20.07.2022

Bicarbonato de sódio pode ser usado em clareamento dental caseiro?

Uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes pode causar danos ao esmalte e aumento da sensibilidade
Uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes pode causar danos ao esmalte e aumento da sensibilidade

O uso do bicarbonato de sódio se popularizou como uma alternativa de clareamento dental caseiro. O composto químico tem uma ação abrasiva, que limpa a camada mais superficial dos dentes, deixando a impressão de que eles estão mais brancos. A substância, inclusive, está presente na fórmula de muitos produtos de higiene bucal, além de ser utilizado por dentistas em alguns tratamentos realizados no consultório. Apesar disso, os profissionais não recomendam o uso de bicarbonato de sódio para clarear os dentes em receitas caseiras. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a dentista Patrícia Almeida.

Clareamento dental caseiro com bicarbonato de sódio: entenda dos riscos para a saúde bucal

Ao contrário do que muitos pensam, o bicarbonato de sódio não clareia os dentes. Segundo a dentista, a substância age na camada superficial do esmalte dentário, mas não tem efeito clareador. “Na verdade, o bicarbonato faz algo parecido com uma esfoliação no esmalte, causando o desgaste dele”, explica a profissional. Para Patrícia, o uso do composto em receitas caseiras para clarear os dentes é perigoso e pode causar danos sérios para a saúde bucal, como aumento da sensibilidade e até corrosão do esmalte. Por esse motivo, para deixar o sorriso mais branco, o ideal é sempre procurar um dentista e realizar o tratamento com segurança.

De acordo com a dentista, nenhuma receita caseira para clarear os dentes é eficaz e segura. A recomendação é que qualquer tratamento odontológico seja feito somente com supervisão de um profissional. “Os produtos utilizados pelos dentistas são testados e a sua funcionalidade é comprovada, para que assim não coloquemos em risco a saúde dos pacientes”, esclarece. Portanto, nada de seguir dicas da internet ou de amigos sobre como remover manchas nos dentes em casa. Muitas vezes, esses métodos ao invés de  beneficiar, acabam danificando e enfraquecendo o esmalte dentário, causando mais prejuízos à saúde bucal.

Como clarear os dentes em casa de maneira segura?

O clareamento dental com moldeiras é a única técnica caseira que não oferece riscos à saúde bucal. O tratamento é feito com a aplicação de gel clareador em um molde de silicone que imita a arcada dentária do paciente. Ao entrar em contato com os dentes, o produto age nas moléculas pigmentadas e reduz as áreas manchadas e amareladas. Porém, embora seja um procedimento caseiro, o método não dispensa acompanhamento profissional. “O clareamento deve ser indicado pelo dentista. Ele saberá qual é a melhor opção para o seu caso, ou seja, se deve ser realizado em consultório, em casa, a frequência, a quantidade e o produto que será usado, etc. ”, destaca Patrícia. 

Por fim, a dentista ressalta que o clareamento dental caseiro é um tratamento individualizado e personalizado para cada paciente.  “As receitas caseiras, na maioria dos casos, além de não terem efeito, causam uma série de problemas a longo prazo, e alguns deles podem ser irreversíveis”, comenta. Sendo assim, a recomendação é nunca investir em tratamentos por conta própria e sem acompanhamento profissional. 


Tags:

saúde bucal clareamento dental

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal