dentes: Entenda os Movimentos Da Escova Elétrica
O sistema de movimentos rotatórios das escovas de dentes elétricas é o grande carro-chefe dessa ferramenta.
Porque, convenhamos, não adianta ter uma escova com diversos movimentos se você não souber usá-los, certo? Por isso, o especialista revela: “O segredo da escovação está na inclinação da cabeça da escova elétrica, que deve ficar voltada para a gengiva”. Desta forma, as cerdas devem limpar profundamente o espaço entre a gengiva e os dentes.
É importante começar a limpeza dos dentes pela região mais utilizada durante a mastigação. “O paciente deve começar pela parte dos dentes que fica voltada para a língua no arco inferior e superior. Depois, deve escovar a parte externa dos dentes, que são de mais fácil visualização”, conta.
Para garantir um bom resultado, a dica é dividir a cavidade bucal em quatro partes: duas metades inferiores e duas superiores. Se possível, permanecer 30 segundos em cada região, totalizando cerca de dois minutos de escovação.
Confira nosso infográfico como escovar os dentes com escova de dentes elétrica:
Importante: Não Se Esqueça Que A Língua Também Deve Ser Escovada
Além dos dentes, existe outra parte da sua boca que merece atenção redobrada durante a escovação: a língua. Para isso, Rafael explica: “O paciente deve passar suavemente as cerdas da escova elétrica para remover a placa bacteriana que se acumula na superfície da língua”.
Manter a língua escovada e limpa é a melhor forma de prevenir doenças bucais, como a cárie e a periodontite. Essas condições são perigosas, pois podem deixar seus dentes sensíveis, com retração gengival, podendo resultar até mesmo na perda dentária.
5 Cuidados Que Você Ter Com A Escova Elétrica Após A Escovação
Assim como a escova de dentes tradicional, a escova elétrica também precisa de cuidados diários para garantir a sua durabilidade e evitar o acúmulo de bactérias.
Veja abaixo algumas dicas do especialista sobre os cuidados que você deve ter com sua escova elétrica:
Lave bem a escova de dentes elétrica depois da escovação. Isso irá garantir que não fique resíduos de restos alimentares ou de creme dental nas cerdas;
Após a lavagem, acione a escova por 30 segundos. Isso irá ajudar na secagem das cerdas;
Guarde a escova dental elétrica em posição vertical e em um local seco e arejado. Espere secar totalmente antes de guardar em um recipiente fechado.
Evite secar a escova com toalhas ou papéis;
Não esqueça de verificar a bateria da escova antes de usá-la.
Viu como é tranquilo usar uma escova de dentes elétrica? Confira mais conteúdos sobre escova de dentes elétrica em nosso portal!
Este artigo tem a contribuição do especialista: Rafael Ballista - Dentista e especialista em prótese dentária
Espírito Santo - ES
CRO-ES: 3680
- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!