O braquete do aparelho soltou: o que fazer?
Ficar com o braquete do aparelho solto por muito tempo pode atrapalhar o tratamento. Saiba o que fazer nesses casos
O que fazer quando o braquete do aparelho ortodôntico soltar?
Ficar com o braquete do aparelho solto por muito tempo pode atrapalhar o tratamento. Saiba o que fazer nesses casos

Publicador de Conteúdos e Mídias

O braquete do aparelho soltou: o que fazer?

Há algumas causas que podem fazer o seu braquete soltar. Leia mais para saber o que evitar e como agir se esse problema acontecer

14/06/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Seu braquete do aparelho soltou e você não sabe o que fazer? Essa é uma situação que pode acontecer principalmente durante refeições e deve ser resolvida o mais rápido possível para não atrapalhar o processo de correção dos seus dentes. Explicamos como lidar com o braquete que soltou da forma correta e como evitar que esse problema aconteça novamente. Confira!

Braquete do aparelho soltou: o que fazer quando tiver esse problema?

Quando o braquete do aparelho solta, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o seu ortodontista. Ou seja, o profissional responsável por colocar e fazer as manutenções do seu aparelho.

Isso porque a falta de um braquete pode comprometer a função e o movimento do aparelho ortodôntico. Assim, caso ele não seja recolocado o quanto antes, todo o seu tratamento pode ser prejudicado. É preciso que o dentista avalie a situação e determine o grau de urgência do seu caso.

Não posso ir ao dentista imediatamente, o que fazer com o braquete?

Vamos supor que o seu braquete tenha soltado tarde da noite, quando você resolveu fazer um lanche e não tomou os devidos cuidados. Seu ortodontista não faz atendimento de emergência, o que fazer nesse caso? É possível ficar sem o braquete por alguns dias até que você consiga atendimento. Mas lembre-se de comunicar o seu ortodontista o quanto antes.

Caso use um aparelho estético ou autoligado, você pode guardar o braquete para que o dentista avalie se é possível reaproveitar a peça. Por outro lado, os braquetes de metal não costumam ser reaproveitados e podem ser descartados. De qualquer forma, nunca tente consertar o seu aparelho ortodôntico sozinho. Isso pode piorar a situação e prolongar o tempo de tratamento.

Braquete do aparelho soltando: saiba como evitar que isso aconteça

Se você não quer passar pela situação de ter um braquete solto mais uma vez, cuidado com a sua alimentação. Evite alimentos duros e crocantes como pipocas, amendoins e maçãs, por exemplo. 

Caso queira muito comer um alimento como esses, a dica é cortá-los em pequenos pedaços para que você não precise mordê-los. Alimentos que possam grudar com facilidade nos dentes também devem ser evitados. Alguns exemplos são balas, pirulitos, chicletes e outros doces similares.

Evitar hábitos que causem pressão nos dentes preserva os braquetes

Além da alimentação, existem alguns hábitos que você deve deixar de lado para preservar os braquetes do aparelho ortodôntico. O primeiro é escovar os dentes com muita força, porque o excesso de pressão com a escova pode causar a soltura da pecinha.

Fazer a higienização com uma escova ortodôntica ou interdental é a melhor forma de deixar os dentes com aparelhos bem limpos. Fio dental e enxaguante bucal também são indispensáveis. Dentistas também recomendam fazer a escovação com calma e paciência. O uso de força na escovação, nesses casos, não ajuda.

Se você tem o hábito de roer as unhas, também deve deixá-lo de lado para evitar que seus braquetes soltem. Como é preciso pressionar os dentes para romper a unha, essa pressão também pode causar o rompimento do braquete.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias