Você está cuidando adequadamente da sua saúde bucal? Confira o infográfico e saiba o que você precisa melhorar!

21.01.2021

Você está cuidando adequadamente da sua saúde bucal? Confira o infográfico e saiba o que você precisa melhorar!

Todo mundo precisa cuidar da saúde bucal, mas será que você está fazendo isso corretamente? Veja o que pode ser melhorado!
Todo mundo precisa cuidar da saúde bucal, mas será que você está fazendo isso corretamente? Veja o que pode ser melhorado!

A regra é simples: manter a saúde bucal em dia é sinônimo de um sorriso saudável. Para isso, é importante ter em mente que alguns cuidados e hábitos devem ser inseridos na sua rotina de oral care. Uma boa higiene bucal, por exemplo, é o principal deles. Mas será que apenas a escovação é suficiente para garantir a saúde da sua boca? O Sorrisologia reuniu, com ajuda da dentista Rita Ventura, algumas medidas importantes que devem ser adotadas na hora de cuidar do seu sorriso. Veja só!

1# Escovar os dentes, no mínimo, duas ou três vezes ao dia

Não é novidade para ninguém que a limpeza dos dentes é o cuidado mais importante para garantir a sua saúde bucal. Mas você sabe a frequência exata em que a escovação deve ser feita ao longo do dia? De acordo com a dentista Rita Ventura, é importante estar atento aos excessos. “Nada em excesso é bom para saúde, incluindo a escovação. Por isso, o ideal é escovar os dentes de duas a três vezes ao dia - ao acordar, após a refeição principal e antes de dormir”, afirma - mais precisamente após todas as refeições. Nesse caso, o uso de uma escova de dentes com cerdas macias é bem-vinda para facilitar o processo e evitar o surgimento de doenças bucais, como cárie, gengivite, periodontite e mau hálito.

2# Incluir o uso do fio dental na rotina de higiene bucal

Se engana quem pensa que o uso do fio dental não é necessário para a higiene bucal. Na verdade, o acessório é capaz de tornar a limpeza dos dentes mais eficaz e completa. “O fio dental consegue retirar os restos de comida que ficam acumulados entre os dentes e em lugares que a escova não é capaz de alcançar, o que ajuda a manter a boca mais saudável”, explica a Drª Rita Ventura. Por esse motivo, é importante que o paciente utilize o fio dental diariamente após cada refeição e antes de escovar os dentes. “Quem não tem o hábito ou não gosta de usar o acessório, deve fazer esse processo, no mínimo, uma vez ao dia antes de dormir”, aconselha a profissional.

3# Manter um acompanhamento odontológico durante o tratamento ortodôntico

Se você faz parte do time de pessoas que usa aparelho ortodôntico, já deve saber que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados nesse período. Por isso, além da higiene oral e do uso dos acessórios adequados, é preciso manter um acompanhamento profissional adequado. “O ideal é que o paciente não falte às consultas de manutenção, já que isso pode resultar no atraso do tratamento devido a ausência dos ajustes necessários no acessório”, explica.

Durante as consultas, o dentista tende a promover a troca dos arcos ortodônticos, das borrachinhas e de outras peças, caso haja necessidade, além de acompanhar os resultados até o momento, o que contribui para a saúde bucal do paciente e o andamento do procedimento. Por isso, lembre-se: as consultas de manutenção devem fazer parte da rotina do tratamento ortodôntico.

4# Ir ao dentista regularmente

Visitar o dentista é uma tarefa que precisa estar sempre no calendário de quem preza pela saúde bucal. Acontece que, além de garantir hábitos de higiene e alimentares adequados, o momento é ideal para identificar e prevenir doenças bucais, como cáries, gengivite e mau hálito. Por isso, Drª Rita adianta: as visitas ao consultório odontológico devem ser feitas a cada seis meses. “Não espere o problema surgir para ir ao dentista. As consultas de rotina são extremamente importantes para o seu bem-estar e para sua saúde bucal”, afirma.

5# Realizar a troca da escova de dentes a cada três meses de uso

Você se lembra de trocar a escova de dentes ao longo do ano? Se não, é importante ligar o sinal de alerta! Segundo a especialista, usar o acessório por muito tempo faz com que ele perca a sua eficácia. Por isso, a recomendação é que a troca da escova de dentes seja feita a cada três meses de uso. “É durante esse período que as cerdas começam a se desgastar e, assim, comprometer a limpeza dos dentes, tendo em vista que a escova perdeu a sua eficácia e não tem os mesmos resultados para sua saúde bucal”, conta. Sendo assim, não se esqueça de trocar a sua quando necessário para garantir um sorriso ainda mais saudável.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura

Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal