25.03.2021

Extração de dente siso incluso: como é feita a cirurgia? É mais demorada? Veja como é a recuperação no pós-operatório

Dente siso: extração também pode ser necessária em casos de inclusão. Entenda!
Dente siso: extração também pode ser necessária em casos de inclusão. Entenda!

Você sabe quando a extração do dente siso é recomendada? Embora alguns pacientes não tenham que lidar com o procedimento, existem casos em que a gengiva cobrindo o dente siso exige a cirurgia para aliviar as dores e incômodos causados pelo quadro. Mas como a extração deve ser feita? O dente siso dói quantos dias após a sua remoção? Para esclarecer essa e outras questões, nós conversamos com o odontologista Nelson Alfarano que revelou como o dente siso incluso deve ser extraído e os cuidados necessários no pós-operatório. Veja só!

Dente siso incluso: o que é?

De acordo com o dentista, um dente siso incluso é aquele que não consegue romper o tecido gengival, podendo estar somente abaixo da gengiva ou também dentro do osso. “Apenas um exame radiográfico ou uma tomografia é capaz de informar a posição de um dente siso incluso, já que na maioria dos casos não é visível ao exame clínico”, explica Nelson.

Geralmente, o principal motivo da inclusão de um dente siso é a falta de espaço na arcada dentária, que impede o elemento de nascer. No entanto, é importante lembrar que questões hereditárias e traumas dentários durante a infância também podem resultar no quadro.

Os prejuízos de um dente siso incluso para saúde bucal

Se engana quem pensa que um dente siso incluso é inofensivo para sua saúde bucal. Na verdade, um episódio de gengiva cobrindo o dente siso parcialmente pode causar uma série de problemas bucais. “Quando o dente siso está semi incluso é possível que ocorra uma pericoronarite, que é a infecção em volta da gengiva da coroa do dente, devido aos microorganismos que penetram na gengiva e a impossibilidade de higienizar”, afirma. Por outro lado, quando totalmente incluso, o dente siso pode pressionar os dentes vizinhos causando reabsorção nas raízes ou desalinhamento da arcada dentária.

Dente siso: extração de um elemento incluso é parecida com a cirurgia tradicional

Após a avaliação profissional e a realização de exames, é possível dar início ao planejamento da extração de um dente siso incluso. “A cirurgia é realizada com anestesia local no consultório odontológico. O paciente é medicado com antibiótico e anti-inflamatório analgésico”, revela o especialista. Dependendo do quadro do dente siso incluso, pode ser necessário não só cortar a gengiva para o dente siso nascer, mas também o osso que cobre o dente.

Depois de remover o dente siso, o profissional deve finalizar o procedimento com pontos na região para promover a cicatrização e, ao mesmo tempo, evitar infecções. Quanto ao tempo de cirurgia, o profissional alerta: não existe um padrão. “Cada caso é um caso e isso pode variar de acordo com a posição do dente siso, das complicações e dos procedimentos cirúrgicos que se fazem necessários”, conta.

Saiba como funciona a recuperação depois de ter um dente siso arrancado

Depois de ter um dente siso arrancado, é importante que o paciente tenha em mente que alguns cuidados são fundamentais para uma boa recuperação. “O pós-operatório consiste em aplicações de compressas de gelo na face para evitar inchaço na região e alimentação líquida e fria nas primeiras 48 horas”, alerta o dentista. Além disso, é necessário evitar atividades físicas e exposição solar por cerca de 7 a 10 dias, que é o período de espera até a remoção dos pontos.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Nelson Alfarano - Especialista em implantologia, reconstrução maxilar, cirurgia plástica periodontal e odontologia estética
CRO-RJ: 18163


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal