Como raspar o tártaro no dente em casa?
O acúmulo de tártaro pode causar diferentes problemas como recessão gengival, cáries, e até mesmo perda do dente. Leia mais para saber se problema pode ser resolvido em casa.
Compartilhar em suas redes
O tártaro no dente é formado através de um processo de calcificação da placa bacteriana acumulada na superfície dos dentes. O dente com tártaro tem uma camada solidificada e áspera de tom amarelado ou esbranquiçado que é facilmente identificada. Por isso, muitas pessoas tentam remover o tártaro no dente em casa - o que, além de ineficiente, pode ser até perigoso.
Conversamos com a dentista e especialista em implantodontia e cirurgia oral Priscila Almeida sobre os riscos de tentar se livrar do tártaro em casa e as recomendações para ter um sorriso mais saudável. Confira!
Estou com tártaro no dente, e agora?
Ao olhar no espelho, você já consegue detectar se o tártaro está afetando a sua saúde bucal. Porém, a fácil identificação não é uma boa notícia. A formação do tártaro no dente significa que a placa bacteriana não foi devidamente combatida e chegou ao ponto de acúmulo. Por isso, é muito comum que o tártaro comece a se formar em regiões que recebem menos atenção durante uma escovação incorreta, como na parte de trás dos dentes e também entre eles.
Como remover tártaro: é possível resolver o problema em casa?
Ao detectar a presença de tártaro no dente, procure um dentista, pois não é possível raspar tártaro em casa. Além do esforço ser em vão, você ainda pode machucar a gengiva e danificar os dentes durante a tentativa. A especialista Priscila Almeida cita os riscos de tentar remover tártaro em casa: “Pode causar danos no esmalte, ter alguma inflamação e/ou infecção, e até mesmo levar a perda do dente”.
Também é importante ressaltar que não existem receitas caseiras ou produtos milagrosos. A única maneira de remover o tártaro é no dentista. No consultório do dentista, será feita uma limpeza completa e raspagem para remoção correta do tártaro. “A placa de tártaro é dura e requer técnicas e instrumentos específicos para evitar, por exemplo, a trinca ou quebra dos dentes”, alerta Priscila.
Caso a formação do tártaro dental seja recorrente ou abundante, a consulta com um profissional também é muito importante para entender a causa do problema e, com isso, reforçar a prevenção. O dentista também vai avaliar outras complicações da saúde bucal, já que o tártaro pode vir acompanhado de gengivite, mau hálito, periodontite e até ser o causador de problemas cardíacos e pulmonares.
Como evitar tártaro: boa higiene bucal é a prevenção mais eficaz
Para evitar a formação do tártaro dental, é preciso que a prevenção se inicie uma etapa antes, no combate da placa bacteriana. Ambos os problemas que prejudicam a saúde bucal são prevenidos através de uma boa higiene oral, como explica Priscila “É necessário escovar os dentes e usar fio dental após as refeições. Importante fazer consultas periódicas ao dentista para limpeza profissional”.