20.12.2017

Já ouviu falar da bichectomia? Entenda como funciona esse procedimento que pode ser estético ou funcional

Você já pensou em fazer uma bichectomia? Entenda melhor essa cirurgia que pode ir além da estética
Você já pensou em fazer uma bichectomia? Entenda melhor essa cirurgia que pode ir além da estética

A bichectomia é aquela cirurgia que se caracteriza por retirar o excesso de gordura da bochecha, na parte embaixo da maçã do rosto. Para quem se incomoda com isso, a cirurgia pode ser a melhor solução. Sem dor e bem simples, o procedimento pode ser feito no próprio consultório do dentista. Uma questão que deve ser lembrada é que os resultados demoram um pouco para aparecer totalmente! Quer entender melhor como funciona esse procedimento? Veja o que diz a dentista Tatiana Rysovas.

O processo pode ser considerado estético ou funcional

O excesso de tecido na bochecha pode deixar algumas pessoas desconfortáveis, fazendo com que queiram realizar essa cirurgia. Segundo Tatiana, no entanto, também pode existir outra motivação por trás dela. “Bichectomia é um procedimento que podemos chamar de estético e ou funcional”, explica ela. Ele pode ser estético quando a queixa do paciente é a “cara redonda” ou as bochechas volumosas.

“Por outro lado, também pode ser considerado funcional quando o paciente, por conta desse volume, fica mordendo as bochechas”, esclarece. Nesse segundo caso, podem acabar ocorrendo feridas por dentro da boca e em alguns casos até mesmo gerando aftas doloridas. Ninguém merece! Nesse caso, a bichectomia pode ser um ótimo jeito de acabar com o problema.

Como acontece esse procedimento?

Ficou interessado em saber mais sobre o procedimento? A boa notícia é que ele costuma ser bastante simples. “Normalmente é um procedimento muito tranquilo, realizado em ambiente de consultório”, afirma Tatiana. É considerado um procedimento cirúrgico de pequeno porte e é realizado internamente na boca, com anestesia local. Durante a cirurgia é feita uma pequena incisão que mede em média 1 centímetro. “O objetivo principal é a remoção de um acúmulo de gorduras das bochechas chamada de Bola de Bichat ou Corpo Adiposo de Bichat”, explica.

A gordura da bochecha pode ter um papel importante para a saúde

Você já observou que todo bebê é bochechudo? Isso faz com que eles sejam super fofos, né? Mas não é uma coincidência! “Esta gordura é localizada entre os músculos da bochecha tem um importante papel durante a fase de amamentação, auxiliando esse babies na sucção do leite materno”, esclarece ela.

Além disso, hoje em dia, com o avanço das pesquisas e tecnologia, essa gordura pode ser coletada de uma maneira especial para a obtenção de células tronco. “Isso mesmo, aquelas que alguns papais e mamães escolhem fazer a obtenção através do cordão umbilical no ato no nascimento”, diz a profissional. O avanço da medicina permite que hoje essas células sejam usadas para o tratamento de muitas doenças. Por esse motivo, a bichectomia tem sido muito procurada por alguns pacientes!


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal