18.03.2021

Bicarbonato de sódio e água oxigenada faz bem para a saúde bucal? Dentista explica a forma segura de usar essas substâncias

Escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada sem acompanhamento profissional pode resultar em diversos bucais. Saiba mais!
Escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada sem acompanhamento profissional pode resultar em diversos bucais. Saiba mais!

Escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada é uma atitude que tem se tornado cada vez mais comum entre os pacientes. Conhecidas pela sua ação clareadora, essas substâncias costumam ser utilizadas por dentistas para diferentes tratamentos nos consultórios. Mas será que usar bicarbonato nos dentes sem acompanhamento profissional é seguro para sua saúde bucal? E a água oxigenada? Para desvendar esses mistérios de uma vez por todas, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Ana Araújo que revelou os riscos de usar água oxigenada e bicarbonato para limpar os dentes.

Afinal, o bicarbonato de sódio e a água oxigenada trazem benefícios para saúde bucal?

O usar bicarbonato nos dentes pode sim ter benefícios para a saúde bucal, assim como o uso da água oxigenada, mas não da maneira que pensamos. “Essas substâncias têm suas qualidades quando utilizadas pelo dentista em procedimentos odontológicos específicos”, ressalta a Dra. Ana. Ao usar o bicarbonato para limpar os dentes, por exemplo, é possível reduzir a alcalinidade e a acidez da cavidade bucal, o que contribui para remoção de resíduos indesejados dos dentes e tratamentos, como o de tártaro.

Por outro lado, a água oxigenada pode ser uma grande aliada para amenizar quadros de gengivite. Nesse caso, a substância age com o objetivo de eliminar as bactérias anaeróbicas por um determinado tempo.

Os riscos de escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada em casa

Esqueça aquela velha história de que bicarbonato branqueia os dentes, assim como a água oxigenada. “O conteúdo abrasivo e corrosivo destas substâncias não clareiam efetivamente os dentes e removem apenas as manchas superficiais, desgastando a superfície dental e deixando o Ph da cavidade oral alterado”, explica a profissional. Sendo assim, ao escovar os dentes com bicarbonato ou água oxigenada sem acompanhamento profissional, o paciente pode estar aumentando os riscos de erosão dentária - que promove o desgaste do esmalte dos dentes e estimula a formação de buracos na região.

O uso de bicarbonato de sódio e água oxigenada exigem acompanhamento profissional

De acordo com a especialista, toda e qualquer substância química deve ser usada com a orientação e acompanhamento do profissional. Isso porque usar bicarbonato nos dentes de maneira inadequada pode trazer consequências irreversíveis para a sua saúde bucal. “A corrosão causada por escovar os dentes com bicarbonato prejudica os elementos dentários permanentemente, desenvolvendo ou aumentando a sensibilidade. Assim como a água oxigenada pode potencializar os efeitos dos indutores co-carcinogênicos do câncer de boca, esôfago, intestino e estômago”, finaliza Ana. Por isso, antes de utilizar essas soluções, é importante consultar o seu dentista de confiança para preservar a sua saúde bucal

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo - Especialista em prótese dental, dentística restauradora e odontologia do trabalho.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal