30.03.2021

Restauração dentária em bloco ou coroa? Dentista recomenda qual é a melhor

Descubra quais são as melhores opções de restauração dentária e os cuidados necessários após o procedimento
Descubra quais são as melhores opções de restauração dentária e os cuidados necessários após o procedimento

Dentes cariados ou fraturados podem ser recuperados através de uma restauração dentária. Esse procedimento muitas vezes evita que o paciente necessite fazer uma extração e possibilita que o dente natural seja reparado. As diversas possibilidades de material e métodos para realizar a restauração podem deixar o paciente em dúvida em qual tipo escolher. Por isso, o time de Sorrisorologia conversou com a especialista em ortodontia Rita Ventura para esclarecer o assunto.

O que é e quais os tipos de restauração de dente?

A restauração profunda de dente é utilizada para recuperar partes do elemento dental. Além dos fins funcionais, o procedimento também pode ser adotado para fins estéticos. “A restauração dentária é o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie ou por algum tipo de trauma ou fratura. O tratamento visa restabelecer as funções mastigatórias do dente e também devolver a estética perdida por causa de algum problema”, explica Rita.

O que pode causar mais dúvidas nos pacientes é que existem diversos tipos de restauração de dente, a profissional destacou alguns deles: “As restaurações podem ser de resina composta ou porcelana — que são materiais que se assemelham à cor dos dentes —, de amálgama — uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco — ou de ouro.”

Além da escolha entre a restauração de dente com resina ou outro material, muitas vezes o paciente precisa optar entre bloco e coroa. Apesar de ter a mesma finalidade, as duas opções apresentam preços e indicações diferentes. Os blocos são adequados em casos onde o elemento dental foi parcialmente danificado, já as coroas são mais indicadas para casos mais graves, onde o comprometimento da estrutura dentária é maior. O ideal é conversar com um especialista em restauração de dente para saber qual dos dois é mais indicado para seu caso.

Restauração de dente: dói depois do procedimento?

Muita gente pergunta se a restauração de dente dói ou se é normal o dente doer depois de uma restauração. Na verdade, a sensibilidade nos dentes após restauração é normal, principalmente ao mastigar ou ter contato com algum alimento muito frio ou quente. Por isso, é necessário tomar cuidado com a alimentação após o procedimento e fazer a higiene bucal corretamente. “Dependendo do tipo do material aplicado e de qual dente foi tratado, pode ser necessário permanecer de jejum ou evitar alguns alimentos por algumas horas”, aconselha a dentista.

É indicado tomar remédio para dor de dente após restauração?

O incômodo com a sensibilidade pode levar o paciente a procurar um remédio para diminuir a dor. Entretanto, é importante que antes de se automedicar o paciente se consulte com o dentista de confiança para que a causa da dor seja avaliada. Em alguns casos, pode ser necessário que a restauração seja substituída. Por isso, nunca deixe de falar com o profissional nessa situação.


Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - Cirurgiã dentista, ortodontista e especialista em harmonização facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal