09.11.2018

Não larga o celular nem na hora de escovar os dentes? Saiba como esse hábito pode prejudicar sua saúde bucal

Alguma vez você percebeu que estava escovando os dentes enquanto mexia no celular? Entenda como isso pode ser muito prejudicial a você
Alguma vez você percebeu que estava escovando os dentes enquanto mexia no celular? Entenda como isso pode ser muito prejudicial a você

A forma de usar o celular hoje em dia, com certeza, já virou um estilo de vida! Existem pessoas que trabalham apenas pela telinha e dificilmente saem do mundo virtual. Afinal, qual é o mal de uma selfie? Mas para tudo existem limites. Na hora de cuidar dos dentes, a principal estrela do nosso sorriso, toda a atenção deve ser dirigida a eles! Escovar os dentes é quase um momento especial que não se deve dividir com mais nenhuma atividade. Falamos com a especialista em ortodontia Luciane Franco para saber mais das possíveis complicações de escovar os dentes ao mesmo tempo em que mexemos no celular.

Na hora da escovação, a atenção é total!

A falta de atenção no momento da escovação pode ser o motivo de feridas e da falta de uma higiene completa. Distraídas, as pessoas podem acabar passando a escova muito forte ou muito leve nos dentes e gengiva, e também acertar lugares inapropriados, causando machucados. Uma outra situação é escovar da forma incorreta e não fazer uma limpeza efetiva, o que pode abrir espaços para complicações bucais.

Como a higiene bucal pode ser prejudicada?

A limpeza é prejudicada já que a escova pode não alcançar todos os lugares da boca que precisam ser limpos. “A distração do celular pode fazer com que erremos no direcionamento da escovação, podendo ficar locais sem a escovação adequada”, comenta Luciane. Segundo ela, isso acontece não só quando se usa o celular. Qualquer distração pode ser prejudicial, já que a falta de higiene é um dos motivos de muitos problemas bucais.

Entre eles, a cárie, o tártaro e a gengivite são os principais. Eles são causados pelo acúmulo da placa bacteriana, uma fina camada de bactérias que deve ser eliminada por meio da escovação adequada e pelo fio dental. A placa é formada quase que diariamente e, se não adequadamente removida, pode propiciar o início de qualquer uma dessa complicações.

Como é a limpeza bucal adequada?

Muitos têm dúvidas a respeito da forma certa de escovar os dentes. A escovação deve ser feita, no mínimo, 3 vezes ao dia e em média durante 2 minutos. “Olhando no espelho, escove com movimentos de 45 graus da região cervical para o dente, em torno de 10 segundos por cm”, orienta a ortodontista. Mas não acaba aí. Uma boa higiene bucal também envolve o uso de fio dental e de enxaguantes bucais. Além disso, todos os pacientes devem se consultar com um profissional de 6 em 6 meses para que ele possa fazer um acompanhamento de seu caso.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciane Franco Kraul - Especialista em ortodontia
Jardim América – SP
CRO-SP: 81340


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal