17.03.2021

Frutas ácidas e saúde bucal: quais causam erosão dentária? Como prevenir o problema?

Frutas ácidas, como limão e laranja, podem contribuir para a erosão dentária. Entenda!
Frutas ácidas, como limão e laranja, podem contribuir para a erosão dentária. Entenda!

Quando pensamos em saúde bucal, é impossível não falar sobre alimentação. Assim como outras partes do nosso corpo, a boca, os dentes e a gengiva também podem sofrer os impactos do consumo excessivo de determinados alimentos. As frutas ácidas, por exemplo, são uma das principais causas da erosão dentária. Mas você sabe porque isso acontece? Ou quais são as frutas ácidas que causam esse quadro? Para esclarecer essas e outras questões, conversamos com o odontologista Vinícius Barçal que revelou a relação entre a ingestão de frutas cítricas e a erosão dentária.

Erosão dentária: o que é?

Antes de mais nada, é preciso entender como a erosão dentária acontece. De acordo com o especialista, o quadro é caracterizado pelo desgaste dos dentes causado pela ingestão excessiva de alimentos e bebidas ácidas ou que se transformem em ácidos. “Dentre eles, podemos citar alimentos industrializados com alto grau de açúcares, refrigerantes, sucos e frutas ácidas”, explica Vinícius. E não para por aí: a erosão dentária também pode ser causada pelo refluxo gástrico através dos ácidos estomacais. Pacientes que possuem refluxo, gastrite, hérnias estomacais e esofagianas e grávidas também podem manifestar o problema”, afirma.

Como as frutas cítricas contribuem para a erosão dentária?

Embora o esmalte dos dentes seja resistente e duro, a alta acidez de alguns alimentos e frutas pode contribuir para o enfraquecimento com o passar do tempo. No entanto, o profissional alerta: não é preciso suspender o consumo de frutas ácidas e, sim, consumi-las com moderação e da maneira correta, já que essa atitude pode aumentar os riscos de erosão dentária. “O hábito de chupar limão em jejum, por exemplo, é prejudicial para os dentes, já que quando acordamos o pH da cavidade oral já está alterado e o consumo das frutas ácidas podem levar a uma queda maior ainda do pH, deixando-os susceptíveis a erosão dentária”, compara o dentista.

Laranja, limão e tangerina são algumas frutas ácidas que causam erosão dentária

Depois de descobrir que frutas ácidas podem causar erosão dentária, você deve estar se perguntando quais delas oferecem mais riscos, certo? Nesse caso, a resposta pode estar no nível de pH desses alimentos. Quanto menor o Ph, maior será o nível de acidez e, consequentemente, de chances de desenvolver a erosão dentária. Abaixo, reunimos as frutas ácidas que oferecem mais riscos à sua saúde bucal:

- Abacaxi
- Ameixa
- Limão
- Laranja
- Maçã
- Manga
- Tangerina
- Pêssego
- Romã
- Uva

A prevenção é o melhor remédio para erosão dentária

Para evitar a erosão dentária, o primeiro passo é diminuir o consumo de frutas e outros alimentos ácidos ou tratar outros fatores que possam contribuir para o quadro, como o refluxo. Outro cuidado que pode ajudar a prevenir a erosão nos dentes é manter uma rotina de higiene bucal com produtos de pH mais elevados.

Além disso, é importante estimular a produção de saliva através de hábitos simples, como aumentar a ingestão de líquidos e mascar chicletes sem açúcar. “A saliva é uma solução tampão que neutraliza os ácidos presentes na cavidade bucal, o que pode contribuir para prevenção da erosão dentária”, afirma.


Este artigo tem a contribuição do especialista:

Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal