24.03.2021

Sensibilidade nos dentes: como aliviar? Opções de tratamentos caseiro e no consultório dentário

Dor ao consumir alimentos ou bebidas geladas e quentes pode indicar sensibilidade nos dentes. Saiba como o tratar o quadro com ajuda de um especialista!
Dor ao consumir alimentos ou bebidas geladas e quentes pode indicar sensibilidade nos dentes. Saiba como o tratar o quadro com ajuda de um especialista!

Lidar com a sensibilidade nos dentes é algo mais comum do que se imagina. Embora seja facilmente associado a uma alimentação ácida, o quadro pode ser causado por outros fatores, como má higiene bucal e escovação excessiva. A boa notícia é que existem alguns tratamentos que podem ajudar a amenizar a sensibilidade no dente, inclusive alguns que podem ser feitos sem sair de casa. Quer saber quais são? A gente te conta! Confira abaixo as principais opções de tratamento para sensibilidade nos dentes de acordo com o dentista Nelson Alfarano.

Entenda o que é a sensibilidade nos dentes

Sabe aquela sensação de dor aguda ao consumir algum alimento ou bebida gelada ou quente? Pode ser um sinal de sensibilidade no dente! De acordo com o dentista, o problema costuma surgir em pacientes adultos e é motivado por um quadro bem simples: “o desgaste do esmalte dentário ou retrações gengivais tornam a dentina exposta e, por ser uma região altamente porosa, ocorre o desconforto resultado da sensibilidade nos dentes”. O incômodo também pode surgir durante o ingerir alimentos doces e açucarados, como o chocolate, ou ao entrar em contato com a acidez, como um suco de laranja ou limão.

As causas da sensibilidade nos dentes vão além da alimentação

Antes de iniciar o tratamento para sensibilidade no dente, é importante identificar a possível causa para a doença. Nesse caso, o especialista adianta: existem diversas causas para a sensibilidade nos dentes. “Entre as mais comuns, podemos citar a escovação inadequada e a falta de uma boa higiene bucal que provocam o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a desmineralização do esmalte do dente, tornando-o sensível”, revela.

Por outro lado, a escovação quando realizada com força excessiva ou exagerada é um dos motivos por trás da sensibilidade no dente, já que o hábito também provoca o desgaste do esmalte por abrasão. Além disso, existem outros problemas bucais, como bruxismo e gengivite, que também são responsáveis pelo surgimento da sensibilidade nos dentes. No caso da gengivite, o quadro surge devido à retração gengival que expõe o colo dos dentes à uma alimentação ácida, levando a erosão dentária.

Sensibilidade nos dentes: como aliviar?

Ao notar os principais sinais de sensibilidade nos dentes, é comum que a primeira reação seja buscar formas de aliviar o quadro. Diferente de outros problemas bucais, a sensibilidade no dente pode ser tratada em consultórios e em casa sob orientação profissional. “O paciente pode realizar o tratamento caseiro através do uso de enxaguantes bucais com flúor e a técnica correta de escovação dos dentes para evitar a abrasão dentária e a retração gengival. O uso de escovas com cerdas macias e creme dental específico aliado à uma alimentação saudável também pode reduzir a sensibilidade nos dentes”, afirma Nelson.

Já no consultório, o tratamento é feito com aplicação de flúor tópico. “Além disso, a aplicação de verniz com flúor nas áreas sensíveis também pode ser indicada e, se necessário, a restauração das áreas que perderam o esmalte dentário”, finaliza o especialista.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Nelson Alfarano - Especialista em implantologia, reconstrução maxilar, cirurgia plástica periodontal e odontologia estética
CRO-RJ: 18163


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal