09.03.2021

Remédio caseiro para dor de dente: o que funciona e o que não dá certo?

A dor de dente intensa é uma das maiores reclamações entre os pacientes. Saiba o que fazer para passar dor de dente, incluindo bochecos com água e outras soluções.
A dor de dente intensa é uma das maiores reclamações entre os pacientes. Saiba o que fazer para passar dor de dente, incluindo bochecos com água e outras soluções.

Você sabe o que é bom para dor de dente? Causado por diversos fatores, como cáries, bruxismo, sensibilidade e pulpite, o quadro é sempre um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde bucal e, por isso, merece atenção redobrada. Na busca por maneiras de como curar dor de dente, é comum que os pacientes encontrem uma série de remédios caseiros que prometem aliviar o incômodo. Mas será que todos eles funcionam? Para esclarecer essa dúvida, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Malavasi que revelou o que fazer para passar dor de dente sem sair de casa. Veja só!

Dor de dente intensa: saiba as principais causas do quadro

Antes de descobrir o que é bom para passar dor de dente, é importante entender os fatores que resultam nesse incômodo. Embora a cárie seja um dos motivos mais recorrentes para o surgimento de uma dor de dente intensa, existem outras complicações bucais que podem contribuir para o quadro. “Problemas na ATM, erupção de dente siso, quebra de restauração, recessões gengivais e traumas são algumas das razões para muita dor de dente”, revela a Dra. Caroline. Por isso, é necessário que o paciente realize uma boa rotina de higiene bucal e mantenha visitas regulares ao dentista para preservar a saúde dos dentes e gengivas em dia.

O que alivia dor de dente?

Lidar com uma dor de dente intensa está longe de ser uma situação agradável. Por isso, é comum que a primeira reação seja sempre buscar formas de como fazer dor de dente passar. Para casos em que não é possível ir imediatamente ao consultório odontológico, Caroline adianta: é possível optar por remédios caseiros capazes de aliviar o incômodo, mas eles não devem ser usados como tratamento para dor de dente. Ou seja: eles servem apenas como uma medida paliativa. Dentre as opções de como fazer dor de dente passar, podemos citar:

- Compressa com gelo: você pode até duvidar, mas o gelo é bom para dor de dente. Isso porque a temperatura fria ajuda a reduzir a inflamação, gerando a sensação de alívio. Quando a dor vier acompanhada de inchaço localizado, o ideal é segurar uma compressa fria sobre a região da bochecha três vezes ao dia por cerca de 15 minutos.

- Enxágue com água morna e salgada: a água morna ajuda a aliviar a dor enquanto o sal reduz o inchaço no tecido gengival, formando a combinação perfeita para aliviar a dor de dente intensa. Para isso, basta misturar duas colheres de sal em copo de água morna, fazer um bochecho e depois cuspir. Mas lembre-se: os efeitos são apenas temporários.

- Uso de cravo-da-índia: o cravo é bom para dor de dente devido a presença de uma substância com propriedades analgésicas, chamada de eugenol, que ajuda no combate de infecções e de inflamações, sendo utilizada também em produtos odontológicos para obturações. Nesse caso, existem diferentes formas de se usar o cravo para aliviar a dor intensa. Você pode mastigá-lo ou utilizá-lo em um chá para fazer bochechos. Além disso, também é possível aplicar uma gota de óleo essencial de cravo misturado a uma gota de outro óleo vegetal. Basta colocar a mistura em um pedacinho de algodão e colocar sobre o local de desconforto por dois minutos.

Água oxigenada e outros remédios caseiros não amenizam a dor de dente intensa

Ainda que exista uma série de soluções caseiras para dor de dente intensa, Caroline alerta: existem alguns que podem trazer mais prejuízos do que se pensa. A água oxigenada, por exemplo, é a principal dentre elas. “Independentemente da concentração, esse produto não deve ser utilizado em casa, já que pode causar graves queimaduras na mucosa e na gengiva”, afirma a dentista.

Outra substância indicada como solução para muita dor de dente que não deve ser utilizada é o bicarbonato de sódio. Assim como a água oxigenada, o bicarbonato quando usado de maneira incorreta pode causar danos não só a mucosa, como aos dentes.

Os cuidados necessários para prevenir dor de dente

Embora seja provocada por diversos fatores, a dor de dente pode ser evitada com alguns cuidados simples e fáceis, como a higiene bucal. “Escovar os dentes, pelo menos duas vezes por dia, e usar fio dental diariamente, principalmente antes de dormir, é fundamental”, afirma a especialista. Além disso, é importante incluir as visitas ao dentista na sua lista de compromissos regulares para avaliar sua saúde bucal e identificar precocemente qualquer problema. “Detectando uma lesão de cárie em seu estágio inicial, por exemplo, é possível tratá-la antes que cause uma dor de dente intensa e que resulte em maior perda de estrutura dental”, finaliza a dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal