O Que Comer Depois De Extrair o Dente do Siso?
Compartilhar em suas redes
O dente do siso pode ser considerado um pesadelo para muita gente. Mas, calma! Ele pode não ser tudo isso que você imagina.
Você sabia que nem sempre é necessário extrair o dente do siso? É isso mesmo! Se o dente estiver bem posicionado e não causar nenhuma alteração ou desconforto na arcada dentária, o siso pode permanecer sem problema algum.
Caso você tenha sido a pessoa sorteada e vai precisar extraí-lo, siga lendo este artigo. Vamos compartilhar com você, com a ajuda do cirurgião-dentista Cláudio de Sá Rego Fortes, como você deve se alimentar para ter uma recuperação tranquila e sem incidentes
Vem com a gente!
- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!
10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre O Dente Do Siso
O dente do siso, também conhecido como dente do juízo ou terceiros molares, são os últimos dentes que nascem na arcada dentária, geralmente aparecendo entre os 17 e 25 anos de idade;
Embora não sejam necessários para a mastigação, os dentes do siso podem auxiliar a triturar os alimentos em pequenos pedaços antes de serem engolidos;
Os dentes do siso não precisam crescer integralmente para serem considerados saudáveis.
Eles são resquícios evolutivos. No passado, nossos ancestrais precisavam deles para mastigar alimentos duros e fibrosos. Hoje, com a evolução da dieta, os dentes do siso não são tão necessários para esses fins.
Mesmo sem dor ou desconforto, o dente do siso pode trazer problemas como infecções e cáries, além de poder causar desalinhamento dos outros dentes;
A avaliação do dentista é fundamental para determinar a necessidade de extração do siso;
A extração dos sisos pode ser um procedimento tranquilo. Com o avanço das técnicas de anestesias e profissionais qualificados, arrancar o siso tornou-se um procedimento comum e tranquilo para a maioria dos pacientes;
É verdade que a extração é mais fácil quando é feita em idade jovem pois raízes e ossos ao redor do dente ainda estão em processo de formação;
O pós-operatório do dente do siso requer cuidados específicos como repouso, compresas frias e alimentação diferenciada;
A cirurgia em si é um procedimento de baixo risco e indolor, porém é fundamental seguir as orientações do dentista.
Quem Precisa Extrair O Dente Do Siso?
Conforme vimos acima, é importante entender que nem todo mundo precisa extrair o dente do siso. Em alguns casos, os dentes nascem e nascem sem provocar grandes problemas. No entanto, a extração do siso pode ser recomendada nas seguintes situações:
Dentes que não erupcionam completamente;
Falta de espaço na arcada dentária;
Inflamações ou infecções na gengiva;
Cistos ou tumores;
Cáries ou doenças periodontais;
Prejuízos aos dentes vizinhos;
Possível tratamento ortodôntico.
Vou Precisar Extrair O Dente Do Siso: O Que Preciso Saber Sobre O Pós-Operatório?
Por ser um procedimento simples, os cuidados pós-operatórios são básicos, porém se não seguidos à risca, podem aparecer complicações. E temos certeza que isso você não vai querer, não é?
Nas primeiras 24 horas:
Mantenha uma gaze esterilizada pressionada firmemente sobre o local da extração do dente do siso por 30 a 45 minutos após o procedimento;
Aplique compressas de gelo na área da extração por 10 a 20 minutos a cada hora para reduzir o inchaço;
Evite atividades intensas, inclusive as físicas;
Evite bochechar, cuspir e beber com canudo. tais ações podem deslocar o coágulo e fazer sangrar ainda mais;
Tome os medicamentos prescritos pelo dentista nas horas indicadas.
Nas primeiras 48 horas:
Continue com a aplicação de compressas de gelo;
Escove os dentes de forma leve e suave e evite a área da extração;
Hidrate-se bem. Beba água, chás e sucos;
Mantenha uma dieta leve e com alimentos macios e frios.
O Que Você Deve Comer Após Extrair O Dente Do Siso?
Vamos agora ao que interessa. A alimentação após extrair o dente do siso é componente importante para uma recuperação plena e uma cicatrização rápida. Veja abaixo o que você deve comer após extrair o siso:
Sorvetes
Opção refrescante para o pós-operatório, o sorvete alivia a dor e ajuda a diminuir o inchaço da região onde o dente foi extraído. Possui também um efeito anestésico local.
Sucos, vitamina e smoothies
Sucos, vitaminas e smoothies fornecem uma gama de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes que suportam o processo de cicatrização.
Iogurte e queijos macios
Produtos lácteos são ricos em proteínas, cálcio e outros nutrientes. São essenciais para a regeneração do tecido além de auxiliar na digestão.
Gelatina
De fácil digestão, a gelatina auxilia no alívio da dor e inchaço na área operada. Ela também contém colágeno, que ajuda na regeneração dos tecidos.
Sopas e caldos
As sopas e caldos são nutritivas e hidratam, além de serem de fácil digestão, porém você deve evitar que elas estejam muito quentes. Sopas mornas e frias previnem a dilatação dos vasos sanguíneos, evitando assim, possíveis sangramentos.
Purês
Por serem macios, são fáceis de engolir e não precisam de mastigação, reduzindo assim o risco de incidentes no local da extração. O purê de batata, por exemplo, é excelente fonte de carboidrato além de fornecer elementos para a recuperação.
Legumes cozidos
Cenoura, Nabo e brócolis são opções que fornecem nutrientes fundamentais para a regeneração dos tecidos.
Frutas
Frutas macias ou amassadas como maçã, pera, banana e abacate são opções nutritivas, fontes de vitamina C, antioxidantes e previnem a formação de radicais livres.
Ovos cozidos
Fonte de proteína de ótima qualidade, os ovos são fundamentais para a cicatrização da área onde o dente foi extraído.
O Que Você Não Deve Comer Após Extrair O Dente Do Siso?
Diversos estudos mostram que alimentos que necessitam de mastigação podem causar desconforto na região, além de atrasar o processo de cicatrização. Veja abaixo o que você não deve comer após extrair o siso:
Alimentos duros ou crocantes
Pães, nozes, batatas fritas e pipoca podem irritar a área operada e atrasar a cicatrização.
Alimentos quentes
Comidas e bebidas quentes, além de irritarem a região operada, pode aumentar o fluxo sanguíneo do buraco do dente extraído, contribuindo para sangramentos e atrasando o processo de cicatrização.
Alimentos com sementes
Perigosos, pois as sementes podem ficar presas na ferida e causar irritação e possíveis infecções.
Alimentos fritos
Ricos em gorduras, são propensos a irritar a área operada. Ingerir alimentos ricos em gorduras saturadas podem prejudicar a cicatrização.
Alimentos industrializados e embutidos
Por conterem conservantes, aditivos e sódio em excesso, esses alimentos podem causar inflamações e atrasar a cicatrização.
Carnes
Carnes duras e fibrosas são difíceis de mastigar e por isso, podem irritar a área operada.
Vegetais crus
São mais difíceis de mastigar, o que pode causar irritações e machucados na região operada.
Álcool
O consumo de álcool durante o processo de cicatrização da extração do siso pode aumentar os riscos de complicações. Diversas pesquisas apontam que o álcool pode atrasar a regeneração dos tecidos e aumentar o risco de inflamações.
A Higiene Bucal Não Pode Parar
O pós-operatório não interfere nos cuidados bucais diários que você deve continuar tendo.
"Pratique uma higiene normal com escovação, uso do fio dental, aliado a utilização de um antisséptico bucal, mas sem fazer bochecho com força", alerta o expert.
Use um creme dental que faça uma limpeza completa na sua boca, alcançando áreas de difícil acesso para a escova, já que você deve tomar cuidado para não escovar a área operada. Esses cremes possuem partículas Microclean, que limpam profundamente toda a boca e eliminam as bactérias, deixando uma sensação de limpeza prolongada. E não esqueça, a linha Detox Oral-B possui fórmulas únicas para necessidades específicas.
O creme dental Oral-B Detox Sensitive Care auxilia no fortalecimento da gengiva e alivia sensibilidade no dente. Já a Oral B Gengiva Detox ajuda na diminuição das toxinas que formam o tártaro no dente, criando uma capa protetora. Por último, a Oral-B Gengiva Detox Deep Clean atua no cuidado dos mineirais de cálcio que estão presentes nos dentes. Ela repara e remineraliza o esmalte dentário enfraquedico enquanto protege contra futuros danos.
Viu como nem tudo que falam sobre o dente do siso é um bicho de sete cabeças? Tudo o que você precisa fazer e saber é seguir as recomendações do seu dentista e manter os cuidados necessários para uma recuperação tranquila.
Siga lendo nossos conteúdos!
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cláudio de Sá Rêgo Fortes - Cirurgião-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-RJ 13115
- Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!