Escova de dente elétrica: o benefício dessa ferramenta para a saúde bucal infantil

Já pensou em adquirir uma escova de dente elétrica para o seu filho? A especialista tira dúvida sobre os benefícios do uso dessa ferramenta para a saúde bucal infantil
Já pensou em adquirir uma escova de dente elétrica para o seu filho? A especialista tira dúvida sobre os benefícios do uso dessa ferramenta para a saúde bucal infantil

Se engana quem acredita que a escova de dente elétrica serve apenas para adultos e idosos. Na verdade, essa ferramenta cheia de tecnologia pode ser garantir uma higiene bucal mais eficaz para os pequenos. Além de facilitar a escovação, as cerdas da escova de dente elétrica são capazes de prevenir a placa bacteriana e doenças bucais, como a cárie - que é bastante comum durante a infância. Para entender todas as vantagens da escova de dente elétrica, o Sorrisologia entrevistou a odontopediatra Simone Bastos que revelou o porquê essa é a escova de dente mais indicada para cuidar da saúde bucal do seu filho.

Afinal, a escova de dente elétrica é indicada para crianças?

Você pode até duvidar, mas a escova de dente elétrica é tão recomendada quanto a escova tradicional para a cuidar da higiene bucal das crianças - até mesmo para aquelas que ainda possuem dentes de leite. No entanto, é importante ressaltar que a escolha da escova de dente mais indicada para o seu filho deve ser feita com o acompanhamento de um odontopediatra para evitar qualquer problema. Isso porque é preciso saber posicioná-la de forma correta para garantir sua eficácia na limpeza dos dentes.

“A utilização da escova de dente elétrica demanda um tempo um pouco maior para se realizar uma escovação adequada”, afirma a dentista. Por isso, é tão importante que um profissional avalie o caso e oriente, da melhor maneira possível, os responsáveis sobre o uso dessa ferramenta.

Escova de dente elétrica é sinônimo de benefícios para saúde bucal da criança 

Esqueça aquela velha história de que escova elétrica estraga pode prejudicar a saúde bucal infantil. Na verdade, a ferramenta pode oferecer benefícios ainda maiores do que quando usada por adultos. De acordo com a dentista, a ferramenta permite que a criança adquira autonomia e realize a sua rotina de escovação sozinha. Dessa forma, além de permitir uma limpeza mais eficaz, a escova de dente elétrica também serve de estímulo para que os pequenos tornem esse hábito algo prazeroso. “Além de motivar a criança a fazer a sua higiene bucal, a escova de dente elétrica diminui a força da escovação”, diz Simone.

Na hora da dúvida sobre qual o melhor tipo de escova de dente elétrica, a solução é sempre analisar os recursos que a ferramenta pode oferecer. O temporizador, por exemplo, é um dos benefícios da escova de dente elétrica que pode facilitar a higiene bucal do seu pequeno. Além disso, vale optar por aquelas que ofereçam tecnologia de movimentos 3D que eliminam até 100% de placa comparado às escovas comuns.

A escova de dente elétrica facilita a higiene bucal infantil

Quando se trata de escova de dente elétrica, o movimento rotativo é uma das principais vantagens do acessório. Através dele, é possível a permite que cerdas da escova de dente atinjam uma área maior de limpeza. “Esse tipo de escova realiza uma movimentação suave, constante e padronizada, o que diminui as chances das gengivas e do esmalte sofrerem com uma escovação forte demais”, revela a profissional. Além disso, a eficiência da escova de dente elétrica em comparação ao modelo tradicional contribui para uma limpeza mais fácil e eficaz, já que impede que a dificuldade motora dos pequenos atrapalhe o processo. 

Lembre-se: a escova de dente elétrica requer um acompanhamento dos pais 

Embora a escova de dente elétrica seja uma grande aliada para saúde bucal infantil, Simone alerta: é aconselhável que os pais façam uma supervisão durante a escovação, principalmente com crianças de até oito anos. Essa checagem é importante para que verificar se há locais onde o pequeno não conseguiu alcançar. O mesmo vale para a transição do modelo tradicional para para a escova de dente elétrica. “Com os movimentos automáticos, as crianças precisarão ter cuidado para não machucar as gengivas, lábios ou mesmo escovar com muita força”, finaliza a odontopediatra.


Artigo atualizado em 11/03/2021

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Simone Rocha de Moraes Bastos - Odontopediatra
Cabo Frio - RJ
CRO-RJ: 40813


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil