
Sensibilidade nos dentes durante a gravidez: como tratar?
Muitas grávidas sofrem com sensibilidade nos dentes. O incômodo costuma ser causado pelas alterações hormonais da fase e, às vezes, se estende até depois do parto.
Compartilhar em suas redes
Muitas grávidas sofrem com sensibilidade nos dentes durante a gravidez. O incômodo costuma ser causado pelas alterações hormonais da fase e, às vezes, se estende até depois do parto. Por isso, mesmo que a gestante esteja com a saúde bucal em dia, ela não está livre de sofrer com dores nos dentes ao ingerir alimentos ou bebidas geladas. Além disso, a gestação também deixa as pessoas mais vulneráveis à doenças na gengiva, condições que também podem provocar a exposição da dentina e, consequentemente, levar a hipersensibilidade dentinária. Conversamos com a dentista Sonia Groisman para saber como tratar a sensibilidade dentária na gravidez.
Ação dos hormônios e gengivite são principais causas de sensibilidade nos dentes na gravidez
A sensibilidade nos dentes na gravidez é causada pelas mudanças hormonais que ocorrem no organismo da grávida. Alguns hormônios da gestação são responsáveis pelo aumento do fluxo sanguíneo no corpo. Como a região da boca é bastante vascularizada, é normal que ela fique mais sensibilizada. Sendo assim, a dentista Sonia Groisman afirma que o atendimento odontológico também deve fazer parte da rotina de pré-natal. “Por meio da anamnese e avaliação clínica, o dentista pode identificar o fator causal da hipersensibilidade. Por isso a consulta da gestante ao cirurgião-dentista é muito importante”, comenta.
Junto com as alterações hormonais da gravidez, as gestantes também podem ter hipersensibilidade dentinária relacionada à gengivite. O aumento da progesterona deixa os tecidos da gengiva mais inchados e sensíveis. Por isso, as grávidas têm mais propensão a sangramentos gengivais, principalmente durante a escovação. O quadro ainda enfraquece o esmalte do dente e deixa a dentina (camada interna que envolve o nervo) mais exposta. A situação é conhecida como gengivite gravídica e, se não tratada a tempo, pode deixar parte da raiz do dente exposta, desencadeando mais sensibilidade e dor.
Sensibilidade nos dentes: como aliviar os sintomas
A dentista explica que somente com a visita ao dentista é possível definir o melhor tratamento para a sensibilidade nos dentes. “Pode ser desde a orientação correta da escovação em termos de posicionamento das cerdas da escova e da força utilizada; orientação para evitar alimentos que causem erosão dentária ou para a utilização da pasta de dente mais adequada”, destaca.
Para alívio dos sintomas, a profissional indica evitar alimentos que causam o desgaste no esmalte dentário. Dentre eles, podemos citar comidas e bebidas ácidas, como refrigerantes, vinho, frutas cítricas e açúcar. “A gama de tratamentos para a hipersensibilidade dentinária não muda durante a gestação. O que muda é o tempo da gestante na cadeira do dentista, que deve estar atento às suas peculiaridades”.
Pré-natal odontológico: entenda a sua importância durante a gestação
A dentista Sonia Groisman confirma que a hipersensibilidade dentária pode se estender para depois do parto. Sendo assim, incluir consultas ao dentista na rotina de pré-natal é fundamental. “É necessário um acompanhamento profissional do Cirurgião Dentista, que pode através das diferentes técnicas aplicar a que mais se aplica ao momento que a mulher está passando, seja antes, durante ou após a gestação”.
Participou dessa matéria:
Dra. Sônia Groisman
CRO: 12848
Titular da Disciplina de Prevenção e Saúde Coletiva da UFRJ. Especialista em saúde oral da gestante.
Redação: Joanna Dark