A cárie oculta também causa dor? Como descobrir o problema?
Começar a sentir uma dor nos dentes faz com que logo os pacientes concluam que estão com cárie. A doença bucal é uma das mais comuns, existem diferentes tipos dela. Por isso, o incômodo ao consumir doces ou mastigar não é o único sintoma. A cárie o
Compartilhar em suas redes
Começar a sentir uma dor nos dentes faz com que logo os pacientes concluam que estão com cárie. A doença bucal é uma das mais comuns e pode acometer pacientes de diferentes idades. Contudo, é possível que um belo dia você vá ao consultório do dentista para uma consulta de rotina e descobre que está com cáries. Você estranha a situação, já que nunca sequer sentiu alguma dor. Como isso é possível? Acontece que esse é um caso de cárie oculta, que consegue se manter escondida na sua cavidade bucal, o que dificuldade a percepção de sua presença e tratamento precoce. O Sorrisologia conversou com a dentista Katyuscia Lurentt para entender mais sobre cárie oculta.
A cárie oculta não é detectada a olho nu
As lesões de cárie são comumente relacionadas aos pontinhos pretos nos dentes. No entanto, não é isso que acontece quando ela é oculta, já que não é possível detectá-la a olho nu. Além disso, o problema não apresenta dor como um de seus sintomas. Assim como explica a profissional, as lesões de cárie oculta ultrapassam o esmalte dental e afetam a dentina, fazendo com que as bactérias instaladas se espalhem rapidamente. Essa característica faz com que, na maioria das vezes, o quadro seja descoberto já em um estágio mais avançado, o que pode ser extremamente perigoso. “O esmalte dental está aparentemente saudável, mas na verdade está desmineralizado por dentro”, explica ela.
Saiba como descobrir a cárie oculta
O aparecimento da cárie oculta pode ser influenciado por alguns fatores, como a ingestão de alimentos muito açucarados, defeitos estruturais no dente e o uso de fluoretos que fortalecem somente o esmalte dentário, não a dentina. De acordo com Katyuscia, o quadro é descoberto através de exames radiográficos e avaliação do dentista. “São feitos exames de radiografia interproximal ou uso de câmeras e aparelhos intraorais para um diagnóstico de imagem”, esclarece a odontologista. Assim, a cárie oculta é diagnosticada e é possível saber sua localização exata. Viu como é importante manter as visitas regulares ao consultório?
Fique atento aos cuidados e tratamento da cárie oculta
Para solucionar os quadros de cárie oculta o tratamento indicado é o mesmo que para as cáries normais. Ou seja, com a ajuda da restauração dentária, um simples procedimento, é possível recuperar as funções e formas do dente cariado. “Para os casos mais avançados o indicado é o tratamento de canal ou a extração do dente”, recomenda a dentista.
E a melhor indicação para ficar longe das cáries é através da prevenção. As dicas são mudar seus hábitos alimentares, evitando o açúcar refinado; fazer uma higiene bucal correta e diária, com uso de flúor sob recomendação específica pelo odontologista. Por fim, esteja sempre em dia com as visitas regulares ao consultório para acompanhar sua saúde bucal e, no caso de problemas, ter um diagnóstico precoce, o que evita maiores complicações.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Katyuscia Lurentt - Especializada em malformações da face e cirurgia ortognática e pós-graduada em cirurgia bucomaxilar
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31787