19.07.2021

Bolinha na gengiva: o que pode ser? Como tratar?

A bolinha na gengiva pode ser causada por diversos fatores, como doenças periodontais.
A bolinha na gengiva pode ser causada por diversos fatores, como doenças periodontais.

A presença de bolinha na gengiva é sempre uma preocupação para os pacientes. Embora muitos as associem a tumores, a condição funciona como um sinal de alerta para infecções na região. Por isso, seja uma bolinha branca na gengiva ou vermelha, ela deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes por um profissional qualificado. Para entender um pouco mais sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Ana Elisa que revelou as principais causas da bolinha na gengiva e o que fazer nesses casos. Confira!

Bolinha na gengiva: as principais causas do problema bucal

A bolinha na gengiva, também chamada de “bolha”, significa a presença de uma fístula, ou seja, a presença de inflamação. No entanto, a condição pode ser provocada por diferentes fatores e, por isso, exige um diagnóstico profissional. Um exame clínico detalhado e até mesmo um exame radiográfico podem revelar o agente causador da bolinha na gengiva.

Mas, de maneira geral, existem alguns quadros comuns que provocam a inflamação. “As causas costumam estar relacionadas a um abscesso gengival ou endodôntico e até mesmo a fraturas nos dentes”, explica a dentista. Além destes, doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também podem resultar em uma bolinha na gengiva. Sendo assim, a qualquer sinal do quadro, é importante consultar o seu dentista de confiança.

A bolinha na gengiva pode resultar em outros sintomas para o paciente 

Ainda que a bolinha na gengiva não provoque dor ou qualquer outro incômodo, o quadro pode ser acompanhado de outros sintomas. “Normalmente, quando a inflamação gera a bolinha na gengiva os casos de dor costumam aliviar bastante. No entanto, a presença da inflamação pode provocar formação de pus, gosto ruim na boca e mau hálito”, alerta a profissional. Por isso, ainda que a bolinha na gengiva pareça uma condição inofensiva, é importante ficar atento à presença desses sinais que podem trazer problemas ainda graves. 

O que fazer ao identificar uma bolinha na gengiva?

Se você encontrou uma bolinha na gengiva, não deixe de consultar um dentista. Apenas um profissional qualificado pode determinar o que está ocorrendo com a sua saúde bucal e, muitas das vezes, durante uma simples avaliação clínica, o especialista já é capaz de identificar o que houve e descartar algumas hipóteses. Ainda assim, o exame radiográfico pode ser solicitado para que o diagnóstico não tenha erros.

Depois de descobrir o que causou a bolinha na gengiva, o dentista deve definir o tratamento mais adequado para o seu quadro. “Se a causa for periodontal, o tratamento é feito através de raspagens e medicações. Mas, se a bolinha na gengiva tiver causa endodôntica, o tratamento de canal é necessário”, afirma a Dra. Ana. Por fim, se o agente causador da bolinha na gengiva for um dente quebrado ou trincado, a extração do elemento dental pode ser recomendado pelo profissional. 

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em Laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal