Creme dental para sensibilidade nos dentes: todos podem usar?
Creme dental para sensibilidade possui propriedades que ajudam a aliviar a dor nos dentes. Saiba quando esse produto é indicado e seus benefícios para a saúde bucal
Creme dental para sensibilidade possui propriedades que ajudam a aliviar a dor nos dentes. Saiba quando esse produto é indicado e seus benefícios para a saúde bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

Creme dental para dentes sensíveis: todos podem usar?

Cremes dentais para dentes sensíveis funcionam em todos os casos? Lei o artigo para saber

17/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O creme dental para dentes sensíveis é um produto indicado para o alívio da hipersensibilidade dentinária. Diferente das pastas de higiene bucal comuns, sua fórmula contém substâncias que agem diretamente nas terminações nervosas, aliviando a dor e a agonia causada por alimentos e bebidas quentes, geladas e ácidas. Por isso, esse tipo de creme dental costuma ser a primeira opção de tratamento para quem lida com a sensibilidade, já que são facilmente encontrados em farmácias e não precisam de receita. Mas será que o produto é adequado para qualquer pessoa com dentes sensíveis? Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, conversamos com o cirurgião dentista Edson Rodrigues de Paula Neto. 

Creme dental para sensibilidade: produto pode ser utilizado por qualquer pessoa

Segundo o dentista, o creme dental para dentes sensíveis pode ser utilizado por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não apresentam sensibilidade dentinária. “No caso de quem tem sensibilidade, o creme vai resultar na melhora. Quem não tem, ele vai agir como um dentifrício convencional”, comenta. O profissional explica que, de modo geral, a pasta de dente para sensibilidade tem como foco aliviar os sintomas do problema. Portanto, independente do tipo e da causa, o produto é um grande aliado na redução da dor e na recuperação dos dentes. “O tratamento da sensibilidade dentária tem uma melhora expressiva com o uso dos cremes dentais. Porém, é sempre válido complementar com um tratamento feito em consultório”. 

Para quem tem dúvidas sobre o que fazer quando está com sensibilidade nos dentes, o dentista orienta sempre buscar ajuda profissional. Embora os cremes dentais dessensibilizantes sejam muito benéficos, o tratamento da sensibilidade dentinária está diretamente ligada à sua causa. “Eu sempre indico o creme como um fator coadjuvante, que ajuda bastante pacientes com sensibilidade leve”. 

Como funciona o creme dental para dentes sensíveis?

Muitas pessoas têm dúvidas em como o creme dental para sensibilidade age nos dentes. O Dr. Edson explica que a função dessas pastas é proteger a dentina, evitando que os alimentos e bebidas doces, ácidos ou em temperaturas frias e quentes causem irritação nos nervos. “Cada produto tem a sua composição, mas de uma maneira geral, eles vão agir obliterando possíveis túbulos dentinários que ficaram expostos”. Os túbulos dentinários citados pelo dentista são canais que transmitem as sensações do exterior para a região interna dos dentes. Quando o esmalte dentário está desgastado, a dentina fica mais exposta e, consequentemente, esses túbulos transmitem os estímulos ácidos, quentes e frios para os nervos do dente. 

De acordo com o dentista, a exposição dos túbulos dentinários pode acontecer por diversos fatores. Entre eles, os principais são exposição de raiz e erosão ácida. “O papel do creme é criar uma barreira protetora que veda esses túbulos, fazendo com que essa sensibilidade seja amenizada”, afirma o profissional. 

Alta sensibilidade dentária exige tratamento mais complexo 

O creme dental para dentes sensíveis não é a única forma de tratamento da hipersensibilidade dentinária. Aliás, o Dr. Edson destaca a importância de se consultar com um dentista ao sentir qualquer incômodo após a ingestão de alimentos e bebidas geladas, quentes, doces e ácidas. Dependendo da causa e da intensidade do problema, o quadro pode ser tratado em casa ou no consultório odontológico. “Normalmente, os dentistas indicam para os pacientes que têm muita sensibilidade a aplicação de produtos no consultório. Existem alguns produtos próprios, como dessensibilizantes de uso profissional”. 

O dentista também cita a laserterapia como outro método de tratamento para dentes sensíveis. Entretanto, cada abordagem precisa de uma avaliação odontológica individualizada. “Muitas vezes a gente recomenda o uso em casa do creme e do enxaguante para sensibilidade”, finaliza.

Participou desse artigo o especialista:

Dr. Edson Rodrigues de Paula Neto, cirurgião dentista, diretor da Clínica All Smiles. Especialista em próteses e implantodontia, membro da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). Mestre em Estomatologia e Diagnóstico Bucal pela Universidade Paulista (UNIP).

Redação: Joanna Dark

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias