Bolinha na gengiva: o que pode ser? Como tratar?
A bolinha na gengiva é sempre sinônimo de inflamação no dente ou nos tecidos moles. Saiba as principais causas e formas de tratamentos para o problema!
Compartilhar em suas redes
A presença de bolinha na gengiva é sempre uma preocupação para os pacientes. Embora muitos as associem a tumores, a condição funciona como um sinal de alerta para infecções na região. Por isso, seja uma bolinha branca na gengiva ou vermelha, ela deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes por um profissional qualificado. Para entender um pouco mais sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Ana Elisa que revelou as principais causas da bolinha na gengiva e o que fazer nesses casos. Confira!
Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!
Bolinha na gengiva: as principais causas do problema bucal
A bolinha na gengiva, também chamada de “bolha”, significa a presença de uma fístula, ou seja, a presença de inflamação na gengiva. No entanto, a condição pode ser provocada por diferentes fatores e, por isso, exige um diagnóstico profissional. Um exame clínico detalhado e até mesmo um exame radiográfico podem revelar o agente causador da bolinha na gengiva.
Mas, de maneira geral, existem alguns quadros comuns que provocam a inflamação. “As causas costumam estar relacionadas a um abscesso gengival ou endodôntico e até mesmo a fraturas nos dentes”, explica a dentista. Além destes, doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também podem resultar em uma bolinha na gengiva. Sendo assim, a qualquer sinal do quadro, é importante consultar o seu dentista de confiança.
A bolinha na gengiva pode resultar em outros sintomas para o paciente
Ainda que a bolinha na gengiva não provoque dor ou qualquer outro incômodo, o quadro pode ser acompanhado de outros sintomas. Fique atento aos sinais abaixo para procurar tratamento e parar a inflamação antes de uma possível piora.
Alívio inicial da dor sentida anteriormente;
Formação de pus;
Gosto ruim na boca;
Mau hálito.
O que fazer ao identificar uma bolinha na gengiva?
Se você encontrou uma bolinha na gengiva, não deixe de consultar um dentista. Apenas um profissional qualificado pode determinar o que está ocorrendo com a sua saúde bucal e, muitas das vezes, durante uma simples avaliação clínica, o especialista já é capaz de identificar o que houve e descartar algumas hipóteses. Ainda assim, o exame radiográfico pode ser solicitado para que o diagnóstico não tenha erros.
Depois de descobrir o que causou a bolinha na gengiva, o dentista deve definir o tratamento mais adequado para o seu quadro. “Se a causa for periodontal, o tratamento é feito através de raspagens e medicações. Mas, se a bolinha na gengiva tiver causa endodôntica, o tratamento de canal é necessário”, afirma a Dra. Ana. Por fim, se o agente causador da bolinha na gengiva for um dente quebrado ou trincado, a extração do elemento dental pode ser recomendado pelo profissional.
Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em Laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490
Atualizado em 25/02/2022.