Gengiva sangrando na gravidez é normal?
Sangramento na gengiva costumam ser corriqueiros na gestação e devem ser investigados. Saiba como se prevenir.
Sangramento na gengiva costumam ser corriqueiros na gestação e devem ser investigados. Saiba como se prevenir.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Gengiva sangrando na gravidez é normal?

Ter a gengiva sangrando na gravidez é uma situação comum mas que tende a deixar as grávidas bastante preocupadas. Saiba mais.

22/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ter a gengiva sangrando na gravidez é uma situação comum mas que tende a deixar as grávidas bastante preocupadas. A condição ocorre devido às alterações hormonais que acontecem durante a gestação, tornando a região mais suscetível a infecções e inflamações. Por isso, mesmo que a gestante mantenha uma boa higiene bucal e faça consultas regulares ao dentista, ela pode lidar com quadros de gengivite e sangramento na área. O Sorrisologia conversou com a dentista Renata Horn sobre as causas de sangramento na gengiva durante a gravidez e quais os cuidados indispensáveis com a saúde bucal das grávidas

Gengivite na gravidez tem relação com mudança nos níveis hormonais

A gestação provoca uma série de oscilações hormonais no organismo da grávida. Uma delas é o aumento da progesterona, um hormônio que aumenta o fluxo de sangue nos tecidos da gengiva, deixando os vasos sanguíneos da região mais inchados e sensíveis.  “A vasodilatação característica neste período gera uma propensão ao sangramento gengival durante a escovação”, explica a Dra. Renata. Sendo assim, não é raro as gestantes apresentarem gengivas vermelhas e inchadas, além de perda de sangue ao mastigar ou escovar os dentes. 

Segundo a especialista, outra causa comum de gengiva sangrando na gravidez tem ligação com o sistema imunológico. Grávidas possuem uma maior predisposição a infecções e inflamações, inclusive na cavidade oral. “Essas alterações promovem uma queda no pH salivar, o que interfere diretamente na capacidade tampão da saliva”, explica a dentista. Como efeito, os dentes ficam mais vulneráveis a cáries e alterações gengivais, entre elas o desenvolvimento de gengivite gravídica. 

Sangramento na gengiva durante gravidez pode ser causado pelo acúmulo de placa bacteriana 

Embora o sangramento gengival na gravidez tenha relação com as oscilações hormonais características da fase, as gestantes precisam reforçar os cuidados com a saúde bucal. Em muitos casos, a gengivite gravídica também pode estar associada a higiene ineficiente e acúmulo de placa bacteriana. Quando não escovamos os dentes corretamente e não utilizamos fio dental, os resíduos de alimentos favorecem a proliferação de bactérias na dentina, dando origem a cáries e outras doenças periodontais. Portanto, grávidas com gengiva sangrando devem procurar um dentista para investigar a causa do incômodo. “O tratamento deve ser feito ainda durante a gravidez, por um profissional capacitado para instruir a grávida e realizar a terapia básica periodontal”, orienta a dentista.

Tratamento para gengivite na gravidez começa pela prevenção 

Tratar a gengivite gravídica é importante para evitar que o problema evolua para uma  periodontite. A infecção acomete o tecido, ossos e ligamentos que sustentam os dentes e pode levar a perda dentária. Por esse motivo, as grávidas devem manter um acompanhamento odontológico ao longo dos meses de espera. Mesmo que o sangramento ocorra pela ação dos hormônios, os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis no pré-natal.

A principal orientação para evitar gengiva sangrando na gravidez é não abrir mão da higiene bucal diária e do uso de fio dental. A prática reduz a placa bacteriana e outras possíveis infecções orais que deixam as gengivas mais sensíveis. Utilizar escovas com cerdas macias e não fazer uso da força ao escovar os dentes também é um cuidado fundamental. 

Este artigo contou com a participação de:
Renata Horn - Mestre em implantodontia e especialista em periodontia e ortodontia. Idealizadora da técnica cirúrgica de transformação do sorriso gengival e controle de recidiva. 
CRO-RJ: 30422

Redação: Joanna Dark 
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias