5 cuidados que você deve tomar após retirar os sisos
Os cuidados após retirar os sisos são fundamentais para a recuperação da cirurgia. Conheça algumas dicas que podem ajudar na cicatrização.
Compartilhar em suas redes
Os cuidados após retirar os sisos (últimos dentes formados na boca) são fundamentais para a recuperação da cirurgia. Embora a remoção do siso seja considerada um procedimento simples, realizado em consultório e com anestesia local, é importante seguir as recomendações do cirurgião-dentista para garantir um pós-operatório tranquilo e sem complicações.
É claro que cada caso deve ser avaliado individualmente, mas, no geral, algumas medidas básicas devem ser tomadas para acelerar a cicatrização e evitar problemas como sangramentos, inflamações e infecções no local. Tendo isso em vista, confira a seguir 5 sugestões de cuidados após tirar dente siso.
1. Repouso é fundamental para a cicatrização rápida
Perguntas como “em quantos dias depois de tirar o siso posso treinar?” ou “quando posso voltar à rotina de trabalho?” são bastante comuns. Isso porque, de fato, o repouso é um dos principais cuidados após tirar os sisos.
O cirurgião-dentista é o profissional qualificado para indicar quantos dias de repouso depois de extrair o dente são necessários. Para prevenir sangramentos e complicações no pós-operatório, o aconselhável é que o paciente repouse, evite esforços e procure manter a cabeça sempre erguida durante as primeiras 24 horas após a cirurgia. Já retorno às atividades cotidianas podem levar entre 2 a 3 dias para acontecer.
2. Aplicação de gelo no local ajuda a reduzir o inchaço
Outra medida que ajuda a reduzir o risco de inflamação e dor após retirar os dentes sisos é aplicar uma bolsa ou compressa de gelo no local. A baixa temperatura ajuda a minimizar a resposta inflamatória do corpo e retrair os vasos sanguíneos, que tendem a ficar dilatados após a remoção de um dente.
Recomenda-se que a aplicação de gelo no local (parte externa) seja feita várias vezes, com sessões de 20 minutos, ao longo das primeiras 24 horas de pós-operatório.3. Atenção ao escovar os dentes para não se machucar
Sabe o que não pode fazer quando tira o siso? Deixar de lado a higienização bucal! Os cuidados com a escovação continuam sendo indispensáveis, mas, nessas circunstâncias, devem ser feitos com atenção redobrada.
O ideal é se posicionar em frente ao espelho de forma que seja possível visualizar o local operado. Assim, o paciente consegue escovar os dentes com movimentos suaves e evitar o contato brusco entre as cerdas da escova e a área afetada. Outra dica é utilizar pouco creme dental para prevenir a formação de muita espuma e facilitar o enxágue da boca ao final da escovação.
Bochechar após a retirada dos sisos pode trazer incômodos e complicações no pós-operatório e, portanto, deve ser evitado.
4. Também é preciso ter cuidado com a alimentação
Logo após retirar os risos, é necessário adotar algumas mudanças alimentares temporárias - talvez, por isso, você já tenha ouvido falar que “tirar o siso emagrece” ou que “tirar o siso afina o rosto”.
Nas primeiras 48 horas, o ideal é dar preferência a alimentos líquidos, que não precisam ser mastigados. Também deve-se evitar refeições quentes, já que as altas temperaturas favorecem o desenvolvimento de infecções no local.Para esclarecer dúvidas, como se pode tomar café depois de tirar o siso ou com quantos dias após tirar o siso pode comer alimentos sólidos, o indicado é conversar com o cirurgião-dentista. O retorno à dieta normal costuma estar entre os cuidados após retirar os pontos dos sisos (em média, 1 semana depois da cirurgia).
5. Reduzir a movimentação no local colabora para a cicatrização
Parece simples, mas diminuir as movimentações próximas à área operada é um cuidado que pode fazer toda a diferença logo após a retirada dos sisos. Falar muito, dar gargalhadas e até mesmo utilizar um canudo para ingerir bebidas são movimentos que podem gerar atritos, dores e até sangramentos no local. Por isso, mantenha em mente que o objetivo é repousar, evitar impactos e proteger ao máximo a região afetada.